Fala seus lindões!!! Hoje eu estou aqui para fazer um pequeno comparativo entre o Water Cooler e o Air Cooler. Será que realmente tem muita diferença? Quando se fala de hardware uma das maiores inovações deste século foram os Water Coolers, o método de resfriamento que substitui ar por líquido promete temperaturas baixas e eficiência alta. Mas será que realmente a diferença vale o investimento? Inicialmente vamos entender o papel do Cooler O Cooler é provavelmente o equipamento mais fácil de se entender, seu funcionamento é simples e seu objetivo é bem direto, dissipar o calor gerado pelo funcionamento do computador. Embora os computadores possam ter diversos modelos de Cooler básicos, também conhecidos como ventoinhas, o principal deles e indispensável é o do processador, hardware constituído por um fan acoplado em cima de um dissipador. Está peça é instalada logo a cima do núcleo de processamento do computador e normalmente usa-se do ar para evitar as altas temperaturas. Mas, o que é esse tal de Water Cooler? Esse sistema basicamente se inspira nos radiadores dos automóveis e substitui o ar pelo líquido facilitando assim o resfriamento do processador. Ele é composto por um bloco apelidado de WaterBlock onde ocorre a troca de calor entre o processador e o líquido, um radiador, um reservatório e uma bomba que bombeia o fluído ( que não necessariamente é água ) para as mangueiras. O sistema garante que o fluído presente no WaterBlock permaneça frio, quando a troca de calor faz com que esse se aqueça o radiador é responsável por mandar a água destilada pelas mangueiras fazendo assim a troca do líquido quente com o líquido frio e assim sempre mantendo a temperatura do computador baixa. Mas qual a importância de manter a temperatura tão baixa assim? Quanto mais baixa for a temperatura melhor será o funcionamento do seu computador. O super aquecimento pode causar perda de FPS em jogos, lentidão de processamento e até mesmo a perca total de peças do seu computador. Além disto, se você é um dos "amantes do overclocking" vai precisar manter a atenção no seu sistema de resfriamento para que o seu hardware não seja danificado. Ok, mas agora me fale, quais as vantagens do Water Cooler? - Baixa temperatura ( a água é 24x mais eficiente que o ar ) - Melhor resultado em overclock - Aumento da vida útil, tanto do cooler quanto das outras peças - Esteticamente mais bonito Que maravilha, então não existe desvantagens? ERRADO... existe alguns riscos... - Vazamentos danificam o computador ( se for bem montado o risco é quase zero, mas é bom ficar atento ) - Preço muito alto Ta, agora fala logo, compensa ou não esse Water Cooler? É um pouco difícil responder essa pergunta sem saber que tipo de usuário você é, mas no geral... Sim, compensa Embora o alto preço a diferença é exorbitante, o aumento do desempenho do seu computador e a possibilidade de fazer os altos overclocking fazem com que o valor gasto traga um rápido retorno. Além disto, para aqueles que se preocupam com o visual da sua maquina o Water Cooler traz um toque de charme para seu gabinete. Espero que tenham gostado :3 TMJ João 3:16 Fonte: 1 2
eu tinha no meu pc antigo e era mt bom msm, na minha opinião compensa msm com o preço alto boa matéria
Resumindo essa parte: Se você for usar uma máquina "stock", sem modificações nem nada de "exagerado" - igual as que se encontram a venda por aí - o Water Cooler não compensa. Já se você é alguém que exige MUITO da máquina, E/OU pretende transformar seu pc em uma "obra de arte" (visual), compensa - embora hajam alternativas mais seguras pra quem pretender só fazer case modding.