Obviamente não convém estudar Cosmologia numa aula de Biologia.
Mas a questão é que as definições dada por ela eram muito ambíguas. Dizer que algo se locomove é o mesmo que dizer que algo se move, mas sabemos que o movimento é relativo, então sim, convém dizer que com base em um referencial arbitrário podemos considerar qualquer coisa como locomovível.
Sobre as cadeiras e objetos manufaturados por nós, não deixa de ser uma forma de reprodução. Nós fazemos reprodução de cadeiras e mesas em indústrias... A grande falha ao dizer que um ser vivo se reproduz, é não explicar o que significa reprodução, em termos de biologia, pois se usarmos a definição flutuante do dicionário, tudo se enquadra na definição, pois em última instância perceberemos que a existência precede a essência, algo que Sartre já discutiu muito em sua filosofia existencialista.
Como a existência precede à essência, basta mostrar do que tudo que existe é formado e assim fica evidenciado que tudo o que existe possui vida.
Você consegue ver algumas destas ambiguidades?
Se sim, então estamos pelo menos falando a mesma língua kkkk xD
Agora, a grande questão é, o que é vida ? Como você definiria ?
Uma outra questão interessante é a seguinte: O que significa "mover-se sozinha" ?
@Edit; Observação importante: As palavras não eram só dela, eram também do livro, que inclusive tenho até hoje, mas está no outro apartamento, não posso tirar uma foto da página agora.