Peralá Alundra... Cê diz que somos fracos pra logo em seguida condicionar que é algo temporal? ("...hoje em dia estamos...")
Desculpe o puxão de orelha, mas "não existe meio-grávida". Ou se É uma coisa, ou se ESTÁ uma coisa...
Pretensões de Prof. Pasquale à parte (apesar de necessária), você trouxe duas hipóteses que - a meu ver - ainda assim não fazem sentido ou precisam de esclarecimento:
a-) se SOMOS fracos, então isso é uma constante que deveria persistir desde o início da humanidade. Ou, pelo menos, desde o descobrimento do país (considerando-se que essa fraqueza seja algo inerente à nação apenas). Mas a própria História mostra que não é bem assim, tanto nacionalmente quanto mundialmente (ou seja: generalizando pra humanidade em si);
b-) se ESTAMOS fracos, então... QUANDO que começou essa fraqueza? E porquê não fazemos nada pra acabar com ela? Falta de valores morais, será?
Sim... Falta de valores morais, devo dizer. Ainda mais sendo de uma geração diferente da média do fórum!
*cof-cof* "No meu tempo..." *cof-cof* quando alguém escutava que era fraco fazia o possível E o impossível pra mudar isso! Era algo desonroso, e ter a honra manchada era algo que até bandido evitava!
E não tô falando de honra no sentido de esposa pulando cerca não!
Então, se hoje em dia a honra já não vale tanto assim, voltamos pro que eu já disse no decorrer do tópico: tá faltando educação? Educação tanto acadêmica quanto moral, de valores?
Bem... Mais uma vez, "no meu tempo", eram os pais quem transmitiam educação moral aos filhos. Religiosa inclusive - que, convenhamos, costuma carregar a maior parte dos valores morais que regiam a sociedade; embora não fizesse muita diferença se a família era católica, evangélica, espírita, umbandista, budista ou até mesmo atéia!
E hoje?
Hoje, o que tô vendo, é que isso ficou a cargo EXCLUSIVO das escolas e igrejas!
Pra piorar, ainda por cima tão tirando a parte das escolas, com esse papo de que "professor é tudo comunista" e outros absurdos talvez não TÃO absurdos assim (mas ainda muito ilógicos)...
E... Bem...
Se bem me lembro tu é ateu, né?!? ~_~'
Olha só quem fala, né ruiva?!? >xD
O interessante é que nosso ego tá se tornando cada vez mais comodista e sedentário, por sinal... Pois estes mesmos "esperançosos" costumam ser quem mais espera que o mundo se adeque a eles, como se o contrário nunca devesse acontecer... >_<
Mas... Há de se reconhecer que é uma boa explicação!
Simplista, talvez até demais, mas ainda assim uma boa explicação...
Clique para expandir...