Olá, sou o Coli, tenho 26 anos e joguei no Craftlandia há mais de 12 anos. Gostaria de compartilhar algumas sugestões para a reconstrução do servidor. Por favor, entenda isso como contribuições construtivas, e não críticas. Vou tentar evitar ao máximo o saudosismo. Atualmente, o servidor parece ter perdido seu propósito. Tudo está fácil demais: ao ativar o VIP, recebi mais itens do que acumulei em toda minha experiência anterior. A comunidade está desativada, o fórum inativo e muitos dos players online são bots ou macros. Mas acredito que isso pode ser revertido. Vocês têm estrutura, estabilidade e uma valiosa base de dados antigos para revitalizar o jogo. O que torna um jogo atrativo? Resposta: Desafios, escassez e competitividade. Infelizmente, o Craftlandia perdeu esses pilares, mas eles podem ser resgatados. 1. Economia balanceada e sustentável: É desestimulante para novos players ver jogadores com fortunas absurdas, muitas vezes obtidas com o uso de bots. A economia precisa exigir esforço e estratégia. Proponho uma economia baseada em trabalho: Ganhar dinheiro através de plantações (cana, cactos, batata, cenoura, etc.). Tornar a mineração mais difícil, removendo comandos que facilitam encontrar minérios. Tornar habilidades de PVP desafiadoras, exigindo esforço para obter poções e outros recursos. 2. Incentivo à exploração e interação: O mundo explorável deve ser unificado, incentivando encontros entre jogadores para formar alianças, rivalidades ou simplesmente socializar. Clãs devem ter bases construídas e acessíveis para batalhas e conflitos estratégicos (sem ofensas, claro). Rivalidades saudáveis precisam ser provocadas, e o jogo deve promover o trabalho em equipe. 3. Desafios contínuos: Jogadores devem sempre ter algo a fazer. O progresso em uma área deve limitar o avanço em outra, criando uma "escassez eterna" que mantém o interesse. Novidades devem ser implementadas gradualmente, para manter a expectativa. 4. Tornar o início do jogo desafiador: Recursos básicos devem ser difíceis de coletar. Formar e fortalecer um clã deve ser uma conquista trabalhosa. Monetização estratégica Para o servidor ser sustentável, a venda de VIPs não pode ser a única fonte de receita. Outras sugestões: Itens colecionáveis, principalmente estéticos, para não afetar o equilíbrio do jogo. Leilões de itens raros duas vezes por semana. Venda de terrenos em cidades limitadas (valores acessíveis, como R$ 5 a R$ 15). Restrição nas lojas: players devem escolher segmentos, limitados a duas lojas por ID. A ideia é criar um ambiente viciante, lucrativo e agradável, que estimule escolhas estratégicas e a competitividade saudável. Um apelo final Craftlandia fez parte da minha infância e foi meu refúgio em momentos difíceis. Aqui fiz amigos que carrego até hoje e aprendi lições que aplico na minha vida. Muitos jogadores antigos compartilham essa experiência. Vocês têm os dados e os contatos para trazê-los de volta. Revivam o servidor. Ele não pode morrer. Tenho muitas outras ideias, mas preferi ser breve para não tornar o texto maçante. Não busco reconhecimento, apenas quero ver o Craftlandia renascer.
Penso o mesmo que você. fiz até uma sugestão parecida mas negaram. CL atual é movida a dinheiro, diversão e jogatina dos players ficaram de lado kk
Pior que reformulando, da pra tornar mais lucrativo ainda vendendo mais algumas coisas do que só depender do VIP !
Achei muito interessante o propósito do seu tópico e vou tentar ser construtivo com meu ponto de vista por cima de suas sugestões. Tema 1 - Vejo como um tema interessante a ser abordado, portanto não defendo que o jogador precisa ser levado a um esforço tão exorbitante como era feito nos tempos passados. É preciso entender que assim como o server as pessoas envelheceram e hoje, possuem empregos, famílias e responsabilidades, não podendo aplicar tanto tempo dentro do servidor. Na minha visão, dificultar não é a melhor opção mas sim criar mecanismos que prolonguem o jogador a se manter no mesmo estágio por um maior período de tempo. Tema 2 - Percebi uma grande semelhança entre os pontos citados com a modalidade de jogo Factions, que persiste em você, em mundo normal, procurar e criar uma base junto a seu clã. A CraftLandia no passado tentou criar um server nesse estilo, mas sem sucesso. Todavia acho uma ideia interessante, porém que se algum dia for aplicada, deve ser bem pensada e ter feedbacks favoráveis da comunidade pois irá unir a modalidade atual Survival com outra diferente. Tema 3 - Apoio todas. Tema 4 - Vejo que um início de jogo mais desafiador seja desestimulante para muitos jogadores, que reclamariam de tamanha dificuldade. Isso cai um pouco no que disse sobre o tema 1, que talvez aumenta a dificuldade não seja o caminho, mas sim criar mecanismos que possa entreter o jogador e aumentar seu percurso numa fase inicial, antes de pular etapas e já dominar o servidor. Monetização - apoio todas. Parabéns pelo tópico.
Como mencionei anteriormente por e-mail e mensagem privada, já tentamos inúmeras vezes tirar os jogadores da rotina estabelecida ao longo dos anos. Introduzimos até mesmo outros modos, como Factions, mas, infelizmente, esses formatos não foram bem aceitos. Mesmo entre aqueles que inicialmente apoiam a ideia em tópicos, reuniões ou debates, muitas vezes acabam desistindo na prática, pois percebem que essas mudanças demandam dedicação e comprometimento. Um exemplo claro disso foi o sistema econômico do Replay.
Prezado(a) jogador(a), Agradecemos sua sugestão, porém após cuidadosa análise por parte da nossa equipe, ela foi negada. Sugestão negada, tag [NEGADA] adicionada e tópico movido para a seção SUGESTÕES NEGADAS Obs: Está mensagem é automática.