Netflix dá um passo em direção ao império multimídia com novos videogames
A Netflix Inc. está lançando novos videogames baseados em seus shows, aumentando os esforços para transformar sua plataforma de streaming em um império multimídia.
Stranger Things 3: The Game, um título baseado na popular série teen, sairá no dia 4 de julho, o mesmo dia em que a terceira temporada do programa estréia. A Netflix também licenciou “The Dark Crystal: Age of Resistance” - uma série prequela do filme Jim Henson dos anos 1980 - para um jogo que vai estrear no final deste ano. A empresa não está desenvolvendo ou produzindo os videogames em si, optando por licenciar os personagens para estúdios externos.
A Netflix está apenas começando a explorar a possibilidade de transformar seus filmes e programas de TV em outros produtos, e “Stranger Things” tem sido sua cobaia. O programa é um dos mais populares, especialmente nos EUA e entre os espectadores mais jovens. A empresa licenciou um jogo para celular “Stranger Things” em 2017 e, desde então, fez acordos para camisetas “Stranger Things”, garrafas de Coca-Cola e sorvetes. Um novo jogo para celular será lançado em 2020.
Algumas dessas promoções são apenas acrobacias de marketing criadas para atrair mais espectadores para sua série original. A Netflix ainda gera virtualmente todas as suas vendas de assinaturas para seu serviço de streaming, a maior rede de TV on-line paga do mundo. Mas tanto os produtos quanto os videogames podem se tornar novos fluxos de receita.
Movimento "óbvio"
"Estamos procurando oportunidades para ampliar o universo desses shows e filmes para outras mídias", disse Chris Lee, diretor de jogos interativos da Netflix, durante um painel na feira de videogames E3. "Para mim, era realmente óbvio tentar fazer isso em videogames."
Em todo o setor, as vendas de videogames superaram US $ 40 bilhões no ano passado. Isso é mais do que os consumidores gastam em ingressos de cinema.
Os estúdios de Hollywood têm um histórico conturbado de transformar filmes e programas de sucesso em videogames e um histórico ainda mais sofisticado de transformar jogos em filmes. Para cada Goldeneye, um jogo clássico baseado no filme de James Bond, há um número que falhou.
A Netflix ainda está em fase experimental. Seus dois primeiros jogos estarão disponíveis na maioria dos principais consoles de jogos, assim como em computadores pessoais. A empresa também produziu séries de TV interativas que misturam jogos com TV, como "Black Mirror: Bandersnatch". Os espectadores têm que fazer escolhas durante o show que afetam a narrativa.