Olá pessoal, essas informações que estou passando a vocês nesse tópico são de total autonomia do site CaféComPhotoshop.
Pois bem, achei MUITO interessante passar isso pra vocês, então, espero que aproveitem!
[hr]
1- O Recorte
As vezes na pressa do dia a dia, recorremos a ferramentas de recorte rápido como o seleção rápida o laço, que apesar de rápidos são muito destrutivos!
Uma dica é usar a ferramenta caneta (pen tool)(p), para recortes mais precisos é bem fácil, basta selecionar o objeto, quando chegar ao final click com o esquerdo selecione “criar seleção”dar ok e pronto! Um recorte mais preciso e profissional!
2-Contraste/Curvas/Brilho/Filtros
Muitos iniciantes abusam dessas ferramentas, cuidado isso pode ser um carimbo de “INICIANTE” bem no meio da testa!
Dica é sempre usar isso moderadamente, busque inspiração! Observe como artistas mais experientes resolveram esse problema, eu sei que no começo pode parecer uma máximo usar contrastes altos filtros de cor no último, mais acredite isso não te faz um super Photoshoper.
3-Smudge(Borrar)
O vilão de todo iniciante interessado em pintura!Porque?
Simples quem sabe usar raramente conta seus segredos, e por isso muitos iniciantes se perdem, e acabam cometendo assassinatos na pintura rsrs
A Dica especial neste caso é paciência sim isso mesmo, o smudge é um assassino nato então vc tem que ter cautela ao usar, nunca abusar demais! Quando for pintar a pele a pressão sempre abaixo de 30% .
4-Resolução
Usar resoluções baixas nos arquivos gera uma perda de qualidade muito significativa no projeto final.
Então já sabe, use imagens grandes de boa qualidade afinal não vai deixar um detalhe simples ser fatal no seu projeto
5-Não Salvar Copias
Esse eu admito, já sofri muito no começo….
Sempre que vc começar a refinar seu trabalho comece isso em uma cópia (ctrl+j) e vá comparando com a original isso serve até pra dar um toque quando damos aquela exagerada rsrs.
Uma opção boa também é: vá em janela > histórico > e no canto inferior da palheta clique no botão do meio “criar novo instantâneo” Ele cria um novo ponto ancoragem no histórico caso, vc queira voltar mais o ctrl+z chegou ao limite.
6-Usar qualquer imagem para trabalhar
Esse é um dos piores assassinos de iniciantes no meu ponto de vista, algumas pessoas tem a sensação de que só pq a imagem está na Internet, Google ela é livre. Não se engane!
Use sempre imagens stock, existem milhões deles free e pagos (DeviantArt, sxc.hu,shutterstock, fotolia) por ai não se arrisque trabalhando com qualquer imagem, pq além de anti ético, roubo de imagens também é crime! e muito anti profissional…Não caia nessa!
7-CHANFROS/DEGRADES/SOMBRAS
CHANFROS/ENTALHE mal usados, SOMBRAS, CONTORNOS exagerados são clássicos erros de iniciantes, aliais esse erro tem nome, é conhecido como “exagero” acho que por termos tantas opções de criação de efeitos que ás vezes isso sobe a cabeça…
A dica é salve uma cópia antes de editar, e vá editando cores e luzes aos poucos, ao longo do processo use ás cópias para comparar assim o risco de exagerar é bem menor.
8-Fazer Vetor(logos) no photoshop
Sim eu sei que no photoshop existe vetor e você pode trabalhar neles mas o que muitos iniciantes não sabem, o photoshop é essencialmente um aplicativo de imagem!
Os arquivos gerados são bitmap e não vetor, então quando vc precisar criar um logo ou algum item gráfico que vá para impressão opte por aplicativos vetoriais como por exemplo o ilustrador, é uma ótima saída =D
Para quem não sabe…
Bitmap = arquivos formados por pequenos quadrados os pixels!O grande problema é que se forem aumentados demais ou diminuídos demais eles perdem 100% da qualidade.
Vetor = essencialmente composto de curvas, elipses, polígonos, textos, entre outros elementos. Elas possuem a capacidade de serem ampliadas e não terem sua forma ou qualidade perdidas.
9-Se Achar o Cara
Um erro irritante, e que no geral vai te afastar dos caras realmente bons no Photoshop.
A dica, seja sempre humilde! Simples assim =D
10-Comentários Falsos/Criticas Ruins
Bom se você é um iniciante definitivamente fique longe de criticar alguém melhor que vc, a regra é simples nunca de palpite do vc não sabe, muita gente pode ficar ofendida com isso.
Se você for criticar seja discreto, chame a pessoa em off e principalmente seja educado ao falar.
Comentários muito exagerados, podem pegar muito mal para você, porque pode soar falso para a pessoa que está recebendo, por mais que vc tenha boas intenções…
Então a dica é seja criativo ao falar, evite falar sempre a mesma coisa, elogie os detalhes, todos adoramos quando alguém percebe aquele detalhe que vc ficou horas caprichando.
[hr]
E por mais que existam tantos assassinos de photoshopers iniciantes, existem também muitas pessoas interessadas em te ajudar a começar!
Então lembre-se seja humilde, educado e estude muito, porque todo mundo pode chegar lá!
Meu DeviantART: http://lovizz.deviantart.com/