Apesar de não me interessar nem um pouco por PvP (e, consequentemente, não ser muito "chegado em participar de clãs"), concordo contigo sobre o recurso ter se tornado monótono, Outi! E isso tem nome:
BANALIZAÇÃO!
Algo que, infelizmente, tem se tornado cada vez mais comum... E não só em relação a clãs, ou ao Minecraft em si, mas tá geral. E esse movimento de banalização das coisas é, ironicamente, mais forte aqui no nosso "Brézil"!
Parece estranho, mas já participei de clãs em outros jogos. Ragnarok, RF Online, Pangya...
Sempre fui extremamente criterioso sobre qual clã entraria - e geralmente entrava após convidado, não ficava "mendigando tag" por aí. E, depois que entrava, só saia com o break do clã ou fim do próprio servidor! Algumas vezes nem assim! (Exemplo foi o Nightkids, do Pangya da UNO, que mesmo depois do servidor fechar ainda fui convidado de honra no casamento do líder do clã!)
Sempre fui também meio "egoísta": dificilmente dava algo "físico" (dinheiro/itens) para outros membros, me reservando mais a conselhos e dicas. Preferia fazer doações ao "banco do clã", quando havia interesses que beneficiariam a todos (uma Mjolnir, um terreno, um item que seria sorteado em evento interno).
Por outro lado, dava o sangue nas atividades do clã, mesmo nas que eu fosse mais fraco (PvP, oi?); enquanto as que eu me destacava mais pegava quase que exclusivamente para fazer. Isso motivava os demais membros, além de dar esse 'ar de família'.
Mas, fazer o que? Hoje quase tudo que é valor está se perdendo... E quem não se encaixa acaba isolado!
Não por acaso, meu "filme de cabeceira" é o Idiocracy - e tenho me borrado de medo, pois aquilo mostrado no filme tem se tornado cada vez mais real! >_<'
Clique para expandir...