Feito por: [Member=TwixGirl]
Olá, pessoal!
Estou trazendo aqui uma matéria sobre a primeira e segunda gerações de consoles.
OBS: Serão feitas também outras matérias sobre as demais gerações, por membros de nossa equipe.
[hr]
=PRIMEIRA GERAÇÃO=
A primeira geração de consoles de vídeo-game se dá no período entre 1972 e 1977. Seus principais consoles eram o Magnavox Odyssey, que inclusive ganhou notoriedade aqui no Brasil, com comerciais em português e o clássico Pong que é considerado o avô dos games. Outros consoles também fizeram certo sucesso, como o Coleco Telstar, mas os principais eram o Odyssey e Pong.
Esse é o Magnavox Odyssey
O Odyssey foi criado por Ralph Bear e foi o primeiro console de mesa de toda a história. Ele tinha apenas 4 jogos, mas era possível comprar mais 12, que vinham em placas de circuito que alteravam como o console funcionava e garantia mais horas de jogo. A tela dele era monocromática e, para tentar deixar a jogatina um pouco melhor, ele vinha com uma espécie de adesivo que colocava-se na tela da TV para se parecer mais com a realidade, embora não pode se comparar com a tecnologia dos dias atuais. Aliás, para se poder jogar em um Magnavox Odyssey era preciso ter uma televisão da própria Magnavox, então mesmo que você comprasse o console, não poderia usufruí-lo se não tivesse uma TV Magnavox e isso fez com que as vendas do console caíssem muito.
O vídeo-game também tinha várias versões que foram lançadas depois, porém sem o mesmo sucesso que o primeiro conseguiu alcançar.
Console do Pong
Também não podemos esquecer do Pong, a invenção de Nolan Bushnell que revolucionou a indústria de jogos para sempre. Esse é um dos primeiros jogos já criados e fez bastante sucesso principalmente no Japão e nos Estados Unidos.
Acho que todos aqui já jogaram Pong, mesmo que não fosse o original, e sim variantes que são encontradas em vários sites de jogos online, até mesmo para passar o tempo jogando contra o PC ou contra um amigo seu. Pois saiba que esse joguinho tão simples conseguiu emplacar na venda de 150.000 unidades do Pong e fez com que a Atari abrisse uma fábrica só para fabricar o console.
Vendo a total semelhança que Pong tinha com seu console, Ralph Bear processou a Atari e ganhou. Agora, quem quisesse fabricar variantes desse jogo era obrigado a pagar royalties. Porém, outros clones surgiram e não foi possível contê-los.
Outro console que também fez sucesso foi o Coleco Telstar, que era bem parecido com os dois primeiros que falei aqui, mas tinha um diferencial um tanto curioso: ele foi o console mais barato da história, custando apenas 50 dólares e isso se deve por causa de seu chip, que, embora fosse poderoso, também era muito barato.
Esse preço fez simplesmente com que o Coleco Telstar passasse o Pong e o Odyssey, o tornando o console mais vendido da primeira geração e o vencedor dela, obviamente.
A geração teve seu fim com a chegada dos microprocessadores, assim dando início à segunda geração.
[hr]
=SEGUNDA GERAÇÃO=
A segunda geração de consoles foi uma das mais decisivas e determinantes de todas as geração. Suas consequências são sentidas até hoje e mudou completamente o mercado de games, que ainda estava engatinhando.
Apesar do Coleco Telstar da geração passada ser muito barato, era uma exceção. Os outros consoles eram geralmente caros e inacessíveis para a maioria das pessoas, até por ser uma tecnologia nova na época. Já na segunda geração, isso foi mudando, os consoles começaram a se tornar mais populares e baratos e agora, muitas pessoas preferiam ter um console do que ir em fliperamas, mas esses ainda eram muito populares.
Quando pensamos em segunda geração, quase 100% das vezes se pensa também no clássico dos clássicos Atari 2600. Ele marcou várias gerações que cresceram jogando nele e é lembrado até hoje, provavelmente será lembrado mesmo depois de muitos, muitos, e muitos anos. Foi um divisor de águas para a indústria, tomando um mercado que era praticamente dividido em três na geração passada, nessa a Atari conseguiu abocanhar praticamente todo o mercado, não sobrando muito espaço para a concorrência.
O Atari 2600 foi responsável por vários jogos clássicos que são lembrados até hoje, bem como seu controle único e a diversão que o console proporcionava para quem o tinha.
Infelizmente, esse sucesso fez que a Atari tomasse decisões horríveis para a indústria. Mas não só a Atari, pois várias empresas viram que o novo mercado de jogos estava dando muito lucro e começaram a fazer seus jogos que na maioria eram horríveis e saturou o mercado com esses jogos que pareciam mais cópias de outros com algumas modificações e também vários outros consoles que tentavam copiar o 2600.
Como eu disse, a Atari fez coisas ruins para a indústria depois do seu enorme sucesso, mas a maior delas com certeza foi a criação do jogo E.T. - The Extraterrestrial, que, baseado no filme de sucesso, tentou fazer um jogo que se aproximasse dele, mas devido ao pouquíssimo tempo para seu desenvolvimento, além da pressa, obviamente, os produtores não conseguiram fazer um jogo bom e ele é considerado um dos piores jogos de todos os tempos. Esse jogo também foi o responsável por praticamente destruir a indústria dos games no Ocidente, fazendo com que muitos largassem os consoles. Mas não se engane, não foi só este jogo que causou todo esse rebuliço, e sim todo um conjunto de ações que foram citadas aqui e o E.T. foi o estopim, causando o crash dos vídeo-games de 83/84.
Com isso, não é difícil imaginar que a segunda geração de consoles teve o seu fim, deixando uma enorme cratera na indústria de jogos ocidental, porém com algumas evoluções significativas que foram realizadas no começo da geração.
[hr]
Feito por: [Member=OwenWinner]
[hr]
É isso gente, espero que tenham gostado e até a próxima!
As próximas gerações serão postadas em breve.
Atenciosamente,
[Member=MCFortress]
e Equipe Gamer.
Fontes: Fonte I, Fonte II, Fonte III e Fonte IV.