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Ooi, tudo bom?
Com o recente lançamento do Remake de Shadow of the Colossus, muitos já começaram as comparações com as versões antigas. Então a análise de hoje será de: SOTC no PS4!
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Assim que Shadow of the Colossus deu as caras pela primeira vez, originalmente lançado para PS2 em 2005, logo o jogo explodiu e colocou Fumito Ueda, seu criador, no topo do pódio. As pessoas depois que se encantaram com o trabalho do japonês, voltaram no tempo e também provaram de ICO, projeto anterior de Fumito Ueda. O game mais recente do desenvolvedor é The Last Guardian lançado em dezembro de 2016, que seguiu a mesma vibe dos antecessores e apresentou algo que atinge fortemente o emocional dos jogadores, mas de alguma forma incrivelmente bem feita, sem precisar de muito.
O gigante Shadow of the Colossus ganhou uma adaptação em HD para o PS3 um tempo depois do lançamento original, e agora em exatos 13 anos após a aparição do título, o mesmo ganhou dessa vez um REMAKE para PlayStation 4 totalmente feito do zero.
https://www.youtube.com/watch?v=8qNxyP6u2Kg&feature=youtu.be
E pode acreditar, o jogo foi totalmente refeito e não deixou de lado sua essência e a marca de Fumito Ueda. Wander está melhor do que nunca e com seu espírito heroico aprimorado, Agro continua muito amigável e ambos apresentam um visual muito melhor do que imaginam.
Sejam bem-vindos de volta à versão para o potente PlayStation 4 do game que, até hoje, é um dos melhores de toda a história da indústria de jogos.
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- Data de lançamento: 06 de fevereiro de 2018
- Gênero: jogo eletrônico de ação-aventura
- Estúdio: Sony Interactive Entertainment
- Desenvolvedor(s): Bluepoint Games, SIE Japan Studio
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A história basicamente gira em torno de Wander, um jovem de aproximadamente 14 anos, que vaga por um mundo proibido em busca de salvar sua amada Mono. A garota que havia sido sacrificada por supostamente obter um destino amaldiçoado é carregada pelo protagonista, que invade as Terras Proibidas procurando uma entidade capaz de controlar a alma dos mortos, assim, podendo conceder o desejo do garoto que era de ressuscitar a jovem. Porém sabemos que para tudo há um preço, mas ignorando todas as barreiras e sabendo que poderá sofrer com as consequências, o menino segue a jornada indo fazer aquilo que lhe foi dito pela entidade misteriosa: ao matar 16 feras gigantes espalhadas pelo mundo, Mono terá de volta a sua vida. E aí a aventura do jovem se inicia.
Quanto ao remake, nada foi alterado na história, o que foi extremamente sensato da parte da Bluepoint. Isso teria tirado completamente a essência do jogo e mesmo que uma pequena alteração fosse adicionada não seria o mesmo.
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Os gráficos do jogo no PS2 já eram considerados o melhor dentre os games da época, por ser exclusivo de um console não muito potente digamos assim. Já agora no PS4 tudo foi trabalhado com muita cautela por parte da desenvolvedora, o hardware foi aproveitado ao máximo para que o melhor do console fosse exposto e aproveitado. E principalmente para quem tem um PS4 Pro, o mais recente, terá uma experiência ainda melhor. Cada feixe de luz, cada sombra, iluminação, as gotas da água..Chegam a doer os olhos de tão lindos, e ainda contribuem para uma atmosfera mais imersiva coisa que o jogo sempre apresentou. Os traços dos personagens estão mais visíveis, como os dedos que agora são separados e podem ser vistos a olho nu, o mesmo aspecto não era nem minimamente notável na versão de PS2. O rosto de Wander também está melhor detalhado, alguns o acharam com cara de ''Chucky'' o boneco assassino, mas bem que se batem por um objetivo: matar.
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Um novo motor foi muito além da simples inovação para o PS3, o uso do HDR também ajudou muito. Agora os tons de clareza são mais visíveis e separados, as texturas dão de 10 a 0 nas antigas e os gráficos estão de cair o queixo no geral.
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O jogo apresenta dois modos para a jogabilidade: o clássico, ou o novo implementado no PS4. Os modos contribuem grandemente com os jogadores que optam por jogar com os controles clássicos, onde Wander é o mesmo garoto um tanto quanto desastrado e sai se matando pelo cenário (*ironia). Já a nova jogabilidade deixa o garoto mais ''firme'' em relação aos movimentos e ações feitas, o que pode mudar um pouco e quem liga muito pro elemento pode ser uma alteração e tanto. O negócio é que esse ajuste está bem melhor, traz um ar de que realmente foi mexido ali e não deixado como estava antes. E vamos combinar que: por mais que o estilo desastrado de Wander fosse bem natural, original e bacana, atrapalhava muito em algumas ocasiões. Ressaltando que não foi uma mudança de ''uau, mudou muito!'', apenas foi alterado esse aspecto dos personagens, e bem pouco.
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Os sons, como sempre estão magníficos, não existem mais palavras de elogio para a orquestra desse jogo. É algo que jamais veremos em outro jogo, uma orquestra que combina totalmente com o clima, cenário, inimigo, tudo. E outro lado do jogo que ajuda em um dos seus pontos fortes: a imersão. Em um terreno totalmente deserto sua única companhia é Agro, sua égua (ou cavalo para os fãs nutella q) que quase em todos os momentos está com você. O único som que ouvimos quando fora de combate são os passos das cavalgadas de Agro e as águias que nos seguem (que por sinal são muito importantes sendo uma obra de Ueda). Já quando entramos na arena do certo Colosso, a trilha sonora se inicia, e acredite; é sempre uma melhor do que a outra! Mas não dá pra dizer qual é a melhor de todas, é impossível, todas são espetaculares.
Minhas preferidas:
1
https://www.youtube.com/watch?v=-2YUEvWJYnw
essa é minha preferida das preferidas, toca no fim do jogo quando finalmente acabamos com Malus, o último colosso. Essa trilha mexe com os sentimentos, é impossível não chorar só de ouvir (pelo menos pra mim ;-
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2
https://www.youtube.com/watch?v=QzbvcsNPEEE
Demise of the Ritual toca quando entramos na arena do último colosso, o décimo sexto, apelidado de Malus pelos próprios fãs da obra. Certamente o ''chefão'' supremo que possui a aparência mais ''sinistra'' dentre todos os seus amigos ''empedrados'' se é que me entendem. E ESSA TRILHA SONORA É MUITO BOA.
3
https://www.youtube.com/watch?v=rd-rZmR6VRI
esta claramente dá um clima de nervosismo total quando estamos no meio da batalha, eu mesma já sofri demais com o desespero quando essa trilha se iniciava e o bicho não tinha morrido ainda.
4
https://www.youtube.com/watch?v=sr2nK06zZkg
uma das mais conhecidas e lembradas sim ou claro? Se você já jogou Shadow of the Colossus e não se lembra desta OST pode se considerar um fã iniciante.
Eu poderia ficar o resto da vida falando das músicas desse jogo, mas acho que é meio exagerado.
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- Inovador
- Gráficos magníficos
- História sem igual
- Imersão que não tem pra ninguém
- Faz o jogador dividir sentimentos com o protagonista
- Cenário incrível
- Sensação espetacular
- Músicas sensacionais
- Nenhum durão fica sem chorar
- Melhor jogo da história 
![[IMG]](http://i.imgur.com/gDnpGoo.png)
- Famosos bugs inesperados pelo cenário
- Alguns colossus têm uma batalha ''simples'' em relação aos outros. Não é algo fraco, mas é algo que não se ''encaixa'' no padrão ''alto nível'' de Shadow of the Colossus.
- Nem todo mundo tem PS4 :C
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História: 10
Gráficos: 10
Jogabilidade: 9.8 (sim)
Imersão: 10
Diversão: 10
Acesso: 8 (PS4 ¬¬)
Personagens: 10
Nota geral: 9.9
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E aí, gostou? Desculpem pelo alto nível de ''Thalita sendo Thalita'' na análise. É algo que não consigo evitar em relação ao meu título favorito 
Então foi isso e até a próxima queridos!
Fonte(s):
meu conhecimento mesmo, e: 1
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![[IMG]](https://i.imgur.com/XvIEUHz.png)
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