Pois bem, é o seguinte: eu andei visitando outros mundos (servidores) pra ver se achava coisas boas que possivelmente poderíamos implementar aqui nos servidores do Craftlandia. Não é que eu esteja querendo copiar os outros servers. É que eu acredito que podemos reunir as melhores idéias aqui no Craftlandia para tornar a experiência in-game ainda melhor. Só pra deixar claro, os servidores que visitei são apenas para quem tem conta premium do Minecraft.
Num desses servidores encontrei isso: Dungeons. Como funciona? No spawn existe uma área portais que transportam os players para determinados dungeons. Uma vez lá dentro, o player terá que enfrentar monstros para achar a saída (que o transportará devolta ao spawn) e no meio do caminho achará baús que poderão conter ou não tesouros. Estes tesouros são totalmente aleatórios e serão tão bons quanto o nível do dungeon. Exemplo: Dungeon level 1 = menos monstros, recompensas fracas além da maior probabilidade de encontrar baús vazios; Dungeon level 10 = mais monstros perigosos, recompensas valiosas e menor probabilidade de achar baús vazios.
O tamanho do Dungeon e dificuldade de encontrar a saída também aumenta de acordo com o seu level. Nem preciso dizer que é impossível dar /sethome (ou /ret para vips) lá dentro.
Outra característica muito legal que está associada aos dungeons é a possibilidade de entrar lá em grupo (não sei o limite de membros, pois não tive a oportunidade de participar de um). Em outras palavras é um tipo de Party Quest. Todos sabem que uma aventura em grupo é muito mais satisfatória que qualquer singleplayer.
Infelizmente eu não sei se para que tudo isso seja possível em um server é preciso instalar mods (provavelmente sim, pois os dungeons naquele servidor ficavam abertos 24h pra quem quisesse entrar e o fato das recompensas serem aleatórias nos baús dentro das dungeons também me leva a crer no uso de algum mod).
Resumindo, com esse sistema de dungeons nós podemos ter: diversão (individual ou em grupo), uma coisa diferente pra fazer no servidor (além de ficar plantando, construindo, minerando, se matando, e outras coisas) e uma forma balanceada de ganhar xp (pois mesmo matando os monstros das dungeons corremos o risco de morrer lá dentro).
Não se tudo o que falei vai ser aceito, mas espero que pelo menos alguma coisa seja aproveitada. Esse tipo de aventura é muito legal.
@EDIT: pesquisei mais afundo e encontrei o plugin que eles usam: chama-se DungeonBuilder.
Aqui vai o link para os jogadores interessados
Vejam também neste link alguns vídeos com exemplos simples de dungeons que podem ser criados para desafiar os players.
Gostaria de destacar um detalhe: com esse sistema a pressão que os players fazem sobre os adm quando entram nos servidores pra realizarem mais eventos pode diminuir, já que os dungeons ficam ativos 24h. Não sei se isso pode ser alterado, mas se for, fica a critério da staff.
Gente, antes de comentar, veja como é o plugin, o que pode ser feito com ele, como funciona. Ele não serve apenas pra criar as dungeons comuns que estamos acostumados a ver, com ele é possível criar dungeons muito mais sofisticadas que essas encontradas naturalmente no mundo minecraft. Vejam os vídeos para terem uma idéia, por favor! Não se esqueçam que essas dungeons podem serem feitas em grupo!