Eu, como jornalista do fórum, tenho o dever de fazer trabalhos para o fórum, sejam eles notícias, matérias, entrevistas ou concursos, sempre mantendo a qualidade dos mesmos. Eu já fiz isso por muito tempo, já estou na equipe do jornal fazem meses. Cumprindo meu dever, eu tenho direito de reclamar quando o trabalho que exerço é mal-reconhecido pelo que apelidei de Cultura do Cubo, que consiste no comportamento dos membros diante dos tópicos do jornal, que se estende a todos os setores do fórum, porém mais intensamente na área de jornalismo. Há tempos foi instalado um sistema de cubos aqui no fórum que consiste em um esquema de pontos, conquistados de acordo com sua participação no fórum. Esses pontos são gastos em premiações nos servidores e no fórum. Um sistema muito interessante, porém, assim como ocorre na política, todo sistema é ideal, porém a prática desvia totalmente da teoria por variáveis que não foram consideradas ou bem explicadas na mesma. O sistema foi criado com a intenção de melhorar o movimento do fórum, o que foi conquistado, mas também foi criado para uma mais saudável convivência entre os usuários, já que, sendo premiados por suas postagens, as mesmas seriam mais construtivas. O que ocorre na prática é totalmente diferente, e eu como jornalista noto com MUITA força esse desvio. A Cultura do Cubo é o sistema na forma prática. É uma máquina de fazer cubos, não uma máquina de fazer posts construtivos e desenvolver construções saudáveis no fórum (ainda por cima premiadas) como na teoria. Dentro desse modelo de comportamento que noto nos membros do fórum, existem vários níveis e funções, cada um contribuindo para movimentar esse gerador de cubos. O foco de um fórum são discussões saudáveis e construtivas, e a ideia de um sistema de premiações é, além de aceitável, elogiável. Porém ele só contribui para o total desvio do foco teórico do fórum, por isso deve ser descontinuado. Acabar com os cubos? É óbvio que isso é muito radical para um sistema que já está gigante. A questão é que é um sistema que precisa URGENTEMENTE de reformas, pois, eu como um amante desse fórum, estou lamentando como os membros ignoram o foco daqui apenas por alguns milhares de cubos. Os cubos deturparam tanto a visão dos membros em relação ao fórum que alguns serão capazes de chegar aqui e dizer que não tenho razão e que minha função é somente contribuir, caladinho, pros outros ganharem mais cubos. Pelo fim da Cubocracia. Atenciosamente, [member=OwenWinner]
Não concorda com o que eu disse? Obrigado por se expressar. Incomodando quem mais se aproveita da Cultura do Cubo eu percebo que estou no caminho certo. Seu comentário será denunciado também, pois não é permitido comentar apenas com "mds", "flw", "vlw"...
Precisa de reformas mesmo, seria melhor ou muito radical que só ganhasse cubos para posts/tópicos com curtidas, porque ninguém sai curtindo qualquer coisa no fórum, só vão curtir as coisas que realmente gostaram.
Muita gente não tem condições de comprar vip,ou até mesmo os pais não deixam,os cubos dão a chance desses players comprarem vip,dai tu vem reclamar que as pessoas cubam,pelo amor né.
Eu concordo com a parte de ter reformas, mas não com a retirada. Realmente a situação do fórum esta horrível, as pessoas muitas das vezes postam coisas sem sentido, por exemplo: chegar em um tópico do jornal e dizer, ''ótima matéria''.. ai me dizem ''Ah mas na area do jornal é normal dizer isso'' claro virou normal as pessoas colocarem qualquer coisa em qualquer tópico, mas ainda não é isso, eles colocam esse ''ótima matéria'' e as vezes nem é uma MATÉRIA. Isso acaba com o fórum, pois assim como disse antes (em um tópico seu alias) isso desmotiva todos os jornalistas, designers, e qualquer outro membro do fórum, pois nao tem o reconhecimento que deseja.
Meu amigo, gostei que citou essa questão da condição financeira. Mas, você entra na falácia dos "fins justificam os meios"... Não é só por causa da infeliz condição financeira, que leva a pessoa a optar pelos cubos, que ela pode sair fazendo qualquer coisa pelos mesmos, como ocorre no fórum. Os meios não podem ser morais e anti-éticos. Olha, retirar os cubos é muito radical... eu sei disso, por isso nem propus isso como solução final no tópico. Mas, na questão de ser descontinuado, me referi ao sistema de cubos como essa gigante máquina de posts inúteis, que não agrega nada a ninguém.
Tu quer que comecem a punir quem comenta "boa matéria,boa entrevista,boa notícia",é isso que eu entendi?
ah sim, desculpa a pergunta, mas é que achei que você teria uns 19 no minimo. Você consegue colocar muito bem as palavras, se expressar de uma forma clara. Deixa eu chutar, você quer fazer Direito?
Bem, aí chegamos em um ponto delicado. Essa discussão começou dentro do jornal mesmo, mas nós chegamos a conclusão que não podemos julgar quem comenta "boa matéria", "boa entrevista" direto, pois, certamente estaríamos correndo o risco de julgar e punir alguém erroneamente. Mas, já que não podemos fazer isso, fica muito delicado punir quem comenta isso: pode ser que quem faz isso leu e achou a matéria boa mesmo, mas nós sabemos que a maioria dos que fazem isso nem leu direito o tópico. A questão que quis trazer é como o fórum se tornou um gerador de cubos e não de agregações pessoais, e como interromper isso. Punir? Educar? Se for punir, como? Olha... eu já pensei em Direito sim, me interesso pelo mesmo... mas tenho outras áreas interessantes a tentar seguir uma carreira profissional.
Concordo com algumas coisas citadas nesse tópico. Existe membros aqui do fórum que são assim, eles abre um tópico não faz a questão de ler o que está no tópico e já comenta, ou lê pouca parte e já faz comentário ''inútil''. Mas se fosse pela parte de retirar os cubos muitas pessoas provavelmente vão parar de utilizar o fórum, isso é bem óbvio. Creio eu que muitos membros estão tão viciados nesse sistema de cubos que não sabe o que estão comentando ou fazendo.