![[IMG]](http://i.imgur.com/KYrVkVS.png)
Olá, amigos e obviamente bípedes!!
Nossa querida Nintendo completa 25 ANOS! Então resolvi trazer um especialzinho.
Espero que vocês gostem.
[hr]
![[IMG]](http://mundoestranho.abril.com.br/blogs/combo/files/2016/07/029b98_3ca4e782ab8b43c1ad3c55396567c115.jpg)
Pois é, estamos ficando velhos. Parece que foi ontem que relaxávamos em frente aos nossos televisores de tubo em partidas emocionantes de International Superstar Soccer Deluxe, mas a verdade é que o dia 23 de agosto marca os 25 anos do lançamento do Super Nintendo nos Estados Unidos (lembrando que a máquina foi lançada um ano antes no Japão, com o nome Super Famicom). E o sentimento que fica é que este foi um quarto de século muito bem vivido.
O SNES, como também é conhecido, não foi somente o aparelho que trouxe à vida franquias espetaculares e que perduram até hoje, como Mario Kart e Donkey Kong Country, mas também foi a plataforma que marcou pela primeira vez a presença da Nintendo como uma empresa atuante no mercado de games brasileiro -- levando em conta que o Nintendinho (NES) havia chegado anteriormente ao país por meio de terceiras e na forma de clones, como o Phantom System e o Dynavision.
https://www.youtube.com/watch?v=UKYbjh1lfd4
Chegando "atrasado" à quarta geração de consoles, o Super Nintendo foi uma espécie de filho não programado para a gigante japonesa, sendo lançado como concorrente do Mega Drive da Sega (Genesis nos EUA), que já havia sido lançado há quase dois anos. E ele chegou fazendo muito barulho, com títulos como Super Mario World -- antes conhecido como Super Mario Bros. 4 --, Pilotwings, F-Zero, SimCity e Gradius III, entre tantos outros.
![[IMG]](http://s2.glbimg.com/YSiMhKCcDUfidOQqqbA2-swFsQQ=/0x0:1920x1080/695x391/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/11/27/supernintendo.jpg)
Um dos aspectos mais memoráveis dessa fase foi o início da guerra de consoles como a conhecemos hoje, dividindo jogadores como se fossem torcedores de futebol. Na época, no entanto, ela não se pautava em questões técnicas, megabytes de memória ou mesmo no perfil de consumidor de cada plataforma: ela era uma dura batalha cujas armas eram os jogos. Com estratégias de marketing pesadas entre as gigantes Nintendo e Sega, esta foi uma época maravilhosa para ser um jogador de videogame. Dá para dizer que é praticamente impossível mencionar o Super NES sem contextualizá-lo ao lado do Mega Drive - e o contrário também é verdade.
http://im.ziffdavisinternational.com/ign_br/IP/default/coleccionsnes_mtaj.jpg
Era praticamente um toma lá-dá cá intenso e de tirar fôlego. A Nintendo lançou uma nova aventura de Mario, e a Sega logo contra-atacou com Sonic. O Super Nintendo trazia seus jogos de corrida equipados com a tecnologia Super Mode 7 -- uma espécie de pseudo 3D que maravilhava os entusiastas na época -- enquanto o Mega Drive trazia versões sangrentas de Mortal Kombat e "beat" em "ups" que não deviam em nada aos jogos de fliperamas. Quem saiu vitorioso nessa batalha? Os jogadores de videogame.
Como sempre foi praxe da Nintendo, seus experimentos com jogabilidade continuaram a trazer inovações à indústria. Quem gosta dos layouts dos controles dos consoles da Sony ou da Microsoft deveria agradecer ao Super Nintendo pela inspiração. E a tradicional configuração de quatro botões de face? Também surgiu no Super NES. E os botões de ombro, L e R, tão amados pelo fãs de jogos de tiro? Adivinhe onde surgiram primeiro?
![[IMG]](http://www.baixakijogos.com.br/assets/pictures/000/002/268/content_pic.png?w=700?1290786598)
Mas para quem adora acessórios, principalmente os mais "diferentões", o Super Nintendo também foi um prato cheio. Ele foi a "casa" de Mario Paint e seu magnífico controle na forma de mouse:
http://im.ziffdavisinternational.com/ign_br/IP/default/hqdefault_atew.jpg
Houve o obscuro Satelaview, um dos primeiros serviços de internet disponível para videogames:
http://im.ziffdavisinternational.com/ign_br/IP/default/hqdefault-1_j2t8.jpg
E também aquele certo acessório que surgiu após uma parceria mal-sucedida entre a Nintendo e a Sony e que acabou levando a indústria dos games ao estado em que está hoje. Sabem do que estamos falando?
http://im.ziffdavisinternational.com/ign_br/IP/default/snes-playstation_pw56.jpg
Independentemente de qual fosse a sua preferência na época, é inquestionável que o Super Nintendo teve seu papel fundamental na indústria e merece muito respeito. O console revelou um novo nível de profundidade de enredo para os games, como pudemos apreciar em pérolas como The Legend of Zelda: A Link to The Past, Chrono Trigger e Secret of Mana, entre tantos outros. Seus avanços tecnológicos durante a geração viabilizaram a existência de um Star Fox todo em gráficos 3D já em 1993, além de uma velocidade de processamento capaz de deixar de queixo até mesmo os jogadores acostumados aos avançados games de arcade da época.
São muitos os feitos e atributos de uma máquina que revolucionou a forma como nos relacionamos com os videogames e conquistou um merecido lugar cativo nos corações dos jogadores. Já se foram 25 anos, mas parece que foi ontem. Feliz aniversário, Super Nintendo!
[hr]
É isso, pessoal. A matéria parece ser um pouco grandinha, mas é por causa do tamanho da fonte. Eu uso óculos e sei como é ruim ler letras muito pequenas, que muitas pessoas usam ai.
Então é isso. Espero que tenham gostado!
Até a próxima.
Atenciosamente, RodGamerBr.
[hr]
![[IMG]](http://i.imgur.com/0SAGVXT.png)
[hr]