[ANÁLISE] Filme: Efeito Borboleta (2004)

Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros da nossa comunidade.

Registrar agora!
Entrou
Nov 25, 2016
Pontuação de reação
3,110
Cubos
98
Um dos filmes que mais me intrigou quando assistir pela primeira. Um dos filmes que quando se assiste pela primeira vez, começasse a se questionar de diversas coisas... Mas assistindo novamente, mudou minha perspectiva da primeira vez.​

Contexto sobre a trilogia de Efeito Borboleta (2004)

O filme segue Evan enquanto ele tenta mudar o passado para melhorar a vida de Kayleigh e de seus amigos. No entanto, cada vez que ele muda algo, isso tem consequências inesperadas dramáticas no presente. Evan logo descobre que mudar o passado não é tão simples quanto parece, e que as consequências de suas ações podem ser devastadoras.

Furo de roteiro:

No meio do filme, ele vai para a prisão por assassinato; quando está lá, ele convence seu companheiro de cela a assistir enquanto ele volta no tempo para demonstrar seus poderes.

Ele volta para quando estava na escola, e enfia as mãos em 2 pontas de metal, empalando suas mãos.

Quando ele volta para o presente, o companheiro de cela fica convencido de repente de que ele tem o poder de mudar a história, pois marcas APARECEM EM SUAS MÃOS.

Isso está completamente fora de sincronia com o conceito do filme.

O final do filme, foi o mais óbvio e na minha visão o mais correto a se fazer.

Evan, viaja novamente no tempo e na festa de aniversário fala para Kayleigh que vai m4t4r todo mundo da família se ela não larga do seu pé. Assim fazendo com que a menina tenha que mora com sua mãe, e não ter que sofrer com abusos do seu pai.

(Existem outros finais para o filme, esse é um dos que o diretor colocou)

Bem, após crescerem Evan está no meio de uma multidão (falando em um telefone) de pessoas e acaba encontrando Kayleigh, ambos só se olham, mas não se falam.

Evan, fez isso para evitar que a interferência dele na vida dela a prejudicasse, e o melhor caminho era deixar ela seguir sozinha sem interferência nenhuma.

O que não gostei do filme:

Além da parte que fugiu do roteiro, é um pouco vago sobre viagens no tempo. Sem contar que as atuações não foram tão boas assim. É um filme 6/10, o diretor se perdeu nessa questão do que é viagem no tempo, acabou se contradizendo.

Uma das frases que mais gostei ditas por Evan foi:

v4XKBBj.jpeg

Não é um dos meus favoritos sobre viagem no tempo, mas é um clássico.

Última edição:
Esse filme é absurdo de bom, eu chamo ele de filme "ATEMPORAL" pode passar o tempo que for, anos e décadas, mas esse filme sempre vai ser lembrado e discutido.

Esse filme é absurdo de bom, eu chamo ele de filme "ATEMPORAL" pode passar o tempo que for, anos e décadas, mas esse filme sempre vai ser lembrado e discutido.

Eu só achei paia sobre o roteiro não bater sobre a questão de viagem no tempo, principalmente na parte que ele é preso. Foge do contexto que o filme prega. Mas lhe faz questionar em muitas coisas.

Eu só achei paia sobre o roteiro não bater sobre a questão de viagem no tempo, principalmente na parte que ele é preso. Foge do contexto que o filme prega. Mas lhe faz questionar em muitas coisas.
Pra mim, são universos alternativos que ele cria viajando.

Sempre que altera o passado o futuro muda.

Novo passado, novo futuro.

Aí eu já vou mais longe quando envolve-se multiverso e realidades paralelas na viagem no tempo, por exemplo na cena da prisão, a unica alteração q ele fez na cela foi ter enfiado os pregos na mão e voltou pro presente com a mão cicatrizada.

Ele criou essa possibilidade e esse cenário, mas se pensar ele podia ter feito qualquer outra coisa também quando voltou no passado pra furar as mãos, podia ter furado os pés, ou os braços e talvez mudasse tudo novamente.

A conversa sobre esse filme pra mim é MUITO AMPLO.

Aliás, além dele criar essas realidades paralelas, ele também invade o corpo e vive a vida de suas contrapartes (ou variantes) dessa realidade.

Usuários que estão visualizando este tópico

Voltar