Bem... Atendendo a pedido (do autor, pela inbox :v), vamos lá!
A evolução foi nitidamente sensível! Melhorou trocentos porcento do tópico anterior (que já não estava mal) pra este!
Mas... No segundo parágrafo da primeira redação poderia ter elaborado um pouquinho melhor a especificidade da linha argumentativa: dá-se a entender que TANTO Artes QUANTO Educação Física são, AMBAS, responsáveis
seja pelo enriquecimento cultural seja pela prevenção de doenças causadas pela obesidade*; assim como, ainda, o desenvolvimento da capacidade de trabalho em equipe. O melhor seria individualizar cada descrição com sua respectiva disciplina associada, para evitar confusões.
(*NOTA: Os benefícios da Ed. Física NÃO estão restritos
apenas ao combate a doenças relacionadas à obesidade, mas sim muito além disso - como também enfermidades cardio-respiratórias, lesões musculares e até mesmo disfunções relacionadas à libido.

)
Agora, uma opinião pessoal: no 4º parágrafo, ao afirmar que "
O Governo deve analisar melhor as medidas, bem como as consequências das mesmas", creio que calharia apontar algumas sugestões extras para tal análise proposta, de forma a "orientar o Governo" (Ex.: já que a carga horária seria aumentada, não parece necessário eliminar a obrigatoriedade destas duas disciplinas em específico)... Mas aí já é uma característica mais pessoal (minha mesmo) de redação, então não considere como regra.
A primeira frase em particular ("
A violência escolar não é uma novidade em nossa sociedade, muito pelo contrário.") está totalmente errada - e incompleta - na concatenação da mensagem! Você apresentou uma afirmação para ser contestada nela mesma (o melhor seria apresentar essa afirmação de forma 'isolada', numa única frase - e seguir para a contestação em uma frase seguinte), e pior: NÃO apresentou os motivos dessa contestação no momento em que objetou!
Ou seja, na estrutura dissertativa, o correto seria "
A violência escolar não é uma novidade em nossa sociedade. Muito pelo contrário: <apresentação de prova da contestação>.". No caso, a frase "
Essa questão está presente há muito tempo[...]"; mas seria mais apropriado que se apontasse um período específico (desde o fim da Ditadura? desde a implementação do E.C.A.?) para deixar a contestação, digamos... mais incontestável! :v
Detalhe é que no terceiro parágrafo o erro gramatical se repete: você 'isolou' totalmente a preposição "
Pois" ENTRE
um ponto final e uma vírgula (seria
aceitável que esta preposição fosse
precedida de vírgula, no máximo, mas SEMPRE deve ser sucedida do restante da frase). Veja que no segundo parágrafo você evitou tal erro magistralmente!
De resto tá belezinha! Introdução, dissertação e conclusão, tudo em seus devidos lugares tanto nos parágrafos quanto no corpo inteiro das redações, garantindo o fluxo dissertativo.
Mais uma vez, não entrarei no mérito dos temas pois o foco do tópico é apenas a capacidade redatorial, e debater os temas seria desvio de tópico.
(Não que eu discorde das suas opiniões... Só um detalhezinho ou outro que me coçaram os dedos de comentar! ~_~')
E... Apesar das dicas do pipocoso [member=MrYoki] serem de grande ajuda, aconselharia NÃO segui-las de forma absoluta - mas sim usá-las como simples orientação! Até porque elas dependem de alguns fatores que variam muito, como tamanho da fonte, da tabulação da página, da extensão do assunto abordado...
Note que, nos textos que você apresentou acima, o meio de publicação usado é um formulário de postagem
de Facebook! Ao transportar essas mesmas redações para um Word - com
formatação ABNT exigida em Trabalho de Conclusão de Curso, por exemplo - o tamanho dos textos seria radicalmente alterado! Logo, as tais "5 ou 6 linhas por parágrafo" que ele recomenda cairiam totalmente por terra, exigindo que você escrevesse mais e mais por parágrafo só e simplesmente para "encher linguiça"!
[hr]
PS:
Google existe, viu?!? E existe até mesmo recomendação do
Senado Federal dentre os resultados do mecanismo de busca orientando pelo uso correto do termo... :serious:
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