Bem... Como diria Jack, "vamos por partes"... @Quantidade de HOSTS e de DATACENTERS: É evidente que os servidores estão hospedados apenas em UM datacenter, independente de quantos hosts estejam utilizando no momento - do contrário, não ficariam TODOS offline em uma situação como a de ontem. Uma vez que o tronco de conexão é o mesmo, tal divisão de hosts (máquinas) apenas alivia a carga de processamento - e não a de CONEXÃO, que é a principal causadora de indisponibilidade dos serviços! @Valor de hospedagem: Sei, sim, quanto se gasta com um serviço deste tipo. Já trabalhei diversas vezes com gerenciamento de servidores MMO - desde 2005, aliás, quando muitos aqui sequer tinham saído de suas fraldas ainda, me desculpem a franqueza (não por acaso, tenho diploma de nível superior em PROCESSAMENTO DE DADOS). Sei também que há taxas adicionais a cada novo contrato; e, por outro lado, a expansão de um contrato (adicionando mais hosts ao serviço contratado) sai mais em conta. Contudo, lembrem-se de que estamos falando deste que é (ou pelo menos se afirma) o maior servidor de minecraft DO MUNDO!! Logo, se quiser manter seu status, precisa investir na satisfação dos clientes (também sou formado Téc. em Adm.). Do contrário, logo a concorrência conseguirá alcançá-lo, e tal divisão não seria nada má para evitar isso! E já sei de grandes servidores de outros jogos planejando suas expansões para o campo do Minecraft!! @Motivos possíveis de lag e desconexão: Bem... Já disse que sou formado em informática... Pois bem: os motivos são inúmeros, sim, mas geralmente LATÊNCIA/LAG é causado por CONEXÃO, e não processamento! Apesar de ser em Java, o emulador do Minecraft (emulador=programa que emula um mundo virtual, independente se oficial ou não) NÃO CONSOME TANTA MEMÓRIA E/OU PROCESSAMENTO após um determinado nível! Um único client em singleplayer é capaz de rodar em computadores de 512MB RAM ou menos - pouco, para os padrões de hoje - e mesmo em modo LAN pouco é o impacto à cada nova conexão... Já fiz estes testes, e falo com conhecimento de causa... Já no caso da conexão não há "curva de equilíbrio" - a capacidade exigida cresce igualmente com a quantidade de novos clientes conectados! E estimei que cada client conectado exige cerca de 20 a 40 mil Bauds/segundo da conexão (algo próximo ao topo de uma conexão discada); e isso SEM o uso de mods SMP... Portanto, um servidor do craftlândia lotado (350 players) consumiria uma conexão próxima de 20Mbps! POR HOST! Uma vez que atualmente o link de conexão dos datacenters margeia os 500Mbps, então os 12 servidores lotados (com o uso dos mods SMP) 12*350*50= 210Mbps! Lembrando que o DATACENTER ainda hospeda OUTROS serviços que a Craftlândia sequer conhece! E mais de dois quintos do tronco estão ocupados pelo minecraft! Então, somando tudo isso, continuo fincando pé: dividam os servidores em mais um DATACENTER (host de ** é ****). Se fizerem as contas, verão que só há a ganhar!
Servidores voltaram ao normal. [hr] Sugestão negada, tag [NEGADA] adicionada e tópico movido para a seção SUGESTÕES NEGADAS Obs: Está mensagem é automatica.