Vamos aos fatos: (Para quem não quiser ler uma análise de sugestão há um resumo veja abaixo)
As plantações crescem aleatoriamente, isto é, requerem processamento do servidor para funcionarem, talvez isso não seja perceptível para os jogadores, mas grandes plantações aumentam a carga do servidor, provavelmente medidas como plantações de cacto crescerem mais devagar, para provar isso crie um mundo super plano onde há plantações no modo um jogador onde seu computador funciona como servidor e cliente ao mesmo tempo e note a diferença. Por conclusão incentivar seu uso como base econômica principal causariam lag no servidor, além do uso de contas espantalho necessárias em grandes plantações.
Existem outras maneiras de conseguir money e itens mais fáceis e ainda os itens de plantações não são a base econômica que sustenta o PvP no qual a maioria dos servidores está fundamentada, por exemplo, minérios se consegue principalmente pela habilidade Pescador e não pela mineração, isto é, a desvalorização das plantações pode ser um efeito colateral deste desbalanceamento na estruturação nas habilidades.
Existem macros para essa atividade (praticamente tudo, pelo que andei lendo nos tutorias de macro), então essa atividade pode ser completamente automatizada, assim como a pesca e até a construção das plantações.
Aumentar o preço faria exatamente o oposto de valorizar aumentar os coins injetados na economia aumentariam a inflação dos itens como um todo, você teria mais coins com certeza mas eles comprariam menos itens.
Não apoio a sugestão pela forma como está exposta, a medida proposta não é satisfatória para o problema levantado.
A melhor medida na minha humilde opinião é diversificar a base econômica, fazer com quem produza itens possa sobreviver de forma competitiva contribuindo para todos, começando pela revisão dos preços oficiais que regulam a economia atualmente e otimizando o sistema de habilidades em um planejamento a curto, médio e longo prazo dos servidores.
Resumo:
Incentivo a grandes plantações poderiam aumentar o lag do servidor e contas espantalho;
Aumento dos preços causariam inflação na economia;
Há macros para essa atividade;
A desvalorização atual é também reflexo do desbalanceamento de preços oficiais e habilidades e obtenção de itens;
Os preços são os mesmos em quase todos os servidores e por muito tempo, isso não acompanhou e não foi pensado a médio e longo prazo nos servidores e nas mudanças atuais como o uso absoluto de macros.
Essa questão deve ser analisada com mais calma, embora seja visível que a raiz dessa situação não está nas plantações em si.