Muito provavelmente você já se deparou com algum vídeo onde uma musiquinha agradável toca de fundo enquanto um GIF hipnotizante prende sua atenção à tela. Geralmente carregando um pesar de solidão, alívio, nostalgia e outros sentimentos que mexem com o nosso estado de espírito, o Lo-fi é um gênero musical que tem se expandido e conquistado novos ouvintes a cada dia. Seu surgimento se deu na década de 80, quando o DJ William Berger, que tinha um programa de músicas caseiras em sua rádio, passou a divulgar estes trabalhos amadores, e, portanto, de "baixa qualidade". Termo que em inglês significa "Low fidelity" e abreviado, se dá como: "Lo Fi". Justamente por atingir este ponto de "fácil produção", foi que se deu a criação em massa de músicas que particularmente, eu vejo que tem uma qualidade enorme, talvez não em seu processo de desenvolvimento, mas nos sentimentos que a música consegue transmitir. De acordo com a Wikipedia: "O Lo-fi é reconhecido atualmente como Lo-fi Hip Hop que é basicamente o antônimo do famoso gênero musical Hip Hop com notas e sons geralmente menos agressivos. Esse novo estilo musical tem uma "fanbase" relativamente jovem em torno dos 13 a 25 anos de idade, sendo um gênero que entrou recentemente em ascensão no mercado das musicas." Existem inúmeras playlists no Spotify carregadas de sons do gênero e, muito acessadas, por sinal. Outro grande portador e distribuidor de obras exclusivas é o SoundCloud, plataforma que muitos músicos amadores (ou não) publicam seus trabalhos. Ela, além de também ser uma rede social, é muito conhecida por conter ferramentas únicas, como os "comentários cronometrados", onde o usuário deixa sua mensagem no minuto e segundo específico da música, além das clássicas aparelhagens de reposts, listas de reprodução, seguidores e downloads digitais. (Inclusive super recomendo). Logicamente o Lo-fi também está na maior plataforma de vídeos do mundo, o Youtube. E é justamente nesta que o estilo musical tem se propagado. No Youtube o Lo-fi ganhou ainda mais força para se transformar em um verdadeiro "estilo de vida". Com suas obras ilustradas por GIFs, muitas vezes de animes, cenas nostálgicas de vídeo games ou relacionadas à infância ou, ainda, à solidão, a obra passou a transferir ainda mais da intimidade de seu criador, revelando seus sentimentos e reflexões. Ainda no Youtube, é possível encontrar rádios 24 horas de Lo-fi. Elas possuem músicas selecionadas (e muito boas) do estilo, onde além dos artistas e dos nomes das obras, novos sentimentos nos são apresentados. As rádios Lo-fi são muito escutadas quando se quer estudar ou, até mesmo, pegar no sono. E como sugere a descrição, elas não param de tocar músicas, inclusive, algumas estão no ar a mais de 2 anos. Vejo que o Lo-fi funciona como uma forma de meditação. Ele nos faz refletir e relaxar, leva os ouvintes para "outros mundos" e é capaz de distrair ou acalmar alguém facilmente. Por esse motivo alguns usuários da internet o consideram, até mesmo, uma das "maravilhas do mundo". O Lo-fi tem uma grande missão de nos englobar em uma atmosfera utópica, totalmente contrária ao mundo em que vivemos e que é repleta de paz. Mas apesar de sua boa fama, noto que o estilo musical é utilizado para "fuga da realidade" com bastante frequência e a busca por melhores momentos durante as músicas se torna um grande vazio existencial, mesmo em seu decorrer. Acontece que o Lo-fi, por mais acolhedor que seja, dá uma impressão de vazio, de solidão. Tanto pelos beats calmos e bem compassados, quanto pelos sons de fundo, como vozes, gritos e risadas de crianças que remetem à infância. De toda forma, o Lo-fi é uma mistura confusa de sentimentos. E os GIFs, genialmente utilizados para completar o som, são grandes pedaços de histórias que vão se desenvolvendo e nos curando ou ferindo cada vez mais ao decorrer da própria melodia. E eu escuto Lo-fi todas as noites para dormir. Quando tenho insônia ou estou preocupado consigo me acalmar e "flutuar" pelo meu quarto. Claro, em uma linguagem figurativa. De toda maneira vejo o Lo-Fi como uma inspiração. Não apenas a música, mas os gifs e todas as histórias que surgem em minha mente quando aprecio esta obra tão magnífica. Como agora, sentado com meu notebook no jardim de casa, olhando o vento se chocar contra as rosas que minha avó plantou e sentindo o cheiro da terra molhada tomar conta de mim. Uma coisa também muito bacana é a versatilidade da "comunidade Lo-Fi" e, como exemplo de tal, cito a união com o Vaporwave, um outro estilo musical surgido em 2010 e que demonstra uma fascinação pela cultura retrô, entre os anos 80 e 90. Este possui influência de vários gêneros, como o lounge, o jazz suave e as músicas de elevador. Sim, músicas de elevador kkkk. Um dos focos do Vaporwave é a crítica ao comunismo e a cultura popular e, também por este motivo, apesar de bem estranho, não seria muito difícil de imaginar que alguns brasileiros da zoação fizessem um Vaporwave do Bolsonaro: Além de tudo, existem versões em Lo-Fi de outras músicas muito conhecidas por aí, também chamadas de sample. Como as do Tim Maia, "Burguesinha" do Seu Jorge, diversas MPBs e tantos outros sons que só enriquecem cada vez mais com suas novas versões. Para concluir, admito que apesar de não ser um dos seus maiores fãs, assumo que o Vaporwave do atual presidente da república ficou realmente bom. Claro, a partir do momento em que ignoramos o contexto das mensagens emitidas pelo mesmo com as vozes no fundo do som e levamos tudo pelo lado melódico e cômico da situação. Primeira versão postada: 01/07/2019 | Local: Matérias. Todos estes banners maravilhosos: yDudz | Linhas: Autores desconhecidos. Fontes: Lo-fi (gênero musical) - Wikipédia. | O que é Lo-fi Hip Hop? - Minuto Indie. | Lo-fi Hiphop | E o Estrangeiro de Albert Camus - Quadro em Branco. | Vaporwave - Wikipédia.
Cara eu sou completamente apaixonado em lo-fi, ultimamente tenho passado 98% do meu tempo vendo vídeos lo-fi. è uma sensação completamente gostosa de se presenciar!
Simplesmente incrível Lynn. Tava guardando essa análise pra ler bem devagarzinho, porque realmente é algo fantástico. Super amei demais, sempre fazendo um ótimo trabalho <3