Você pode até não saber o que é minimalismo, mas pode estar "convivendo" com ele em sua vida. É como a matemática, ela esta em quase todos lugares, querendo ou não.
O Minimalismo no Design gráfico é o ato de fazer projetos - artes - simples. Mas como assim, simples? Bom, são imagens/projetos que podem ser formados por Formas Geométricas ou Não. Em minimalismo no design gráfico, o autor tem em mente, ante de realizar um projeto que:
- Ele deve respeitar a simplicidade do projeto;
- Ele pode optar por usar cores mais vivas, chamativas. Ou cores menos chamativas, porém em menores escalas.
- Ele pode ou não usar formas geométricas para fazer seu projeto, ou não;
- Não se usa texturas em projetos minimalista.
O Minimalismo é conhecido mundialmente pro ser um estilo de projeto (gráfico, video, real) por ser um estilo simples. Ele pode ser bem destacado por ter cores bem vivas e chamativas. Como vermelho, amarelo, laranja, azul, branco, etc.
Em projetos minimalistas não são usadas texturas (mas como assim texturas? Texturas de terra, grama, tronca de arvores, céu, etc. É tudo Clean.
De tempos para cá esse estilo de design ficou conhecido por Flat Design. Na qual a tradução é "design plano". Plano por que são feitos artes em 2D, e alguns, optam para a 3d, que por sinal exige técnica.
O estilo Flat Design está em diversos lugares. Basta procurar.
Certos engenheiros optam por sugerir um ambiente minimalista para dentro de sua casa, mas como ele seria? Seria um ambiente simples, mas bonito, chique. Alguns ambientes minimalistas: 1 2 3.
Em logos também o Design Flat está visivel. Segue algumas: 1 2 3. Como podemos perceber, nas logos, há poucas cores, porém as utilizadas, tem a função de chamar atenção.
O Estilo Design Flat também está em sites. Segue algumas imagens de sites: 1 2 3. Como podemos perceber, novamente, os autores optaram pro escolher cores mais chamativas para o fundo do site.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
História do Minimalismo
O Minimalismo surgiu nos Estados Unidos da América, no começo da década de 60.
Os principais artistas responsaveis por espalhar a arte mundialmente foram:
- Samuel Beckett (dramaturgo e escritor irlandês)
- Raymond Clevie Carver (escritor norte-americano)
- Philip Glass (compositor norte-americano)
- Robert Bresson (cineasta francês)
- Dan Flavin (artista plástico norte-americano)
- Sol LeWitt (artista plástico norte-americano)
- Frank Stella (artista plástico norte-americano)
Primeiramente a decomposição e recomposição formal em que os maiores contribuintes foram provavelmente os construtivistas russos e o escultor Constantin Brâncuşi.
Os construtivistas, através da experimentação formal, procuravam uma linguagem universal da arte, passível de ser absorvida por toda a humanidade.
Durante a primeira fase da Revolução Russa, este novo projeto de arte foi considerado matéria de Estado: a criação de uma sociedade de vanguarda dependeria de uma cultura de vanguarda. Este projeto também pode ter ido de encontro às necessidades de rápida industrialização do país. O trabalho de Brâncuşi envolvia muito mais a busca de uma pureza da forma e abria caminho para as várias abstrações que estariam por vir, como o minimalismo.
Neste primeiro momento também se inserem os movimentos abstratos (especialmente o geométrico) de uma maneira geral.
Algumas Artes
Fim.