Olá a todos, hoje trago uma matéria sobre a biogênese e abiogênese, espero que gostem.
[hr]
Teoria da Abiogênese e Biogênese.
A teoria da abiogênese é que todos os seres vivos tirando os humanos surgem de objetos mortos ou inanimados, ou seja, eles tinham geração espontânea de algo sem vida ou da putrefação de algum animal. Exemplo: Antigamente se acreditava que insetos podiam surgir de gotas caidas de folhas de plantas. A da biogênese é que todo ser vivo só pode surgir de outro pre-existente.
[hr]
Helmont
No século 17, um médico respeitado e inteligente chamado Jan Baptista van Helmont (1577-1644) que acreditava na teoria da abiogênese fez um experimento: Disse que se colocasse em um lugar pouco iluminado camisas sujas e lençois empoeirados, cheios de grãos de milho dentro, em 21 dias iriam surgir ratos dentro do pano. A experiencia foi um fracasso, pois helmont se esqueceu de vedar a sala em que foi realizada a experiência, portanto vieram ratos de fora da sala, porém ele achou que a experiencia tinha dado certo.
[hr]
Redi
A partir desta experiência, alguns cientistas começaram a questionar a abiogênese, se ela realmente ocorria de fato. Até que o cientista Francesco Redi (1626-1697) fez uma experiência que fosse quase derrubar a teoria da abiogênese.
Sua experiência era caseira e simples: Se usava 2 potes de vidro com tampa:
Os 2 potes tinham uma carne dentro, o pote 1 fica fechado o experimento todo e o pote 2 fica aberto durante 5 dias, assim indo moscas até ele, depois ele é tampado, mas como no pote 2 as moscas colocaram ovos, iram surgir larvas (primeira fase da mosca), mesmo com ele fechado, enquanto no 1 não surgiram.
Esse experimento provou que ANIMAIS só podem surgir de outros pre-existentes. Isso mesmo, apenas os animais, pois só 200 anos depois a teoria da abiogênese foi terminada.
[hr]
Pasteur
No ano de 1860, Louis Pasteur derrubou a teoria da abiogênese, com um experimento quase igual ao de Redi porém dessa vez envolvendo bactérias. Essa experiência já era um pouco mais avançada, porém, funcionava mais ou menos assim:
E assim se coloca o fim da teoria da abiogênese.
[hr]
Fonte:
Apostila 1 Anglo Colégio Drummond 7º ano