1. Tortura e Ausência de Direitos Humanos: Pessoas não podiam pensar, as que pensavam ou eram exiladas ou eram mandadas para fora do país. Grupos de 6 amigos conversando, seja eles estudantes, era separados pela polícia por medo de haver revoltas.
2. Censura e Ataca à Imprensa: A imprensa não podia divulgar nada e nem mesmo se manifestar sem sofrer as mesmas consequências de opressão.
3. Amazônia e Índios sobre Risco: Na ditadura o governo vendeu terras para a população a preço de banana, em troca disso exigiu que as terras fossem desmatadas pelo menos 1/3.
4. Baixa Representação Política e Sindical: Não havia política, havia porrada.
5. Saúde Pública Fragilizada: Pessoas não tinham nenhuma assistência de nada, somente para ricos.
6. Linha dura na Educação: Ensinar não é mostrar conteúdo, ensinar deve ser ensinado, somos pessoas e cada pessoa aprende de uma forma. Jovens que nasceram em culturas onde pais nunca influenciaram ele a pegar um livro na mão, quando ele entrar na escola dificilmente saberá a importância do estudo. Sem contar que na época você não aprendia, você reproduzia, como uma máquina. Sem direito de pensar, a área da educação fora extinguida do mundo acadêmico, como tirar a filosofia e sociologia do meio.
7. Corrupção e Falta de Transparência: Corrupção nem se fala, até hoje existe dívidas públicas que começaram na ditadura.
8. Nordeste mais Pobre e Migração: Um dos motivos para a quantidade de pessoas nas favelas. Nordeste um lugar esquecido na época, fazendo as pessoas saírem de onde moravam, para tentar comprar um pão para os filhos.
9. Desigualdade: Apenas ricos tinha capacidade de algo melhor, de serem alguém. Pobre ficaria pobre, sem direito a estudo, condições de trabalho, saúde etc.
10. Precarização do Trabalho: As pessoas trabalhavam mal e recebiam merrecas, e se achassem ruim iam para a rua ou apanhavam.
"Será que no capitalismo de direita,o segredo do sucesso não seria o esforço?Você estudar para ter um bom emprego?"
_ Primeiro, um país de direita, escolas privadas custam quase um salário mínimo, fora pagar transporte, isso só para fazer o jovem ir para a escola, sem contar que ele tem que comer, tem que se vestir, comprar alimento, material escolar, higiene, saúde etc. Sem contar que pessoas miseráveis não conseguiriam estudar, pois os pais não possuem condições de pagar os estudos, e para conseguir um bom emprego deve-se ter os estudos, fazendo com que eles tenham que pagar saúde privada, comida, vestes etc, sem nenhum auxílio do governo. Meritocracia em um país pobre não funciona. Ter vontade de estudar vivendo em uma cultura onde nenhum pai apoia os estudos ou lê pelo menos para seus filhos dificilmente fará com que os filhos tenham interesse em estudar, pois suas culturas foram feitas assim. Quanto a um filho de rico, que teve acesso a internet, tv por assinatura, leitura, esporte, lazer, saúde, terá mais vontade para estudar, enquanto o pobre está trabalhando para comprar suas coisas, dificilmente terá vontade de estudar, pois isso não faz parte de sua cultura.
"Cara,pare para pensar e olha a situação dessas 3 coisas hoje em dia,educação não é a das melhores"
_ A educação está melhorando a cada ano meu caro. Antigamente educação era apenas para rico, pobre se contentava ser pobre, pois estudar era apenas para ricos. Hoje educação não está desejável, mas ela já chega para todo mundo. Hoje temos UFSC e IFSC, sem contar de 5 a 10 escolas por município, coisa que na época da ditadura estavam apenas interessados em construir estradas.
"você chega no hospital de grandes cidades,na capital do meu estado por exemplo,tem gente pra caramba nos corredores".
_ Antigamente as pessoas morriam sem mesmo ir aos hospitais. O problema que há mais pessoas do que o Governo Federal pode bancar. Mas eu nunca fui a um hospital e tive que pagar por tratamentos, já fiz uma tomografia que custava 400 reais e não paguei nada! A Saúde aqui não atende a todos, mas pelo menos ela salva o quanto puder, enquanto nos EUA, o miserável continua sendo miserável. Pagar 150 mil reais em um soro de veneno para cobra não é para qualquer um. Nem mesmo um faculdade simples de 40 mil reais ao ano.
Há muita bandidagem porque há muita desigualdade social, países que investiram em políticas públicas possuem menos crimes. Pois criança que nasce no meio do lixo, dificilmente verá em sua vida a importância da educação. E direitos humanos é para todos, não é para defender bandido, e sim o cidadão. Se a lei pune pessoas quem pratica violência, é hipocrisia um policial praticar violência, não vivemos em um país onde é olho por olho, dente por dente. E sim, jovem que cresce no meio do crime, dificilmente será advogado, DIFICILMENTE! Portanto é sim uma questão social. O que temos hoje, é bem melhor do que antigamente. O problema que vivemos hoje é devido às dívidas públicas, dívidas de investidores, que financiam uma grande quantidade de dinheiro para o governo, para ele fazer sistemas públicos, por isso esses sistemas públicos aumentaram no Brasil, essas dívidas aumentam a cada ano, principalmente devido aos autos juros, essa dívida começou na ditadura. O FHC por exemplo quebrou o país 3 vezes. A corrupção nem chega perto de ser o problema, o dinheiro roubado não é nem 10% das dívidas públicas. Aliás, se o problema fosse o atual governo, e dizer que ele rouba, então não faria sentido algum, pois não sei se reconhece, mas há uma lei que deixa livre a qualquer cidadão, caso queira, exigir quando quiser, o relatório econômico de qualquer sistema público, ou seja, se você ir em qualquer escola pública, ou câmera dos vereadores, e você pedir, eles tem total obrigação de te mostrar os relatórios de gastos públicos. É hipocrisia dizer que um governo rouba, mas inventa uma lei que somos livros para saber todos os gastos do país, facilitando as investigações de corrupção.
"O filme Matrix lhe ensina muita coisa. Você está tão condicionada ao sistema, que você irá querer ficar nele e até mesmo defender este sistema, pois as pessoas possuem uma ignorância e vivem bem da forma em que estão. Por isso islâmicos matam, e para eles não deixam de ser pessoas boas, por isso ladrões são ladrões, por isso cristãos são cristãos. Você será outra coisa quando você obter conhecimento seja direitamente por curiosidade, ou indiretamente, como em debates como esse. Você terá escolhas livres quando tiveres conhecimento pleno sobre algo, não da para eu defender uma religião como verdade absoluta se eu não conheço as outras. Sobre os bandidos, eu não os defendo, eu defendo que deve existir sistemas que diminuem a desigualdade social e aumento de sistemas públicos de qualidade para impedir que essas pessoas se tornem bandidas. Assim como as pessoas devem procurar conhecimento para entender se suas escolhas são as certas".