Porquê "a Globo" é manipuladora? Vem co vô que o véio aqui te explica...
Antes de mais nada, desconsidere o que o [member=SchinLove] e o [member=DonTaiN] disseram... Não que eles tenham falado SÓ besteira, mas muito do que eles falaram foi baseado mais em sentimentalismo que em lógica e fatos, além de usarem argumentos que simplesmente tentam se apropriar da narrativa dessa "lenda urbana"...
Mas vamulá!
Primeiro cê tem que considerar que "a Globo" NÃO se resume só à emissora de TV, mas sim a um
conglomerado de empresas de comunicação, que vai DA Rede Globo à jornais impressos, revistas, TV a cabo, sites, estúdios cinematográficos, produtoras musicais, rádios...
Pior: MUITOS desses veículos diversos NÃO "ostentam" o nome 'Globo' explicitamente - então é bem comum que o jornal impresso que seu pai lê, ou a emissora de rádio que sua avó ouve, até mesmo aquele blog maneiro que teu primo curte... é tudo da Globo!
Dá uma passadinha na Wikipedia pra conferir, especialmente naquele menu expansível de rodapé que mostra coisas relacionadas ao assunto:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_Globo
------
Segundo - houveram (pelo menos) DOIS episódios mais explícitos que ajudaram: a implantação do Golpe de 64, e a eleição do Collor em 89.
Sim... Houveram outros casos de interferência nítida no decorrer da história, mas estes foram TÃO gritantes que até mesmo a comunidade internacional chegou a se manifestar!
No caso de 64 a Globo "não gostava" do João Goulart (presidente da época) e começou a divulgar notas e editoriais com "meias verdades" - coisa do tipo afirmar que o Jango (apelido do João Goulart) era comunista e iria permitir a Rússia/União Soviética anexar o Brasil ao seu território, assim como outras notas dizendo que "TODO o povo" era contra o governo e tals (o que, embora fosse só uma minoria bem pequena, e composta só por elite, havia de fato - mas levou o resto das pessoas a seguirem isso em efeito manada)!
Deu no que deu que aí houve a tal da Marcha da Família com Jesus e blablablá, que deu uma legitimidade "visual" pros militares e o resto cê já sabe...
Já no caso do Collor a Globo desfavoreceu MUITO os outros candidatos (especialmente o Lula, mas se eu disser isso explicitamente vão me chamar de petralha mesmo que só narrando os fatos ¬¬) dando destaque e escolhendo ângulos melhores e tudo o mais só pra ele em debates e tudo o mais. E, dizem as "más línguas" que isso foi fator decisivo pra que o povo se convencesse a votar nele.
Lembrando que: nessas duas épocas NÃO havia internet! Era BEM MAIS difícil ter acesso a informações quaisquer se não fosse pelos meios tradicionais (TV, Rádio e impresso).
E tem também o fato de que a família do Collor era dona de uma das redes de retransmissão filiadas à Globo na região Nordeste - como nenhum outro candidato tinha ligação tão direta com a Globo, chegava até a ser natural que a empresa favorecesse a ele em particular!
------
E terceiro: sendo o maior conglomerado de comunicação do país (e até de toda a América Latina), é ÓBVIO que a audiência da Globo é... "global" (trocadilho não intencional)!
Aí acontece mesmo, como disse o [member=DonTaiN], de eles aproveitarem e incutirem certas coisas nos produtos deles (ou omitirem outras) e... toooooooooodo mundo vai acabar copiando!
E isso é bem subjetivo... Desde os causinhos melosos de menina que fica esperando o namoradão macho-alfa decidir tudo por ela em Malhação, até ficar martelando o nome de algum partido em TODA notícia sobre corrupção no Jornal da Globo - passando pelo programinha chulé de glorificação de famosos dando esmola apresentado pela Angélica e incluindo as roupas que dão destaque às bundas das dançarinas do Faustão!
Pior: ninguém percebe! Assim como ninguém percebe que o fato da prateleira de doces ficar LOGO ATRÁS da prateleira de macarrões no supermercado é JUSTAMENTE pra vender mais as duas coisas por associação!
Agora... É claro que eles não podem manipular (ou ocultar, ou mentir) sobre absolutamente TUDO!
Como disse um personagem de uma série (ironicamente) da própria Globo, "
O maior capital de uma empresa de comunicação é sua credibilidade, sua confiança! Se começarem a duvidar da veracidade daquilo que você transmite ao público, você não vale mais nada!"
Os petistas reclamam que a Globo "persegue" o Lula e tals... Tá certo: ENCHE AS TAMPAS ver aquele sapo barbudo TODA SANTA HORA! Mas eles não fazem mais que falar o que tá acontecendo - com o diferencial de que não param de falar dele (preferencialmente as coisas negativas, claro)!
Já os bolsominions reclamam que a Globo "censura" o Bolsonaro... Convenhamos: que bem vai trazer ao mundo ficar falando que mais um bando de idiota fez festa pra ele na chegada em mais um aeroporto? Mas se houvesse algo mais relevante eles falariam? Provavelmente, assim como já aconteceu...
E... Por fim, lembre-se:
TODA empresa de comunicação TEM uma orientação ideológica!
TODA!!!
A diferença crucial aí é se a empresa em questão faz militância declarada ou não! De resto, isso é até necessário: seja para ter um público-alvo, seja para poder embasar as análises sobre as notícias que serão veiculadas... Afinal, como você pode dizer se algo é bom ou não sem comparar com nada?!?
Clique para expandir...