Olá,
No dia 20 de novembro de 2015,um ex-sem-teto se tornou uma estrela musical.
[hr]
Benjamin Clementine,26 anos de idade, de família humilde no norte de Londres e com experiência de viver nas ruas em Paris, vira estrela da música britânica ao vencer o prêmio Mercury.
Músicos são presença constante em estações de metrô de várias cidades europeias. Muitos são ignorados pelos que passam, outros arrecadam apenas o suficiente para ter o que comer e alguns garantem que em um bom dia chegam
a faturar o equivalente a R$ 200 em cerca de três horas de trabalho.
É muito difícil, porém, que passageiros vejam-se diante de uma futura estrela.
Alguns anos atrás, o britânico Benjamin Clementine cantava e tocava guitarra em estações do metrô de Paris,
por alguns trocados que o mantinham vivo.
Passou inúmeras noites nas ruas da capital francesa, dormindo em calçadas, enfrentando o frio e a neve. No último dia 20, Clementine transformou-se num dos mais respeitados cantores da atualidade.
Competindo com nomes consagrados, recebeu o prêmio anual britânico de música Mercury de melhor álbum de 2015,
por At Least For Now, seu trabalho de estreia.
Tempos difíceis
Cenas dos tempos difíceis de Benjamin Clementine como sem-teto ainda podem ser vistas. Algumas de suas apresentações no metrô parisiense foram registradas em vídeo por passageiros, com seus telefones celulares,
e postadas à época no YouTube.
Em uma delas, compartilhada na internet em dezembro de 2012, Clementine equilibra-se no espaço entre dois vagões enquanto oferece aos passageiros sua versão de Rehab, de Amy Winehouse. Na cena, um homem à sua esquerda parece mais interessado no livro que lê, mas uma mulher se aproxima para lhe dar umas moedas – e ele agradece. Outros o acompanham no refrão e cantam "No, no, no".
[hr]
Grato,Merlyn.