Olá pessoas, como vão?
Hoje trago uma análise sobre um jogo que gerou certa polêmica há mais ou menos uma década atrás, Sonic The Hedgehog (2006)
[hr]
Sonic The Hedgehog, ou também mais conhecido como Sonic 2006, Sonic 06 ou Sonic Next-Gen é um jogo lançado para Xbox 360 em 14 de novembro de 2006 e mais ou menos um mês depois, em 21 de dezembro de 2006 para PS3. Nele, você pode controlar o Sonic, Shadow ou Silver, passando pelos mesmos lugares com métodos diferentes para cada personagem.
A história se passa na cidade fictícia de Soleanna (inspirada em Veneza, na Itália) e os vilões principais são o Dr. Eggman, Mephiles, Solaris e Iblis Trigger. Também há a introdução de alguns personagens novos, como o próprio Silver The Hedgehog, Blaze The Cat, a princesa Elise e os vilões, exceto o Dr. Eggman que está presente desde o primeiro jogo da franquia.
Ele foi criado também para comemorar o aniversário de 15 anos da franquia, que começou em 1991.
[hr]
A história em si é bem construída e um tanto completa, contando e mostrando bem a história principalmente dos novos personagens. Nesse jogo, Sonic está no mundo dos humanos e interage com eles, principalmente com Elise, uma das personagens principais e bastante importante para o jogo.
A história é contada pelas inúmeras cutscenes que existem no jogo, em geral são um pouco demoradas e muitas pessoas tem uma impressão de que é praticamente um filme jogável.
[hr]
A SEGA e a Sonic Team fizeram um investimento pesado no game com várias divulgações e trailers incríveis e sempre dizendo que a partir desse jogo, a série passaria por um "renascimento", já que os últimos jogos de Sonic não foram tão grandes e também não fizeram um sucesso estrondoso como eram os primeiros da série.
Infelizmente, parece que as coisas não deram tão certo para a SEGA, a começar que o jogo não foi feito nem dirigido pelos criadores originais, embora a equipe de desenvolvimento seja a Sonic Team, não tiveram o idealizador de tudo lá.
Aliado a isso, um tempo curto para desenvolve-lo (pois tinha que estar nas lojas até o final do ano para pegar a época de vendas do Natal) fez com que o jogo saísse incompleto, com inúmeros bugs e glitches. Além disso, muitas pessoas sentiram-se como se estivessem jogando um jogo em fase "beta" ou incompleto, o que fez com que o jogo tivesse uma das piores notas de toda a franquia, alcançando apenas 48 de 100 no Metacritic.
[hr]
Se existe uma coisa que se salva (e muito) nesse game além da história é sua incrível trilha sonora que foi muito bem trabalhada e muito bonita até hoje, com músicas como "His World" e "Dreams of an Absolution" entre outras.
[hr]
Como se não bastasse todos os problemas técnicos do jogo, muitos o acusaram de possuir zoofilia em várias partes dele, pois em muitas cutscenes, se induz um romance entre Sonic (um ouriço) e a princesa Elise (uma humana). Essas acusações foram principalmente na cena onde, para reviver o Sonic, Elise o beija, o que ocasionou na revolta de muitos fãs.
[hr]
Por fim, o jogo não teve um número de vendas esperado pela SEGA, porém sim, foi até vendido bem em algumas partes, entrando até para o Platinum Hits do Xbox, principalmente por causa do hype que foi criado.
O jogo foi considerado um dos motivos para a decadência da franquia nos últimos anos e muitos o consideram como o pior jogo do Sonic feito até hoje, já outros consideram Sonic Boom.
[hr]
Bom gente, espero que tenham gostado dessa minha análise sobre o Sonic 2006.
Comentem o que acharam e até a próxima.
Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=k4Vx94FxSNM