Olá noobinhos e noobinhas. Vim deixar uma sugestão pro Eclipse que acho que pode funcionar por duas coisas: acho que não é tão difícil de fazer um plugin sobre isso e para dar destaque ao jeito RPG do servidor.
Vamos à sugestão:
Profissões:
As profissões no Eclipse seriam semelhantes aos kits no Hunger Games que afetam o jogador em si mas não na parte PvP, sendo voltadas unicamente pra ECONOMIA. Dar algum privilégio no PvP pra alguma pode formar aquela zona de "melhor profissão pra PvP" e vai acabar todo mundo indo com a mesma, o que não é a intenção. Profissão seria um meio de mesclar skills e atividades diversas.
Digamos que tenha a profissão encantador, apenas quem tem essa profissão pode encantar itens de qualidade boa (como p4/p3 - espero sinceramente que os p's terminem aqui, sem p5, p10). Os outros não-encantadores até conseguiriam encantar, mas só com encantamentos menores como p1 ou p2. Isso é só um exemplo, não precisa ser necessariamente desse jeito ok?
A intenção desse sistema é simplesmente: incentivar o JOGAR JUNTO e não sozinho. Eclipse promete ser um grande servidor RPG, e mesmo a CL sendo "só um servidor de Minecraft", acho que dá pra inovar muito trazendo sistemas assim. No fim, com as profissões, os jogadores que realmente querem ter muitas coisas no jogo tem que comercializar com os outros jogadores para conseguir os itens melhores, como por exemplo, se eu quiser um encantamento forte na espada, saio perguntando "tem algum encantador que encante uma espada S4F2 pra mim? pago X k de coins", e como eu disse, incentivando o jogar junto, jogar em comunidade e não simplesmente sozinho sendo o magnata solitário que ninguém conhece nem vê falando no chat.
Exemplos de profissões (bem genérico, mas depois dá pra especificar cada uma com mais cuidado pra não desbalancear):
- Alquimista: faz poções.
- Encantador: encanta itens.
- Ferreiro: faz armaduras de ferro. ouro e diamante e as respectivas armas.
- Coureiro: faz armaduras de couro.
- Pescador: consegue pescar melhores peixes ou PEIXES RAROS.
- Minerador: minera com mais eficiência.
- Esfolador: consegue pegar couro para a couraria.
Enfim, essa seria a base, é só definir quais classes teriam, o limite de profissão por cada jogador (pelo que eu vi, recomendo algo por volta de 3 ou 4 profissões por player, dando para mudar claro). As profissões podem ter itens para outras profissões, como por exemplo, esfoladores pegam o couro para ser usado na couraria ou serem vendidos como materiais crus mesmo, pescadores podem pescar peixes usados para fazer determinadas comidas na culinária, e assim vai. Isso fortalece o jeito de jogar em comunidade do servidor e o comércio entre jogadores.
Classes:
As classes já são bem óbvias: são maneiras como cada jogador vai jogar no servidor. Acho que essas classes seriam semelhantes às do Smash Mobs. Cada um tem seu atributo, sua vantagem e sua desvantagem comparada às outras classes. Isso é uma coisa que afeta o servidor como um todo, por isso, há duas coisas essenciais pra que tudo funcione: balanceamento e jogabilidade. Todas as classes tem que ser balanceadas e ao mesmo tempo tem que ter jogabilidades diferentes mas que a dificuldade valorize o dano causado, por exemplo. Se a classe é difícil de ser jogada, difícil de se "acertar um combo", provavelmente é bom esse combo causar mais dano do que simples skills de outras classes.
Pode ser muito interessante também se cada classe tiver que usar um tipo de armadura específica e talvez arma também, abrindo espaço para novas profissões e diversificando ainda mais o servidor como um todo.
Exemplos de classes (também genéricos):
- Soldado/Guerreiro: geralmente o cara "tank" do grupo, não causa muito dano mas aguenta muito. Usaria espada e um escudo caso o servidor viesse atualizar para a 1.9 em diante. Usaria armaduras de diamante.
- Mago: seria um dos mais fáceis de se matar, mas é aquele que consegue combater os inimigos à distância, jogando magias como explosões ou bolas de fogo. Usaria armaduras de couro ou até ouro.
- Arqueiro: seria quase como o mago, exceto pelo fato de usar um arco pra atacar os inimigos à distância ao invés de magia em si. Usaria armaduras de couro ou ferro.
- Clérigo/Sacerdote: seria um curador. Não causa dano o bastante como as outras classes e também não tanka, mas faz o seu grupo e ele mesmo permanecerem mais nas batalhas. Usaria armaduras de couro.
Há várias outras classes, mas a base seria essa. Dependendo da história do servidor, poderia ser feito novas classes referentes à essa história, aumentando lugares, itens, enfim...
Espero que gostem da ideia e o que eu citei até então é bem genérico e muito provavelmente está bem longe do "resultado final". É a ideia bruta ainda, mas vendo o que é viável fazer principalmente nos plugins e no balanceamento, acho que dá pra fazer acontecer 
Att.
JackSparrow