Provando que a terra é redonda:
1- Se você tiver grande paciência e preferencialmente uma luneta também, você poderá ficar observando, pelo período de algumas horas, como os navios (ou qualquer embarcação) desaparecem no horizonte. Se a Terra fosse plana, a observação deveria mostrar que, quando eles somem, eles somem de uma vez só! Isto é, desaparecem somente no ponto em que a distância supera o raio de visão. Porém, o que você realmente veria, seria que a base das embarcações desaparecem primeiro! E, por último, os mastros dos navios. De fato, você veria a embarcação "descer" gradualmente no horizonte.
2- Essa é a mais simples de todas as formas de provar que a Terra é redonda. Quando observamos um eclipse lunar (que é causado pela sombra da Terra na Lua), podemos ver que a sombra projetada pela Terra é absolutamente redonda, desde o início do eclipse até quando a Lua é totalmente ocultada
Bônus
Todos os objetos celestes que conseguimos observar no céu, sem exceção, são redondos. Por que nosso planeta deveria ser diferente?
Esta não é uma maneira de provar absolutamente a esfericidade da Terra, mas é um argumento bastante prudente e provido de muito bom-senso. Não faz nenhum sentido pensar que apenas nosso planeta fosse uma exceção, dentre todos os milhões de objetos que somos capazes de observar.
Clique para expandir...