Todas as ditaduras oprimem qualquer prática na qual fará uma pessoa pensar. Regime de direita não é para todos, só aqueles que possuem oportunidades, mas aqueles que não possuem nunca serão nada na vida. Políticas de direita não é para todos, é para quem pode. Por isso políticas de esquerdas são melhores, pois a esquerda quer sempre e pensa sempre em todo o povo, se eles terão oportunidades para ser alguém na vida.
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Sendo assim, a idéia difundida pela Escola Nova na década de 20, de que a Sociologia no ensino “secundário” serviria para a formação de indivíduos com capacidade de questionar, investigar e compreender a realidade social foi, decerto, assaz para que as autoridades educacionais dos regimes ditatoriais decidissem pelo seu alijamento.
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[SIZE=10pt]Deste modo, fica claro que a disciplina de Sociologia no período ditatorial era, para as autoridades, mais do que desnecessária, era impertinente, indesejável". Espaço acadêmico: [/SIZE]
http://www.espacoacademico.com.br/006/06sociologia.htm
"na madrugada de 1º. de abril de 1964, o qual assumiu a forma de ditadura militar como exercício do poder; depois discorre-se sobre a política educacional do Regime com destaque para as reformas empreendidas na educação básica pela lei nº. 5.692/71; em terceiro, aborda-se o carácter da disciplina filosofia nesta lei, supracitada, a partir da qual o currículo do ensino secundário passou a não mais contar com o oferecimento da disciplina filosofia como componente curricular, discute-se sobre as razões que levaram à sua retirada do currículo, seria por razões de ordem burocráticotécnica ou isto foi devido ao seu caráter crítico?"
PDF: http://www.ensaiosfilosoficos.com.br/Artigos/Artigo10/ALVES_D_O_ensino_de_filosofia_nos_anos_de_repressao_pos_1964.pdfClique para expandir...