PvP 1.9 - Minecraft "com Classes"?
Olá a todos!
Esse tópico é um "mix" entre artigo, debate, desabafo e outras coisas. Resolvi fazê-lo depois de ver o tamanho da resistência de muitos em
atualizar o servidor Propano para a versão 1.9 do Minecraft.
Enfim... Fui olhar as características do PvP no jogo e compará-las entre as versões. Fato é que nunca fui muito fã da modalidade NESSE jogo pois já joguei coisa muito melhor elaborada nesse quesito, além do jogo em si ter sido projetado com os embates sendo algo secundário.
Como disse, já joguei jogos mais elaborados em relação ao combate de players. E uma das principais características destes jogos é a diferenciação dos jogadores entre diversas classes de combate - seja de forma mais explícita (com atributos diferenciados entre uma classe e outra), seja de uma forma mais genérica (baseando essa diferenciação nos equipamentos usados durante as lutas - permitindo, inclusive, uma maior versatilidade ao se trocar equipamentos DURANTE o combate)!
Pois bem! E acredito que, com a versão 1.9, esse aspecto
finalmente chegou ao Minecraft!
Seguem, abaixo, as diversas "classes" que consegui distinguir com a chegada das novas mecânicas e equipamentos:
Fighter
A classe mais "básica", balanceada e versátil de todos os jogos que envolvem luta: seu objetivo é causar dano e continuar vivo.
Consiste de um set "comum", com o uso de uma espada (para o ataque) e um escudo (para a defesa). Antes da 1.9 essa classe era praticamente a única conhecida no jogo, com o "golpe de defesa" da espada (botão direito do mouse) fazendo as vezes de escudo.
Tanker
A classe que protege os mais fracos, e atrai os ataques dos adversários. O foco de um Tanker é se embrenhar no meio dos inimigos, chamar a atenção destes e se manter vivo, enquanto as demais fazem seus ataques de forma calculada e em segurança. Também é a que se "joga na frente" pra proteger classes mais estratégicas (e frágeis) como as de suporte.
Armaduras mais fortes, itens de regeneração (REGENEEEEEEERAAAAAA), e dois escudos - que, por mais que seja inútil o segundo no modelo atual, garante uma maior durabilidade do equipamento em si - são a base desta classe; fazendo com que consiga sobreviver a situações extremas de ataque massivo.
Bomber
Uma classe de pouco dano, mas extremamente estratégica - e frágil! Seu principal papel é prestar "suporte aéreo" para aqueles que combatem em chão, sendo diferencial para prestar "buffs" aos aliados ou "debuffs" aos inimigos, graças às poções splash assim como as novas flechas. Acho seguro dizer que essa classe NUNCA ANTES existiu em outro jogo de PvP, ao menos não em jogos onde o combate aconteça exclusivamente focado "em terra"!
Seu equipamento consiste de arco e flechas - ou poções de arremesso - e a novíssima Elytra (uma espécie de "asa delta" do jogo), que é sua maior fraqueza inclusive: pelo equipamento requerer o mesmo slot de um Peitoral de Armadura, essa "classe" é certamente a mais vulnerável de todo o jogo!
Berserk
A classe de "puro dano", voltada para acabar com qualquer outra que pense em se defender ou seja mais fraca.
Consiste de duas armas, uma em cada mão, para causar um dano maior e/ou por mais tempo. Sua principal variação é/será o uso de um MACHADO em uma das mãos pois - na mecânica atual - é capaz de inutilizar o uso de escudo por parte dos adversários por até 5 segundos, deixando-os mais vulneráveis!
Ranger/Rogue
Outra classe de dano massivo, mas mais "versátil", podendo atacar tanto em proximidade quanto à distância, de forma mais segura.
Consiste, assim como o Berserk, de duas armas - mas sendo uma de curto alcance (espadas ou machados) e outra de longas distãncias (arcos com flechas diversas ou poções de arremesso). Por não usar um escudo, é um pouco mais frágil; mas por ter a distância como uma de suas estratégias de combate pode não ser tão "vulnerável" assim...
Mage/Cleric
Baseando-se na defesa e em poções de arremesso (ou certas flechas encantadas), o objetivo desta "classe" é ajudar todas as demais - curando-as, dando status positivos aos aliados, ou dando status negativos aos inimigos.
É a classe de menor dano corporal disponível, ainda mais caso se baseie em poções arremessáveis (visto que estas ocuparão um espaço tremendo no inventário, inviabilizando a reserva de armas); mas deve ser a mais estratégica de todas: acabe com o Mage/Cleric, e interferirá fortemente na recuperação dos inimigos assim como nos entraves que este representa a você e seus aliados!
E... É isso!
O interessante desse tópico é perceber como a simples adição de dois ou três itens, junto com pequenas alterações nas mecânicas de ataque disponíveis no jogo, é capaz de abrir TANTAS possibilidades!
Agora, na 1.9, o "liga-autoclick-batebatebate" acabou (graças às mudanças nos delays de ataque). E ao mesmo tempo as possibilidades aumentaram exponencialmente!
Diante disso, aquele que conseguir montar uma estratégia de fato e atacar "com a cabeça" (e não impulsivamente), junto com um pequeno grupo de amigos é capaz de derrotar até mesmo hordas de inimigos insanos que não conseguirem se adaptar aos novos tempos.
E, graças a isso, dá pra entender até mesmo a resistência de tantos em migrar para a nova atualização: pensar dá trabalho e cansa! :troll:
PS: Se conseguirem distinguir ainda mais classes (como as acima descritas, mas MONTADAS), sintam-se livres em citar as novas características! E comentem o que acham de tanta mudança baseada em tão poucos recursos adicionados!
Clique para expandir...