Boa tarde.
Hoje entrei em minha conta e me deparei com - 1kk250k mais ou menos no meu money total. Tá, e daí?
E daí que meu lucro diário é no máximo 1kk, 1kk500k... Como vou pagar uma taxa de 1kk e 500 sendo que meu máximo de lucro diário é 300k abaixo disso?
Tudo bem, aí podem me falar "Ah, mas não é diário... é só quando o money total da CL fica baixo"... Tudo bem, na lógica até vai, (se bem que fazem 2 dias que cobraram a taxa, agora já cobraram novamente, enfim) SE cobrassem a mesma taxa para todos e não menos para alguns que tem muito mais que a maioria do server.
Não consigo achar um ponto positivo nisso, pois pensem comigo:
Quem lucra 1kk por dia e tem 20 milhões (eu como exemplo), vai perder 1kk a cada cobrança de taxa;
Quem lucra 20 30 40kk por dia, vai perder apenas 2,5kk;
Nessa lógica a mudança não adiantou nada, pois sempre os Magnatas vão ter mais dinheiro e vão pagar menos taxas, já quem tem menos dinheiro, vai pagar mais taxa em relação ao dinheiro total.
Pensem comigo:
Você trabalha em um pomar e precisa deixar as maçãs que colhe em um estoque, para então retirar no final do dia.
É cobrado uma taxa de 10 maçãs pelo dono do pomar quando o estoque lotar, para poder usufruir do pomar e poder colher suas maçãs a vontade;
Você consegue, manualmente e sem equipamentos, colher 10 maçãs ao dia;
Mas também tem pessoas com equipamentos que ajudam a colher mais de 100 maçãs por dia, enchendo o estoque muito mais rápido.
Lembrem-se, a taxa é de 10 maçãs quando lotar o estoque, para trabalhar ali, nada mais que isso. Parece bom, certo?
ERRADO
É justo pra quem tem menos equipamentos (tendo no máximo uma plantação de fungo, minerando o dia todo) pagar o mesmo imposto de 10 maçãs que quem tem equipamentos muito melhores (blaze, lula, mob com infinitas gaiolas) para a retirada das maçãs?
Essa é minha indignação.
Quem tem menos, paga mais (em relação ao seu money total) e quem tem mais, paga MUITO menos (em relação ao seu money total).
Desde quando alguém que ganha um salário mínimo ao mês, paga o mesmo imposto de alguém que ganha 10 ou 20 salários mínimos?
Eu sei que foi votada uma enquete com relação a isso, só que não consigo me conformar com esse tal teto de taxa que foi imposto. Com isso, o dinheiro nunca vai girar, o sistema de economia autônoma que estão tentando implementar, nunca vai funcionar.
"A única exceção na hora da cobrança dos 5%, é que existiria um limite máximo que poderia ser tributado, esse limite máximo seria definido de acordo com a média de coins circulando entre os jogadores.
Também seria criado um sistema onde jogadores que possuem tags especiais de "top", como por exemplo Magnata, TopNível, TopEvento e etc teriam um desconto na hora de pagar o imposto, estimulando a competição por todos os rankings."
2kk500 não é uma média, eu nunca vi alguém fora do money top conseguir lucrar isso aí sem no minimo 3 ou 4 dias de farm intenso.
E qual o sentido de cobrar MENOS do MAGNATA? se é ele quem tem a maior quantia de dinheiro do server e poderia fazer o dinheiro girar?
Se continuar assim, NUNCA vai ser possível passar dos 40 ou 50kk com dinheiro interno do jogo.
Claro, é possível vendendo vips, mas não era esse o proposito da economia autônoma que estava sendo implantada.
Lembro muito bem da citação falando "Não queremos que o dinheiro fique parado na mão dos magnatas, queremos que ele gire no server".
Aí me vem a pergunta: COMO? Como vai girar, sendo que quem tem mais, paga menos e quem tem menos, paga mais?
É só darmos uma olhada no /money top atual:
art3mis: 626,127,334.99 Coins
xiiigor: 555,046,519.26 Coins
SLEEP: 169,013,867.31 Coins
zJefinh0: 100,208,633.68 Coins
Conseguem ver a diferença?
É realmente isso que querem implementar? quem é rico fica mais rico e quem tem menos, sempre vai ter menos, pois como no exemplo das maçãs (só que ao contrario) eles esvaziam muito mais rápido a conta da craftlandia que a massa de player no server.
Eu vejo muitas pessoas falando que a solução é estocar itens, deixar de vender ou vender somente quando for comprar algo. Isso está muito errado, pois se continuar assim, logo a economia quebra e não vai ter mais tanto dinheiro pra pagar as taxas, os mais ricos vendendo mais, e quem tem uma quantia mediana vai perder muito mais rápido, pois a taxa seria cobrada muito mais rapidamente.
Então vamos à minha sugestão.
Eu sugiro implementar um teto de VENDA, colocando um limite para venda diária de itens para a conta da craftlandia. Óbvio, a primeira coisa que vem na mente é : O preço de tudo vai subir, os players vão colocar o valor que quiserem e ninguém vai conseguir comprar. É mesmo? e já não é assim?
Uma picareta com Fortuna 5, varia entre 19 e 25 milhões... Quem determinou isso não foi a Craftlandia, e sim os players.
O valor de cada livro do tesouro, livros encantados, gaiolas, até o ovo de pigman, que a algumas semanas atrás estava na faixa de 4 a 6kk, hoje está na faixa de 20kk; esse valor não foi a craftlandia quem determinou, e sim os players.
Então eu acho muito plausível colocar o teto.
Com isso a movimentação do money seria muito mais entre player/players e não tanto mais entre Player/CL, que era EXATAMENTE o que todos procuravam com esse sistema de Economia Autônoma.
O valor do teto teria que ser algo estudado, mas acredito que algo entre 7 a 8 milhões já estaria de bom tamanho, pois em media o money da craftlandia fica entre 300 a 400kk, dividindo por 8 da 37 a 45 (37 a 45 pessoas poderiam vender o teto maximo...). 10 a 20 pessoas vendendo o teto, (o money top tem 15,) sobraria muito mais espaço para as outras pessoas subirem.
OU
Igualar a taxa para todos.