[background=rgb(24, 24, 24)]Essa entrevista foi enviada pelo Substituto e está sendo postada agora como parte das comemorações de aniversário do CraftLandia.[/background] Pergunta: Conheci pessoas de várias idades no CraftLandia, Minecraft é um jogo que tem limites de faixa etária? (comente) [background=rgb(24, 24, 24)][member=admin]: Não tem, a própria staff é prova viva disso, onde temos os trintões e até quarentões (Né ic3?) [/background] P: Já jogou minecraft por diversão, ou sempre de forma técnica? [background=rgb(24, 24, 24)][member=admin][/background][background=rgb(24, 24, 24)]: Nunca joguei Minecraft por diversão, primeiro porque o meu papel na comunidade é outro e misturar isso com vida de player poderia levantar questionamentos acerca da isenção e imparcialidade no trato com os diversos assuntos que lidamos constantemente. Além do que, não teria nem tempo pra isso. Pra ser honesto mesmo eu não tenho o menor talento pra ser construtor e acho que seria pato no PvP, então é melhor só administrar mesmo [/background] P: Você já desenvolveu algum plugin para o jogo? (Se sim, cite alguns) [member=admin][background=rgb(24, 24, 24)]: Plugin diretamente não pois não sou programador Java, porém, diversos sistemas utilizando linguagens de programação como 'perl' e 'shell script' são de minha autoria, como por exemplo todo o sistema de ativação/expiração dos VIPs. Todos os nossos sistemas de segurança também foram desenvolvidos por mim, como por exemplo o limitador de conexões no servidor por IP e também o sistema que detecta tentativas de derrubar nossos servidores e blinda automaticamente a rede.[/background] [background=rgb(24, 24, 24)]Esse sistema que blinda a rede foi inclusive solicitado pelo nosso datacenter e está sendo hoje em dia utilizado para proteger todos os clientes que eles possuem. É claro que tivemos um desconto na mensalidade por conta disso né? [/background] P: Sabemos que o Anti-Hack CrafLandia é um grande sucesso, quanto tempo demorou o seu desenvolvimento? (comente) [member=admin][background=rgb(24, 24, 24)]: Não foi um sucesso absoluto devido ao fato do Minecraft (o cliente) ser inerentemente vulnerável a decompilação e modificação externa. Isso é, do mesmo modo que nós editamos o cliente para torná-lo protegido contra a instalação de MOD hacks, o mesmo processo pode ser feito reversamente pelo jogador mal intencionado e por fim acabar por burlar completamente a solução. Tentamos obfuscar de diversas formas o cliente para tentar combater isso, porém isso nos trouxe novos problemas como por exemplo o jogo sem SOM e crashando, além de não rodar em alguns sistemas operacionais. Portanto diante de tudo isso optamos por abandonar o projeto. Porém foi uma experiência muito interessante e, é claro, copiada por diversos outros servidores. Infelizmente no momento atual não dá pra ter algo 100% seguro e funcional, mas, quando e se algum dia isso for possível, voltaremos com o antihack sem sombra de dúvidas.[/background] P: Qual é a maior prioridade do CraftLandia hoje? (Qual é a maior prioridade do CraftLandia hoje? (Ex: correção de BUGs, diminuir o LAG, melhorar o gameplay) [member=admin][background=rgb(24, 24, 24)]: Temos é claro a constante necessidade de resolver BUGs e, é claro, a nossa obsessão por tentar melhorar a performance. Pouca gente sabe mas nosso 'Linux' tem tantas modificações que poderíamos até mesmo chamá-lo de CraftLandia Linux [/background] [background=rgb(24, 24, 24)]. O nosso kernel e todo compilado na mão e de forma monolítica, fazendo uso extremo de flags de otimização do compilador (gcc) para a nossa plataforma (i7). Alterações no modo de operação do kernel, customização do PREEMPT e até mesmo configurações extremas no sistema de arquivos que abriga nossos servidores são feitas, como por exemplo manipulação de writeback entre outras coisas exóticas.[/background] [background=rgb(24, 24, 24)]Devo estar falando grego pra muita gente [/background] [background=rgb(24, 24, 24)], mas é apenas pra ilustrar que nossa constante e eu diria principal prioridade é performance.[/background] P: Alguns players atribuem a culpa do LAG à infra-estrutura dos servidores. Poderia nos comentar um pouco sobre essa estrutura?(Ex: 3 servidores no mesmo host para economizar) [member=admin][background=rgb(24, 24, 24)]: A nossa maior causa de LAG atualmente é primeiro a ineficiência do próprio Minecraft e em segundo lugar a velocidade dos nossos links com a Internet. O problema dos links será resolvido muito em breve, pois conforme já foi oficialmente anunciado no fórum estamos fazendo um investimento junto ao datacenter para a duplicação do mesmo. Sobre ter mais de um servidor no mesmo hardware é um comentário até mesmo compreensível vindo do ponto de vista de um leigo, que de fato não entende como funciona o Minecraft e a técnologia de multi-threading presente nos servidores (hardware) modernos de hoje em dia.[/background] P: Qual a sua opinião em relação ao Master Reset do servidor Premium, ou qualquer outro? (comente prós e contras). [member=admin][background=rgb(24, 24, 24)]: Nosso compromisso é com os jogadores que jogam lá, por mais que sejam poucos. Isso não nos importa. Se eles, os jogadores que JOGAM atualmente no PREMIUM quiserem um MR, nós faremos o MR. Simples assim. Porém o grande problema é a dificuldade que estamos tendo para ouvir somente esses jogadores, pois sempre que colocamos uma enquete no fórum vem player que nem joga ou, pior, nem pretende jogar no PREMIUM votando a favor do MR, e, é claro que esse não é o parâmetro que estamos buscando para tomar essa decisão, portanto no momento não há nenhum plano ou previsão para MR no servidor PREMIUM. Ele vem inclusive recebendo um aumento no número de jogadores online [/background] P: Qual é o seu primeiro pensamento quando a Mojang anuncia uma nova atualização para o Minecraft? [member=admin][background=rgb(24, 24, 24)]: É ir correndo postar no fórum pra não atualizarem [/background] [background=rgb(24, 24, 24)] - Mas, sempre vem aquele pensamento "Será que melhorou performance?" porém a história infelizmente nos mostra que na maioria das vez a performance degrada em versões mais novas. [/background] P: CraftLandia hoje é sinônimo de Minecraft no Brasil e no mundo, o que tem a dizer a respeito? [member=admin][background=rgb(24, 24, 24)]: Não foi e não é fácil ostentar essa "alcunha". Tentam nos derrubar quase que diariamente, além das constantes campanhas d e desinformação que são iniciadas por pessoas que invejam o nosso sucesso e o patamar que alcançamos. "CraftLandia ataca outros servidores" - "Meu servidor fracassou por culpa do CraftLandia" - "CraftLandia isso, CraftLandia aquilo". Essas pessoas apenas esquecem que CraftLandia não é constituída apenas por mim ou pelo restante da staff. Somos uma comunidade gigantesca de pessoas que dão vida a tudo isso e que é sem dúvidas o motor para continuar nos movendo adiante, por cima dos invejosos [/background] P: Já pensou em expandir o CraftLandia com servidores de outros jogos online? [member=admin][background=rgb(24, 24, 24)]: Muita gente não sabe mas já tivemos projetos de servidores de SAMP e de Tibia, ambos foram engavetados pois desvirtuaría-nos de nossa maior prioridade atualmente que é o Minecraft.[/background] [background=rgb(24, 24, 24)]Bom, uma breve entrevista com o nosso diretor [member=admin] espero que gostem![/background] [background=rgb(24, 24, 24)]Atenciosamente,[/background] Equipe CraftLandia.
Li e achei bem interessante do fato de que o admin não joga por diversão e da afirmação do jogo ter várias pessoas de várias faixas etárias em um jogo quadrado. Gostei e leve meu UP!
Faltou o famoso bate-volta mais bela entrevista apesar de eu não entender muito e-e Podia ter mais informações sobre o admn , etc =P
Parabéns, ótima intrevista. Algumas dúvidas que eu tinha, relacionado a infra-estrutura foram esclarecidas neste tópico.
Boa entrevista. Ótima pra falar verdade . Com essa pequena entrevista, conhecemos um pouco do que é o CraftLandia ''internamente''. Podia ter um bate e volta, pergutinhas pessoais, mas fora isso, ta muito bom. Parabéns.