Vai continuar tentando mesclar o significado de política com o de economia? Um golpe de Estado é um golpe político ou é um golpe econômico? Se eles mexem na economia de mercado DEPOIS de efetuado o golpe político são ooooutros quinhentos...
Aqui:
Um Estado que garante fortemente "um estado de bem-estar expandido que provê alto nível de segurança a seus cidadãos" é um Estado fortemente baseado em POLÍTICAS
socialistas - voltadas ao social. Se tá achando ruim, então renuncie a FTGS, Previdência, sanitarismo, e até mesmo aquela vaga que você pretende tentar em faculdade pública quando terminar o Ensino Médio.
Aliás, mete logo o pé da escola pois garantir um ensino PÚBLICO (mesmo que de bosta como é o nosso) é uma POLÍTICA SOCIALISTA!
Ué! Agora tu DEFENDE Marx? Decida-se, cabra!
Marx era filósofo. FI-LÓ-SO-FO. Tal qual o Fernando Henrique Cardoso e os diplomas Honoris Cavsa dele na Sorbonne, pregando os ideais dele em palestras mundo afora e tals...
Sim. Marx SABIA que o Comunismo precisava de um monte de requisitos significantemente frágeis para funcionar e que um deles quebrado e o "castelo de cartas" viria abaixo. Claro que não percebeu isso de imediato quando ele formulou a Teoria do Comunismo - e ainda, assim como várias teorias filosóficas, ele certamente esperava que outros depois dele aprimorassem os conceitos. Se você é um MÍNIMO informado sabe que isso aconteceu com várias outras teorias, inclusive científicas "de fato", como Evolucionismo, Gravidade, Heliocentrismo e tantas outras... Até mesmo o dispositivo eletrônico que cê tá usando pra escrever tudo isso (suponho que seja um computador) não foi criado do jeito que está em suas mãos em um 'plim' - senão não existiriam tablets e smartphones também...
Ahhhhh... AGORA cê pegou o espírito da coisa! Talvez não por completo, mas pegou! ^_^
Realmente! Não tem como falar de um sem falar do outro. Mas eles AINDA são coisas distintas.
POBREma é que, junto com o surgimento da economia em si, também já tinha surgido essas paradas de liderança do bando e tals que - enquanto o conceito econômico evoluiu pro Capitalismo, o conceito de lideranças evoluiu pra Estado. Em paralelo!
E acontece que hoje algumas coisas do Capitalismo PRECISAM sofrer interferência do Estado, ou descamba de vez!
Exemplo? Segurança pública! Numa sociedade totalmente AnCap (Anarco-Capitalista), a segurança é provida simplesmente por quem se dispor a oferecer o serviço. E quem oferece o serviço vai atender à quem pagar mais...
Resultado? Você paga a alguém pra te proteger, outra pessoa paga mais pra esse mesmo protetor pra te DESproteger, e voilá! Além de ficar sem grana nenhuma você é atacado por alguém que esperava confiar!
Aliás, isso até já existe e tem nome: milícia! Basta ver como é a vida em lugares tomados pelo tráfico...
E é aí que entra a diferenciação entre POLÍTICA socialista e REGIME ECONÔMICO socialista.
A política socialista tenta distribuir ao máximo sua influência nos assuntos onde o Estado normalmente deve (ou pode) intervir, normalmente em pról do social (por isso os nomes "socialista", "socialismo") ; enquanto a economia socialista - essa sim - acaba com o livre mercado e (supostamente) distribui os bens (mais uma vez, supostamente) entre todos.
Pequenos detalhes, grandes diferenças!
Tá! Fontes.
Vou ser direto e sucinto agora. Passarei dois links da SuperInteressante que abordam bem esse assunto - inclusive comparando Brasil e Noruéga e outros países nórdicos.
Acredito que esses artigos - ainda mais juntos - falem por mim com sossego. Só espero que você leia!
E sim: no geral acho a Super meio "fraquinha" nos dias de hoje (década de 80 a revista era O bicho!), mas ainda assim ela dá umas boas bolas-dentro, e sinceramente considerei esse o caso!
Sem mais, vamos aos links:
http://super.abril.com.br/comportamento/quanto-custa-um-pais
http://super.abril.com.br/comportamento/reforma-tributaria-carga-pesada
PS: Na tributarização brasileira que cê apresentou - copiada da Wikipedia, eu entendo (dica: normalmente a em inglês é ainda mais confiável) - tá faltando ainda um monte de coisas: ICMS, IOF, ISS, contribuições sindicais em geral...)
Lembrando que sou técnico em administração. [emoji14]
Clique para expandir...