Opa, Beleza?
Hoje vou trazer análise de outro jogo Indie que achei navegando pela Steam, um jogo com gráficos simples, mas super dinâmico e divertido. Então vamos lá analisar o jogo Enter The Gungeon. Bom, Tiro é o que não vai faltar nessa análise.
[hr]
1. Introdução
O Game 8-Bits Enter The Gungeon basicamente faz uma fusão entre duas coisas populares, Dungeons (Masmorras de exploração que contém itens, inimigos, chefões, o clichê de jogos de exploração) e Armas, muitas armas. O jogo é classificado como um “Arcade Shooter” que lembra muito jogos de fliperama, mas o jogo não contêm um estilo violento como outros jogos que usam armas de fogo, e sim totalmente ao contrário, o game possui um estilo fofo, animado que pode ser considerado para alguns como infantil, mas é de fato, o objetivo de Dodge Roll(Desenvolvedor do game) era alcançar o público infantil com uma temática de jogos estilo GTAV, ou seja com muitas armas, de vários tipos. Mas como assim um jogo com armas de fogo e armas brancas para um público infantil? Para esclarecer isso vamos aos inimigos do game, as próprias BALAS ou MUNIÇÃO chame como bem entender. O jogo satiriza a violência em outros jogos usando armas de fogo contra a própria munição, conhecida no jogo como BALÚNCULOS. Afinal, o que realmente mata os NPC’s, os inimigos ou matam o próprio player não são as armas certo? São as BALAS que saem das armas!. O jogo atualmente está disponível para Ps4 e na Steam.
[hr]
2. Enredo
Para quem leu até agora pode parecer um pouco confuso, mas vamos a história:
Existe uma lenda contada em toda a galáxia...
Num planeta distante. Existia uma fortaleza sombria...
Até que uma força mortífera rasgou os céus e desceu sobre a fortaleza...
Apesar de ter ficado em ruínas, por entre as cinzas deste local existe um artefato com um poder inacreditável...
Uma arma capaz de matar o passado...
Ao longo do tempo a fortaleza foi reconstruída, e existem alguns que ao escutarem a lenda arriscam tudo por uma nova oportunidade...
Par alcançar o seu objetivo e apagar o que já foi feito eles devem...ENTRAR NA ARMORRA, ou Enter The Gungeon a tradução fica esquisita mesmo.
Resumindo, são aventureiros em busca dá valiosa arma que se encontra nestas ruínas que no jogo é chamado de BALABIRINTO com o objetivo mudar o passado antes da “força mortífera” destruir a fortaleza.
Existe apenas dois diálogos sobre a história do jogo, um no começo e outro no final, mas não irei comentar o desfecho do game, então vamos aos personagens.
Começando pelos personagens principais do jogo:
O Piloto, O Soldado, A Condenada, A Caçadora e O Cultista.
É apenas mencionado o “Nome” dos personagens e suas armas e itens.
O que mais explica sobre o BALABIRINTO e sobre como lidar com os inimigos que vamos encontrar é “Manuel, O Grande” que morreu em um tiroteio na masmorra, ele que explica os comandos básicos do jogo, como atirar, dar cambalhota(A técnica secreta de Manuel para desviar das balas) e como lidar com certos inimigos.
Quanto aos outros NPC’s que encontramos ao decorrer do jogo não vou citar todos, pois eles apenas vendem itens, armas e dão dicas sobre determinado chefe ou inimigo que o jogador irá enfrentar.
Agora quanto aos itens e armas do jogo, é absurdo a quantidade de interações com vários tipos de armas, são tantas que no jogo temos a “Ammonomicom” que é meio que uma Wikipédia de armas.
[hr]
3. Análise Geral
Como eu disse na introdução o jogo tem essa característica única de ser fofinho, mas apresentar um tema violento de uma forma infantil e agradável de jogar, tudo no game tem algo chamativo e carismático, cada inimigo, cada chefe, cada NPC, tudo nesse jogo é único. Enter The Gungeon foi classificado como gênero de aventura e ação pela dificuldade e pela imensa quantidade de armas, itens e mapas para explorar, a trilha sonora do jogo é “frenética” dando ao jogador mais vontade de chegar o mais longe possível no jogo. Enfim, a minha nota final do jogo é:
[9]
O jogo é ótimo na questão da criatividade e nas ideias que o jogo proporciona, mas ainda pode ser repetitivo para muita gente, pois no jogo quando você morre, você volta na primeira masmorra, além de ser bem difícil em algumas partes como chefes ou puzzles.
Para você que curte jogos de tiro, mas quer maneirar na violência e entrar no mundo da fofura, esse jogo é a pedida perfeita para você.
[hr]
O que achou desse jogo frenético? Comenta aí <o/
Atenciosamente, Chespinx
Banner: xHiroshi