Primeiro dia de aula do ano de 2009, da turma 1º A do Colégio Estadual Yvone Pimentel, alunos novos, professores novos, um novo ano começando, volta às aulas, começo do mês Março, dia ensolarado.
- Olá turma, hoje vocês terão a primeira aula de Biologia, uma disciplina que estudo os seres vivos.
O que é um ser vivo? R: É tudo aquilo que se locomove, se alimenta, se reproduz e é formado por unidades menores chamadas de células.
De repente, no meio da aula, eu Helton, levanto a mão e digo: Professora, isso não é suficiente para diferenciar uma pedra de um animal, e se me permitir posso explicar como.
Foi-me dada a chance de falar, e então os holofotes caíram sobre mim, e logo muitas gargalhadas surgiram: *hahahaha cara louco, acha que pedras têm vida e possuem células, e pior, reproduzem, é louco mesmo..."
Um ser vivo tem que ter todas estas 4 propriedades
1 - se locomover
2 - se alimentar
3 - se reproduzir
4 - ser formado por célula(s)
1 - Escolha um objeto qualquer, por exemplo uma pedra. Com relação ao Sol ela está se movendo, com relação à Lua ela está se movendo, com relação à um corpo qualquer ela estará se movendo, e assim será para qualquer coisa no resto do universo.
2 - imagine qualquer objeto, ele é formado de matéria, por átomos, e estes por sua vez, para existirem se nutriram de energia, pois sabemos que a matéria é Energia em outro estado (Uma grande descoberta feita por Albert Einstein E=mc²).
3 - Tudo que existe, é combinação de partículas sub-atômicas, por exemplo, o átomo de hidrogênio é formado por um próton e um elétron, se fundirmos dois hidrogênios temos um átomo de hélio, se fundirmos um Hélio com um Hidrogênio, temos um átomo de Lítio, e podemos assim por diante fazer todos os elementos somando-se alguns prótons, elétrons e nêutrons. Estes processos ocorrem no interior de estrelas, e à partir destes elementos novas estrelas e planetas surgem, e tudo o que há neles também. Portanto é muito provável que esta pedra que usamos no caso 1, exista em outro planeta, longe do sistema solar, e portanto está provado que ela se reproduz (se trata de uma reprodução vista sob um olhar cosmológico), e assim será para tudo.
4 - Tudo é formado por unidades menores de vida, pois tudo tem em sua composição moléculas e átomos. E como vimos na propriedade 3, os átomos entram na definição de ser vivo.
Ao final da explicação a professora junto com o resto da turma, ficaram impressionados com as observações feitas ali, e antes que comentassem algo eu mesmo fiz a correção necessária: Precisamos mudar a definição de ser vivo.
Olhares de admiração, cochichos ali e aqui, e então a professora, com muita classe e educação concordou, e viu ali uma grande oportunidade, e com muita humildade prosseguiu sua aula levando em consideração estes argumentos levantados por mim.
Ficou claro naquele momento, para toda a turma, que nenhum professor tem autoridade sobre todo o conhecimento, ficou claro o quão discutível são algumas questões que na atualidade em questão podem ser consideradas indiscutíveis.
Um aluno incomum eu era, mas mais comum do que se imagina. Há tantos que possuem questionamentos de tamanha curiosidade e ponderações importantes à fazer, mas devido ao sistema educacional falho e ditatorial, quase sempre se mantém calado por medo de ser reprimido ou caçoado. Se você é assim, não tenha medo, pois saiba que nada de mal acontecerá se você abrir sua boca.
No meu caso ganhei admiração de meus colegas e professores, e até fiquei sabendo alguns meses depois que saí do colégio que muitos professores tinham medo de dar aula na minha classe por minha causa kkkkkk xD
Então se tiver algo para falar, levante sua mão e fale, não tenha medo !
Há um mundo novo para descobrir, ele está ali, logo depois do Medo.
@Edit: Essa definição de Ser-Vivo não foi apenas da professora, mas estava escrito da mesma forma no livro didático que usamos naquele ano e nos 2 anos seguintes !
Agora, se você também percebeu estas ambiguidades na definição do que é vida:
QUESTÃO PRIMORDIAL: como você classificaria o que é um ser vivo e o que não é ?