[hr]
Olá, hoje irei trazer uma matéria sobre a Copa do Mundo, um assunto atualmente polêmico, que existem até pessoas que não querem que ela seja realizada devido aos custos que ela gerou, que poderia ser investido na educação/saúde.
[hr]
O QUE É?
A Copa do Mundo FIFA, também conhecido como Campeonato do Mundial de Futebol, é uma competição internacional de futebol que ocorre a cada 4 anos. Essa competição, criada em 1928 na França, está aberta a todas as federações reconhecidas pela FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado). A primeira edição ocorreu em 1930 no Uruguai, cuja seleção da casa saiu vencedora.
[hr]
Violência em manifestações
A Fifa condenou a violência nas manifestações no último fim de semana e afirmou que está "confiante" de que o plano de segurança que o governo brasileiro desenvolveu vai funcionar durante a Copa do Mundo, na qual acredita que os torcedores estarão protegidos. Em um pronunciamento oficial nesta segunda-feira, a entidade máxima do futebol comentou os protestos do último sábado, ocorridos do Brasil, e que levou a presidente Dilma Rousseff a convocar uma reunião de emergência.
Tanto o governo quanto a Fifa já trabalham com o cenário de que essas manifestações vão se repetir na Copa. Em Zurique, a entidade vem adotando uma estratégia de mostrar que o Mundial pode ter seu lado social, num projeto anunciado ao lado da presidente Dilma Rousseff. A iniciativa envolve ações para combater racismo, incentivar o futebol feminino e promover a paz.
[hr]
Sustentabilidade
[hr]
Aumentos
Os preços dos imóveis no Brasil em 2014 devem subir em ritmo menor do que o dos últimos anos e ficar próximo à inflação. Bolha imobiliária em solo nacional? Não há riscos, ao menos por enquanto. A opinião é de economistas e representantes do setor imobiliário.
Segundo o diretor de Relações Institucionais da AABIC (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo), Eduardo Zangari, esse aumento ocorreu devido à “demanda reprimida” que, estimulada pelo aumento do crédito, foi atendida pelo mercado.
[hr]
Gastos
No Brasil, investimentos em educação, saúde, moradia e segurança são urgentes e necessários para atender a população. Porém, somente para a realização da Copa de 2014 no país, incluindo custos de construção e reforma de estádios, vias de acesso e transporte, os custos financiados pelo Governo Federal ultrapassaram 20 bilhões de reais, muito acima dos custos do mesmo evento realizado no Japão em 2002 e na Alemanha em 2006, porém Segundo o Governo Federal, a realização da Copa 2014, deve atrair 500.000 estrangeiros, com capacidade de gastarem cerca de 3 bilhões de reais no país.
[hr]
Estádios
Só agora, faltando menos de um ano para o início da Copa do Mundo, o Brasil se deu conta da necessidade de acelerar as obras para que tudo fique pronto até junho. E ele lembrou que o país foi escolhido em 2007 para sediar o evento. Mesmo assim, seis dos 12 estádios que serão utilizados no torneio ainda não foram entregues.
[hr]
Transporte
Além da construção e reforma de arenas esportivas, o Brasil tem um grande desafio a enfrentar para sediar a Copa de 2014: oferecer transporte público de qualidade para os visitantes. Em grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro (ambas escolhidas para serem cidades-sede), o desafio é ainda maior e demanda um conjunto de soluções de transporte urbano.
Nesses grandes centros, é necessário que haja uma conjugação de projetos de transporte, como corredores de ônibus e linhas de metrôs.
[hr]