Bom eu me chamo [member=Linfury] e hoje quis compartilhar com vocês a matéria de um dos "pais do rock nacional" é com grande prazer que eu lhes apresento Renato Russo pra ser mais exato Renato Manfredini Júnior o irmão mais velho da geração coca-cola o pai do rock bom é claro que a banda não era carreira solo pelo menos não por enquanto!
Renato!
Renato Manfredini Júnior nasceu no Rio de Janeiro. Filho do funcionário público do Banco do Brasil, Renato Manfredini, com a professora de inglês, Maria do Carmo. Viveu dos sete aos dez anos em Nova York, por conta de uma transferência profissional de seu pai.
Aos 13 anos, de volta à Brasília, Renato estudava e levava uma vida típica dos adolescentes de classe média da Capital Federal. Quando, entre os 15 e os 17 anos, enfrentou uma rara doença óssea, a epifisiólise, que o deixou por um período entre a cama e a cadeira de rodas. Já nesta época criava bandas e movimentos imaginários. Começou também a compor letras e músicas compulsivamente em casa.
O Aborto!
Aborto Elétrico foi uma banda seminal que deu origem à carreira de Renato Russo como músico, compositor e intérprete. Precedeu a fase de “Trovador Solitário” e surgiu em 1978. Continha traços do punk, massificado no mundo um ano antes, pelos Sex Pistols.
Após se recuperar da doença que o acometia na época, o jovem Renato descobre, incentiva e participa do movimento punk em Brasília. Numa das festinhas organizadas pela galera, Renato conhece André Pretorius, com quem decide formar uma banda. Eram os integrantes Renato nos vocais e no baixo, André na guitarra e Fê Lemos na bateria.
No vai e vem de formações, o Aborto Elétrico contou com participações também do irmão de Fê, Flávio Lemos. Naquela época, várias músicas do repertório da Legião Urbana e do Capital Inicial foram criadas, como “Que País é Este?”, “Veraneio Vascaína” e “Química”. Esta última, aliás, foi o pivô do fim da banda.
A primeira apresentação do Aborto Elétrico foi no dia 11 de Janeiro de 1980, no bar Só Cana, do Centro Comercial Gilberto Salomão, reduto da juventude de Brasília. Fizeram parte da “Turma da Colina”, junto à Plebe Rude e outras bandas. A primeira música composta para o Aborto Elétrico foi "I want to be a junkie", de autoria de Renato Russo (apesar de nunca ter visto drogas realmente pesadas até então).
As brigas entre Fê Lemos e Renato Russo aconteciam sempre. Em 14 de dezembro de 1981, o Aborto Elétrico fez um show no Distrito Federal e Renato havia sumido antes do show, por conta da morte de John Lennon. Fê Lemos ficara irritado. Quando Renato errou uma música, o baterista atirou uma baqueta nele, acertando a cabeça. Renato foi em direção a Fê e decretou o fim da banda.
Os irmãos Lemos foram até a casa de Renato e pediram para que eles continuassem, até que Renato topou. Mas quando mostrou a música “Química” para Fê, o parceiro de banda teria dito que a canção era horrível e que Russo perdera a habilidade para fazer músicas. Então, em março de 1982, foi decretado o fim do Aborto Elétrico.
Como numa despedida oficial, Fê chamou Renato para uma última apresentação. Renato foi e o Aborto Elétrico teve a sua derradeira aparição. Seis meses depois do fim da banda, Fê e Flávio Lemos, formam o Capital Inicial. Em 1987, André Pretorius morreu de overdose na Alemanha.
Solitário!
Ao abandonar definitivamente o Aborto Elétrico, Renato Russo passou a fazer trabalhos solo. Naquele período ficou conhecido como Trovador Solitário, embora não tivesse desistido totalmente de ter uma banda de rock e fazer sucesso, conforme sonhava na época. Então Renato abria shows das bandas amigas de Brasília. Foi um período de algumas vaias do público punk, mas bem importante para um artista influenciado pelo folk de Bob Dylan e Nick Drake.
Fazendo shows com seu violão de 12 cordas, criou músicas como “Faroeste Caboclo”, “Eduardo e Mônica”, “Música Urbana 2”, entre outras. Já cansado de tocar sozinho, no mesmo ano foi em busca de novos parceiros para um trabalho em grupo.
A Legião!
A Legião Urbana é uma banda de rock formada em Brasília em 1982. O grupo, composto originalmente por Renato Russo, Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá e Renato Rocha, foi um dos principais do rock nacional durante as décadas de 80 e 90. Entre as principais músicas Legião Urbana, que conta com dezenas de sucessos, estão "Será", "Pais e Filhos", "Faroeste Caboclo", "Eduardo e Mônica", "Vento no Litoral" e "Índios".
A Legião possui oito álbuns de estúdio e cinco discos ao vivo, incluindo um Acústico MTV. Entre os principais álbuns do grupo estão o Dois, o segundo disco, e As Quatro Estações, o quarto. O disco Uma Outra Estação foi lançada em 1997, meses após a dissolução da banda, após o falecimento do cantor e principal compositor do grupo, Renato Russo.
A Legião Urbana surgiu depois que o Aborto Elétrico foi desfeita!
Integrantes:
Dado Villa-Lobos (Eduardo Dutra Villa-Lobos)
Formado em 29 de junho de 1965
Brussels/Brussels Hoofdstedelijk Gewest - Belgium
Renato Russo (Renato Manfredini Júnior)
Formado em 27 de março de 1960
Instrumentos: Vocal
Marcelo Bonfá (Marcelo Augusto Bonfá)
Formado em 31 de janeiro de 1965
Instrumentos: Bateria
Renato Rocha
Formado em 27 de maio de 1961
Instrumentos: Baixo
Falecidos:
Renato Russo (11 de outubro de 1996)
Renato Rocha (22 de fev de 2015)
Curiosidades!
Caso você se interessou e leu até aqui eu gostaria de propor que você assista uma mini serie da rede globo chamada "Por Toda minha vida - Renato Russo" cujo mesmo eu não consegui estar postando aqui pois vocês não acharam no youtube
Seu Ídolo!
Estarei trazendo mais matérias com pessoas que de certa forma influenciaram a musica brasileira!
Pode ser cantor de Axé, Bossa Nova, Choro, Forró, Frevo, Funk, Carioca, Maracatu, MPB, Pagode, Samba, Sertanejo!