Dedicação:
Dedico este tópico a todos que jogam no Server.
Prezados players e Staffer,
por muito tempo me dediquei a este Server, porém, nos últimos meses venho aos poucos me desvincilhando dele, isto porque, ando tendo muitos compromissos pessoais que me impedem de ter tempo para jogar, portanto, há vezes em que eu fico até 4 meses sem jogar na Craftlandia. E cada vez que eu logo, após um certo tempo, reparo o quão diferente o Server está, com relação, à época em que eu jogava, percebo que os players não jogam mais por diversão, e sim por obrigação; passam horas na macro pescando para poderem jogar apenas por algumas horas na noite de Sábado. Temo que o Server esteja muito doente, com risco de morrer, portanto venho me atentando a certos sintomas que manifestam-se sobretudo nos players, em geral. E enfim, consegui, espero eu, localizar a raíz de muitos dos problemas que estão causando esta doença no Server, logo, espero poder contribuir, com este tópico, para a cura do servidor.
A Raíz do Problema
Por: Destruidor90
O QUE ESTÁ HAVENDO?
Muitos reclamam que o jogo está chato, que não tem nada para fazer senão ficar upando para o Sábado, surgindo então a seguinte pergunta, "por que a Craftlandia antigamente era mais legal?"
A resposta disso exige um prévio conhecimento de Economia, mais especificamente de Teoria do Valor. Mas, o que é Valor?
O QUE É VALOR?
Valor, segundo o grande economista Ludwig Von Mises, é reflexo da oferta e demanda sobre um produto, isto é, quando queremos ou sentimos a necessidade por algo, criamos uma demanda por isso, logo, estamos mais dispostos a pagar por essa coisa. Portanto dessa maior necessidade o produto passa ter um preço maior. Imaginem a seguinte situação, há um sujeito mora no deserto do Saara e outro em Manaus, um lugar quase não há água potável enquanto que no outro há de sobra, se aparecesse um vendedor de água em ambos os lugares, onde ele conseguiria vender a garrafa por um preço maior? Evidente que seria no Saara. Portanto disso concluí-se que o Valor é algo subjetivo, que nasce através da necessidade NATURAL (guardem bem essa palavra)) de cada indivíduo ou grupo de indivíduos.
O QUE HÁ DE ERRADO COM A ECONOMIA DO SERVER?
Alguma vez no jogo você já parou para perguntar, por que o peixe vale mais do que o bife ou por que a blaze rod vale mais do que a ghast tear e o magma cream? Se caso sim, a resposta para tal pergunta é NÃO VALEM, porém quando os Staffers criam os preços da /warp loja ou da /warp vip eles não estão pensando em questão de oferta e demanda, e sim em termos de raridade ou qualquer outro critério que seja, uma vez que peixe não é mais raro do que carne porém mesmo assim vale mais do que esta.
O problema, então, ocorre em virtude dos preços não serem compatíveis com sua demanda real, e sim ARTIFICIAIS ou NÃO-NATURAIS, ou seja, o ADMIN SHOP não compra blaze porque é importante para ele, compra por conta deste ser raro. No entanto, o Valor não surge da raridade e sim da necessidade, por exemplo, Arsênio é o elemento químico mais raro do Universo porém se alguém o tentasse vender dificilmente haveria quem o comprasse, pois este não tem utilidade alguma.
Todavia, a crise econômica não está sendo somente causada por conta dos preços há um outro fator, que decerto é o pior de todos eles, os itens mais importantes como, por exemplo, maçãs do capiroto, armaduras p4, espadas s5, etc. estão sendo adquiridos ARTIFICIALMENTE, isto é, por meio de VIPs ou pesca, logo, estão se desvalorizando. Quando um item é desvalorizado significa que ele não possui mais uma demanda tão alta e portanto não deve ser tão requisitado. Porém, todos que jogaram antigamente sabem quão trabalhoso e gratificante era conseguir um Set p4 ou uma espada s5 e como hoje simplesmente eles são desvalorizados por conta de seu fácil acesso.
O cerne da questão é que a Economia do server não está conseguindo evoluir naturalmente ela está sendo muito afetada pela Staff, isto é, nunca que o peixe seria mais caro do que o bife, nunca que um player com menos de 6 meses de jogo conseguiria ter um baú com cada parte p4, nunca que no jogo normal alguém conseguiria produzir 3 baús de blaze rod por noite e tampouco vendê-los por preços absurdamente altos como são os da Warp vip.
Conclusão
Possíveis Soluções.
1º Jamais produzir-se preços.
Os preços devem ser proporcionais a sua demanda real e não a sua raridade, portanto, a blaze rod, por exemplo, não deve ser comprada pelo Admin Shop por absurdos 200c a unidade.
2° Deve-se haver trabalho real.
O item deve ser conseguido através do trabalho, ou seja, o p4, por exemplo, não pode ser simplesmente adquirido pelo VIP ou pela pesca, este deve ser conseguido por vias fiéis ao jogo, isto é, através do encantamento de sets.
3º A Economia não pode ser guiada pelo Admin Shop.
Um dos grandes problemas dos preços deve-se ao fato dos preços do Admin Shop serem fixos. O mercado nunca é estático, basta ver um gráfico de Bolsa de Valores que você perceberá como a curva de preços oscila conforme a oferta e demanda das ações. Portanto, se um dia estão vendendo muita carne, por exemplo, o preço naturalmente deve cair e se no outro estão comprando muita o mesmo deve subir.
4º A Economia deve ser fiél a natureza do jogo.
Muitos reclamam das macros dizendo que elas estragam a essência do jogo, porém não são as macros que estão fazendo isso, e sim o VIP, a pesca, a escavação, o herbalismo, os livros, etc. as macros são somente meios de se aproveitar tais benefícios contrários a natureza do jogo. Não há problema em haver macros, contanto que elas nos ajudem a realizar atividades naturais ao jogo como, por exemplo, minerar, construir, matar monstros, etc.
5º As skills e o VIP não podem nos dar itens.
A hiper valorização da pesca está dissolvendo as outras atividades naturais ao Minecraft, por conta da pesca englobar itens da mineração, de encantamento e de mobs, estamos deixando de praticar as outras atividades do jogo. Portanto deve-se retirar dos bônus de Skill qualquer item que não seja referente a tal, ou seja, nível de pesca deve somente aumentar a chance de vir mais peixes, a mineração mais minérios, o herbalismo mais itens agrícolas, etc. O VIP, por sua vez, não pode continuar dando tantos itens, logo, sugiro que retirem alguns bônus como, por exemplo, P4s, maçãs do capiroto, packs de diamantes, ovos e mobspawners, principalmente; deixando como bônus o XP de Skills, uma certa quantidade de money e alguns privilégios no fórum e no jogo, que não alterem alterem em nada na Economia.
6º Retirar todo e qualquer item que não seja Natural ao jogo, por exemplo, livros, ovos e blocos de mobspawners. A única exceção deverá ser para Portais.
O livro, jamais, deveria existir, pois ele não se encaixa em nenhuma atividade do jogo, não há sentido algum em pescar, minerar, cortar, e disso dropar um livro que nos dá itens extremamente valiosos. Ovos e blocos de mobspawner, também não devem existir, uma vez que estes nos desmotiva a minerar e explorar o mundo. Com relação aos itens de mobs do Nether há duas possíveis soluções. Primeira, ativar o Nether tornando-o um lugar de possível habitação e exploração, tal como o mundo normal, eu considero essa alternativa a mais aconselhável. Segunda, colocar no warp mobs criaturas do Nether e também tornar as Invasões no Mobspawn eventos um pouco mais frequentes, por exemplo, 4 vezes por dia.
Agora, com relação a questão dos Portais, estes podem continuar a existir, pois são itens que contribuem com a diversão no jogo e pouco ou nada influenciam na Economia do server. Portanto, este se torna a única exceção à regra, podendo continuar com seu preço inalterados e controlado pela Staff, recomendo que continue do modo que já está.
Notas Finais:
Peço que analisem bem o conteúdo aqui exposto, coloquem em dúvida o que for questionável e critiquem se tiver algo errado, porém façam algo para salvar o Servidor. Não escrevi este tópico com o intuito de torná-lo um Tratado sobre Economia, escrevi-o, na verdade, com pressa, pois como eu disse tenho pouco tempo para jogar e só consegui escrevê-lo hoje por conta do feriado, logo, posso ter cometido alguns erros ortográficos ou falhas de digitação, ademais posso acrescentar ou retirar partes do tópico se necessário.