Olá, bípedes!!
Trago a vocês hoje, mais uma análise. Minhas análises são um pouco extensas, pois gosto de estudar o game ao máximo, então é para os que gostam mesmo. Bora lá.
[hr]
"Overwatch" é um jogo de tiro multiplayer onde duas equipes de seis jogadores se enfrentam em modalidades consagradas, como captura de território ou transportar um objetivo pelo mapa. Os jogadores podem escolher entre 21 personagens, cada qual dotado de poderes e estilo de jogo únicos. Num primeiro olhar, o game da Blizzard Entertainment parece uma colcha de retalhos de boas ideias vindas de outros jogos.
Sim, "Overwatch" é um apanhado de algumas das melhores ideias dos games online, sejam jogos de tiro ou não. A influência de "League of Legends" está lá, nos heróis coloridos e sua mecânica de poderes. Assim como é constante a sensação de que você está jogando uma evolução de "Team Fortress 2", da Valve. Talvez a palavra chave seja exatamente "evolução". O game pega aspectos de sucesso de outros jogos e os combina em algo melhor, colando tudo com o capricho e a personalidade característicos da produtora californiana.
História
O jogo se passa na Terra, em um futuro distante onde muita coisa já rolou: uma grande ameaça pairou sobre o mundo, um grupo de heróis, o tal Overwatch, foi criado e lutou contra outras facções... há toda uma mitologia construída ao redor do game, mas essas coisas ficaram no passado. O Overwatch foi desfeito e seus heróis se aposentaram.
Mesmo deixando sua história em obras derivadas, Overwatch tem motivos de sobra para ser conferido até mesmo se você não gosta muito de game de tiro em primeira pessoa. Sua natureza acessível e complexa ao mesmo tempo leva este jogo para muito além do que se espera de um FPS, trazendo, principalmente, uma personalidade incomum e bem-vinda para este gênero.
Dinâmica
Quando o jogo começa, os membros do grupo estão se reunindo de novo, por motivos ainda misteriosos. Pena que nada disso é mostrado no game, mas em quadrinhos digitais, trailers e curtas de animação - ao menos isso tudo está em português, assim como o jogo. A dublagem segue o padrão de qualidade elevado da produtora de "WoW" e "Diablo".
Além da dinâmica criada graças a estas habilidades, o design de fases brilha, mesmo que muitas acabem parecendo entre si. Todos os cenários contam com uma geografia interessante que ajuda cada personagem a explorar seus poderes de maneiras diferentes, sempre oferecendo rotas diversas para chegar ao objetivo e maneiras diferentes de emboscar seus inimigos. Com o passar do tempo pessoas irão descobrir novas maneiras de utilizar a barreira da Mei para atingir novos locais, ou maneiras diferentes de utilizar o boost da D.Va para atacar os inimigos pelos flancos.
"Overwatch" se esforça para passar toda essa atmosfera super-heróica e futurista, com mapas em vários cantos do mundo e personagens incríveis. São eles que dão o tom das partidas, com poderes variados que permitem criar muitas estratégias, mudando o rumo da partida sempre que alguém troca de herói (o que pode ser feito quase a qualquer momento). Certos heróis são mais fáceis de controlar e apropriados para quem está acostumado com os jogos de tiro atuais. Outros envolvem uma certa prática antes das coisas ficarem divertidas.
Com "Overwatch" a Blizzard provou que consegue se renovar e criar, novamente, um jogo incrível e personagens cativantes. Agora, a produtora precisa mostrar que é capaz de levar esse sucesso adiante e ampliar sua comunidade, seja com mais conteúdo para o game, grandes torneios presenciais ou, de preferência, as duas coisas.
[hr]
Pontos positivos:
Grande deck de heróis.
Mapas grandes.
Trocas de heróis á qualquer momento.
Fácil de aprender a mecânica do game.
Pontos negativos:
Rendição somente em modo competitivo.
Partidas algumas vezes muito rápidas.
[hr]
Análise geral:
Gráficos: 9
Música: 9,5
Jogabilidade: 10
Cenário e mapa: 10
Nota final: 10
Excelente!
[hr]
É isso pessoal. Espero que tenham gostado, e lembrando que os pontos negativos, positivos e análise geral, são com base no que eu achei sobre o game.
Obrigado a todos pela atenção. Até mais!!
Atenciosamente, RodGamerBr.
[hr]
[hr]