Prezado(a)s, venho por meio deste tópico deixar a seguinte sugestão: nerf nos bots de fungo.
É senso comum que um dos problemas atuais da CraftLandia consiste no excesso de bots dentro dos servidores, que ficam farmando fungo 24 horas. Além de deixar os servidores ''mortos'' e desestimularem outras farms, também inflaciona a economia no médio/longo prazo.
Por muito tempo, percebi que a STAFF buscou alternativas para nerfar o fungo ao reduzir seu preço de venda e aumentando o tempo de crescimento. Entretanto, os nerfs tornaram sem efeito por conta da quantidade excessiva de bots. O problema não é o fungo em si, mas a quantidade de contas que ficam farmando. Sendo assim, pensei nos seguintes sistemas que teriam o condão de nerfar os bots:
1ª McMMO de Herbalismo:
Uma boa forma de nerfar os bots é estabelecer um sistema de escada, assim como ocorre na skill de mineração do /minerar. Sabe-se que para determinados minérios não é preciso contar com skill de mineração para coleta-lá como, por exemplo, carvão. Outros minérios dependem que os players upam a habilidade de mineração para que possam ser coletadas com precisão. Desta maneira, uma forma de nerfar os bots é criando um sistema semelhante para as plantações.
Exemplo:
Trigo e Cana de Açucar -> Padrão (todos podem farmar sem a necessidade de herbalismo). Valor 01 coin na /warp vip.
Cacto -> 100 de skill de herbalismo. Valor 05 coin uc na /warp vip.
Batata, Beterraba e Cenoura -> 200 de skill de herbalismo. Valor 10 coin uc na /warp vip.
Melancia e Abóbora -> 400 de skill de herbalismo. Valor 15 coin uc na /warp vip.
Cacau -> 500 de skill de herbalismo. Valor 20 coin uc na /warp vip.
Fungo -> 600 de skill de herbalismo. Valor 25 coin uc na /warp vip.
(Valores e Skill exemplificativos).
Além disso, esse sistema também possibilitaria que as plantações sejam mais ou menos valorizadas, (economicamente falando) conforme o nível de skill exigido.
Vantagens:
a) Incentivo aos players a uparem a skill de herbalismo (que um dia já foi importante para tesouros), saindo do padrão acrobacia, espada, pesca e reparação.
b) Incentiva outras farms até que se chegue ao ''teto'' da skill.
c) Economia mais variada. Além da farm, há também seus derivativos como, por exemplo, bolo, bolacha (sou do PR kkk), torta de abóbora, batata assada, ensopado de beterraba, etc... A venda do derivativo pode compensar mais que o material bruto (trigo, cana, cenoura, batata, beterraba).
Desvantagem:
- Nada impede que os bots upam a skill de herbalismo, até porque existe macro para upar (plantar e quebrar cana de açucar rapidamente). Porém, estariam abrindo mão de muito dinheiro até que chegue ao nível 600 de herbalismo.
2ª Limitar a quantidade de areia das almas por ACC:
A outra sugestão consiste em limitar a quantidade de areia de alma que cada conta pode ter, tenho conhecimento de que há plugin para tanto. Considerando uma region 100x100, cada player VIP poderia ter um limite de 10000 blocos de areia das almas, considerando TODAS as suas regions. Não seria por region, mas sim por acc. Players não vips teriam um limite de 2500 blocos de areia das almas, ou seja, correspondente a uma region 50x50. Além disso, somente seria possível colocar as areia das almas dentro de SUA REGION (titular/proprietário), com o fito de evitar que uma única region contenha 20 farms de fungo. Ademais, somente o proprietário da region pode colher/plantar a semente.
(limite de areia de alma sugestivo)
Exemplo:
zDi3 VIP -> limite de 10000 blocos de areia das almas dentro de sua region (não pode colocar em region de outro player e vice-versa).
zDi3PvP NÃO VIP -> limite de 2500 blocos de areia das almas dentro de sua region (não pode colocar em region de outro player e vice-versa).
Vantagens:
a) É trabalhoso criar 10, 20, 30 ou 50 regions, considerando que somente por conta.
a) Não é necessário upar a skill de herbalismo para farmar.
b) A receita/lucro de cada bot seria reduzido pela metade.
Desvantagens:
- Obviamente isso implicaria uma desvantagem ao jogador não vip, porém, traria mais benefícios ao jogador VIP. Não seria financeiramente viável ativar vips nas contas bots.
Por fim, faço um convite para que apresentem melhorias ou problemas aos sistemas apresentados. Caso for de interesse de STAFF, e, caso considerem ambos os sistemas bons, poderia ser dada a possibilidade dos players decidirem por enquete.