![[IMG]](http://i497.photobucket.com/albums/rr336/jeanrag500/1_zpse55c0917.png)
Afinal o que é "macro" e o que é "bind"?
Algumas pessoas possuem dificuldades em distinguir ou apenas acham que essas duas funções são as mesmas, e é por isso que irei explicar suas "responsabilidades" no mod.
Macro: Esta função é responsável por ações "automáticas" dentro do jogo, seja para andar, abrir baús, escrever no chat global ou local, trocar de ferramenta, avisar sobre a durabilidade de um item, etc.
O macro é o código que você cria, para realizar uma tarefa dentro do jogo.
Em alguns casos, pode ser considerado um "robô" por assumir tarefas que seriam realizadas por um player.
Bind: Esta função é responsável apenas pela ação de pressionar uma tecla, como executar um texto por exemplo.
Ou seja, sem a bind não seria possível executar um código de macro.
![[IMG]](http://i497.photobucket.com/albums/rr336/jeanrag500/2_zpsee747ff6.png)
Para aprender a utilizar o mod, é necessário conhecer pelo menos sua estrutura principal ou seja, a interface gráfica que ele possui e o que ela tem a oferecer.
Como eu acesso essa interface?
Você pode acessa-lo através das teclas de atalho que você definiu quando iniciou o mod pela primeira vez, ou simplesmente ir em:
>Controles >Macro Settings
![[IMG]](http://i.imgur.com/zjEjcnK.png)
A imagem acima, mostra o menu principal do mod.
Como pode ser notado, é exibido o layout de um teclado e de um mouse.
- As teclas em vermelho indicam que as mesmas já possuem funções dentro do jogo, é possível utiliza-las, porém não é recomendável.
- As teclas em amarelo indicam que o usuário já inseriu algum tipo de função, ou seja, já está em uso.
- As tecla em cinza indicam que estão livre para uso.
Mais acima é possível notar a presença de 3 funções:
1° Função:
![[IMG]](http://i.imgur.com/phFfXjW.png)
- Clicando sobre este ícone, serão exibido um mini menu, que permite alterar configurações, alterar janela de interface e outros.
2° Função:
![[IMG]](http://i.imgur.com/eEAIouL.png)
- Clicando na seta que indica para a direita, você poderá mexer em outras funções que o mod permite, como o menu "Events/Eventos" que irei explicar mais abaixo.
3° Função:
![[IMG]](http://i.imgur.com/V4aSquc.png)
- É possível definir várias configurações dentro do mod, é como se fosse um "save" de outras configurações do mod, pode ser utilizado para testar macros, etc.
![[IMG]](http://i497.photobucket.com/albums/rr336/jeanrag500/3_zps8a1e3ce2.png)
Mas o que seria esse "Evento" dentro do mod de macros?
Poucos conhecem esse menu, e alguns simplesmente não entendem pra que serve.
Pois bem, este menu permite a você configurar um determinado código para ser ativado assim que ocorrer alguma ação dentro do jogo.
![[IMG]](http://i.imgur.com/PoXu48h.png)
Ok, mas quais são estes tipos de ações?
Alguns são bem simples, irei citar dois exemplos e irei explicar como deve-se entende-los:
- OnJoinGame: É possível definir um código nesta ação, que assim que você acessar o servidor o macro digite sua senha automaticamente, etc.
Isso depende da sua criatividade, além de digitar a senha ainda é possível ir para uma determinada /home de sua escolha, como citei anteriormente isso depende da sua criatividade e é claro, de sua necessidade.
- onChat: Você deve entender esta função da seguinte forma "no chat", "quando abrir o chat", etc.
Assim que ocorrer alguma ação dentro do chat, a macro definida irá ativar.
Por exemplo: Você pode construir uma macro para ler as mensagens do global, e definir que quando mostrar a palavra "evento no servidor" o macro te avise com uma cor forte, ou faça alguma coisa no jogo.
- onHealthChange: Você deve entender esta função da seguinte forma "quando a vida mudar", "quando perder vida" executar tal ação.
- onFoodChange: Você deve entender esta função da seguinte forma "quando alterar o nivel de fome", "quando ficar com fome" executar tal ação.
- onArmourChange: Você deve entender esta função da seguinte forma "quando trocar de armadura" executar tal ação.
- onWorldChange: Você deve entender esta função da seguinte forma "Quando mudar/alterar de mundo" executar tal ação.
- onModeChange: Você deve entender esta função da seguinte forma "quando trocar a configuração do jogo" executar tal ação.
- onInventorySlotChange: Você deve entender esta função da seguinte forma "quando trocar alguma coisa de algum slot" executar tal ação.
- onArmourDurabilityChange: Você deve entender esta função da seguinte forma "quando mudar a durabilidade da armadura" executar tal ação.
- onOxygenChange: Você deve entender esta função da seguinte forma "quando sumir uma determinada quantia de bolha de respiração" executar tal ação.
- onXPChange: Você deve entender esta função da seguinte forma "Quando o nível de XP mudar/alterar/abaixar" executar tal ação.
- onLevelChange: Você deve entender esta função da seguinte forma "Quando mudar de nível" executar tal ação.
[Lembrando que isso não se aplica aos níveis de stats dentro da craftlandia]
- onWeatherChange: Você deve entender esta função da seguinte forma "Quando mudar o clima do jogo" executar tal ação.
- onPíckupItem: Você deve entender esta função da seguinte forma "Quando pegar/receber um item" executar tal ação.
- onPlayerJoined: Você deve entender esta função da seguinte forma "Quando algum jogador entrar/acessar o servidor" executar tal ação.
- onShowGui: Você deve entender esta função da seguinte forma "Quando exibir algum tipo de janela, ex: inventário, itens dentro de um baú..." executar tal ação.
- onAutoCraftingComplete: Você deve entender esta função da seguinte forma "Quando terminar de "craftar" algo " executar tal ação.
- onConfigChange: Você deve entender esta função da seguinte forma "quando for feita alguma alteração de configuração" executar tal ação.
- onSendChatMessage [Novo]: Entende-se esta função como "Ao enviar mensagem no chat" executar tal ação.
Obs: Essa função foi implementada na versão 1.7.2.
Para utilizar/criar uma bind é super fácil, primeiro você precisa clicar na tecla que você deseja executar um texto ou chamar um código de macro e inserir sua respectiva função, deixarei 2 exemplos abaixo.
1° Criando uma bind para mostrar uma mensagem na tela:
Acesse a interface principal do mod, e clique ou pressione alguma tecla.
Será mostrado o seguinte:
- Como pode-se notar, estou configurando a bind na tecla "M"
E neste exemplo, iremos exibir apenas a frase "Olá craftlandia" então para isso, basta adicionar a frase:
![[IMG]](http://i.imgur.com/M5PFiuW.png)
- E em seguida clicar no botão "Save"
![[IMG]](http://i.imgur.com/DhfjmlT.png)
- Agora é só pressionar a tecla que você definiu, no exemplo utilizei a tecla "M" e ver o resultado dentro do jogo.
![[IMG]](http://i.imgur.com/twOSCx1.png)
2° Utilizando uma bind para chamar um código de macro.
- Existem dois modos de executar um código macro em uma bind.
O primeiro permite que ao pressionar uma tecla, o mesmo execute um código macro pré definido na bind.
O segundo permite que você "chame" um arquivo .txt que tenha uma "programação" de macro dentro dele, ou seja um código extenso.
Mostrarei os dois exemplo, veja abaixo:
O macro postado recentemente pelo nosso querido ex-sub-diretor ([member=MatheusUzumaki]) é um exemplo de código de macro pré definido dentro de uma bind (tecla) e não de um texto ".txt":
![[IMG]](http://i.imgur.com/aON1mGl.png)
Pode-se notar que o código está dentro da tecla "M".
- Porque eu tenho que colocar estes comandos " $${ }$$ " no código?
R: O macro também é uma plataforma para "programação" porém essa "programação" é apenas para o minecraft, e como toda linguagem de programação, é necessário que o sistema que vai executar o código entenda onde começar a ler uma função.
E é justamente disso que trata-se estes cifões/chaves, eles indicam que dentro daquelas chaves existe um código macro, se você não colocasse essas chaves ($${ }$$) o mod simplesmente iria mostrar todo esse código na tela como se fosse um texto, o que não seria muito agradável.
Para que a bind reconheça que você está querendo executar um código macro e não um texto, é necessário iniciar o código com "$${" e terminar com "$$}"
- Ok, mas porque eu vou querer escrever o código dentro de um arquivo .txt ??
R: Simplesmente por que o espaço para digitar um código dentro de uma bind é pequeno, imagine escrever um código de macro extenso dentro dessa caixa de textos?
- Como faça para "chamar" um arquivo .txt cujo o código de programação de macro esteja dentro dele?
R: Primeiramente quero esclarecer que já existe uma pasta pré-definida do mod para executar arquivos .txt.
Então não adianta querer incluir um comando para procurar o arquivo ".txt" em seu computador.
- Qual pasta ficam os arquivos (.txt) da macro?
R: .minecraft/mods/macros
- Eu posso construir o código no bloco de notas (Notepad) e salvar nesta pasta?
R: Sim
Para chamar um arquivo ".txt" é necessário inserir o comando "$$<arquivo.txt>" sem aspas.
![[IMG]](http://i.imgur.com/PmMN2uc.png)
- Mas e aquelas chaves ($${ }$$) ?
R: Como disse anteriormente, essas chaves servem para indicar que o código trata-se de uma macro.
- Tudo bem, mas o arquivo que estamos chamando tem um código de macro dentro certo? onde vamos colocar essas chaves?
R: Bom, isso fica a critério do "programador".
Ou a pessoa coloca estas chaves dentro do arquivo .txt ou já insere na própria bind, evitando o uso das chaves dentro do arquivo ".txt", por exemplo:
![[IMG]](http://i.imgur.com/0E1xsoo.png)
![[IMG]](http://i497.photobucket.com/albums/rr336/jeanrag500/5_zps749b9209.png)
Mostrei anteriormente como utilizar binds, agora irei mostrar como editar/criar um código macro dentro do mod.
- Após definir a bind para "chamar" um código macro, clique em "Edit File..."
![[IMG]](http://i.imgur.com/EgL1GUd.png)
- Em seguida, dê o nome do arquivo que você definiu na bind.
No exemplo anterior o nome do arquivo era "macro.txt", lembrando que não é necessário adicionar a extensão .txt no final, depois clique no botão "Create" :
![[IMG]](http://i.imgur.com/aAMgBrx.png)
- Será aberto um editor de textos, e é nele que você irá construir seu código inteiro.
![[IMG]](http://i497.photobucket.com/albums/rr336/jeanrag500/6_zps6e01dfd1.png)
Vamos tratar um pouco sobre o assunto "Comandos" também conhecidos como "Sintaxe" e são estas sintaxe que definem uma linguagem de programação.
O que é uma sintaxe?
Em termo informal, a sintaxe é uma palavra "chave" que possui uma instrução/função dentro do mod.
Se não existisse essa palavra chave, o programador teria que escrever uma série de códigos binários, para fazer o minecraft entender o que ele pretender fazer dentro do jogo.
Obs: Decidi colocar todas as funções abaixo em inglês até porque algumas sintaxes não fazem sentido nenhum em português:
CRAFT
CRAFT(<item[:damage]>,[amount],[throw],[verbose])
Descrição: Cria uma lista de itens para serem craftados.
CRAFTANDWAIT
CRAFTANDWAIT(<item[:id]>,[amount],[throw],[verbose])
Descrição: Cria uma lista de itens para serem craftados e aguarda por um tempo pré-definido.
DISCONNECT
DISCONNECT()
Descrição: Desconecta do jogo ou servidor.
GETID
GETID(<x>,<y>,<z>,<#idvar>,[#datavar])
Descrição: Obtém a ID e opcionalmente os valores de dados de um bloco em uma coordenada específica no mundo.
GETIDREL
GETIDREL(<xoffset>,<yoffset>,<zoffset>,<#idvar>,[#datavar])
Descrição: Obtém a ID e opcionalmente os valores de dados de um bloco em uma determinada coordenada relativa ao jogador.
GETITEMINFO
GETITEMINFO(<item[:damage]>,<&namevar>,[#maxstacksize],[&type],[#dropid])
Descrição: Obtém o nome e outras informações de um item, retorna o valor "None" caso o item seja inválido.
GETSLOT
GETSLOT(<item[:damage]>,<#idvar>,[startfromslotid])
Descrição: Obtém a id de um slot que contenha um item compatível, retorna -1 se não for encontrado.
GETSLOTITEM
GETSLOTITEM(<slotid>,<#idvar>,[#stacksizevar],[#datavar])
Descrição: Obtém informações sobre o item em um determinado slot.
INVENTORYDOWN
INVENTORYDOWN([amount])
Descrição: Desce uma específica quantia de slots na hotbar
INVENTORYUP
INVENTORYUP([amount])
Descrição: Sobe uma específica quantia de slots na hotbar
LOOK
LOOK(<yaw>,[pitch],[time])
Descrição: Faz o player olhar para uma direção específica, use ângulos prefixos com + ou - para movimentos relativos.
LOOKS
LOOKS(<yaw>,[pitch],[time])
Descrição: Vira o player suavemente para uma direção específica, use ângulos prefixos com + ou - para movimentos relativos.
PICK
PICK(<item[:damage]>,[item[:damage]],...)
Descrição: Seleciona a id de um item se o mesmo estiver na hotbar, especifique outros itens a serem apanhados de acordo com sua preferência.
PLACESIGN
PLACESIGN([line1],[line2],[line3],[line4],[showgui])
Descrição: Coloca uma placa com o texto designado (se você tiver um)
PLAYSOUND
PLAYSOUND(<sound>)
Descrição: Reproduz um som
RESPAWN
RESPAWN()
Descrição: Ressuscita um player caso ele tenha morrido.
SETSLOTITEM
SETSLOTITEM([item[:damage]],[slot],[amount])
Descrição: Apenas para o modo criativo, seleciona um conteúdo em um slot na hot bar.
SLOT
SLOT(<slot>)
Descrição: Seleciona um slot pré-definido na hot bar.
SLOTCLICK
SLOTCLICK(<slot>,[button],[shift])
Descrição: Simula o clique em um determinado slot na interface atual, é possível utilizar RMB e shiftkey
SPRINT
SPRINT()
Descrição: Faz o player correr se tiver estamina suficiente (comida)
UNSPRINT
UNSPRINT()
Descrição: Faz com que o player pare de correr.
KEY
KEY(<bind>)
Descrição: Ativa uma determinar tecla de atalho 1 vez.
KEYDOWN
KEYDOWN(<bind>)
Descrição: Define o estado de uma tecla de atalho para "pressionada", funciona apenas com atalhos pressionáveis.
KEYUP
KEYUP(<bind>)
Descrição: Define o estado de uma tecla de atalho para "sem pressionamento", funciona apenas com atalhos pressionáveis.
TOGGLEKEY
TOGGLEKEY(<bind>)
Descrição: Alterna o estado de uma tecla de atalho, funciona apenas com atalhos pressionáveis.
PRESS
PRESS(<lwjgl_name>)
Descrição: Realiza a função manual de uma determinada tecla.
TYPE
TYPE(<text>)
Descrição: Realiza a função manual de uma determinada tecla em sequências.
ASSIGN
<var> = <value>
Descrição: Função interna.
BREAK
BREAK
Descrição: Interrompe uma função interna que esteja sendo executada continuamente.
CALCYAWTO
CALCYAWTO(<xpos>,<zpos>,[#yaw],[#distance])
Descrição: Calcula o ângulo preciso de uma determinada coordenada.
DEC
DEC(<#var>,[amount])
Description: Decrements the specified counter by 1 or by the specified amount
Descrição: Desconta uma específica contagem por 1 ou por um outro valor.
DO
DO([count])
Description: Begins a loop, specify a number of loops to limit the loop count
Descrição: Inicia um loop, é possível definir um valor para o limite de loop.
ECHO
ECHO(<text>)
Description: Sends the specified message as a chat packet
Descrição: Envia uma mensagem no chat do jogo.
ELSE
ELSE
Description: ELSE clause
Descrição: (SE NÃO) <condição>
ELSEIF
ELSEIF(<condition>)
Description: ELSEIF clause
Descrição: (SE NÃO FOR) <condição>
ENDIF
ENDIF
Description: ENDIF clause
Descrição: (FIM DO MÉTODO IF) <condição>
EXEC
EXEC(<file.txt>,[taskname],[params],...)
Description: Creates a task by running the specified script file
Descrição: Cria uma tarefa para executar determinado arquivo de script.
FOR
FOR(<#var>,<start>,<end>)
Description: Begins a FOR->NEXT loop using the specified var as a loop counter, #var can be used inside the loop
Descrição: Inicia um FOR->NEXT utilizando uma específica variável como loop em contagem, #var pode ser usada dentro do loop.
FOREACH
FOREACH(<iterator>)
Description: Runs a loop over the specified iterator
Descrição: Executa um loop em um iterator.
IF
IF(<condition>)
Description: IF clause
Descrição: (SE) <condição>
IFBEGINSWITH
IFBEGINSWITH(<haystack>,<needle>)
Description: IFBEGINSWITH clause
Descrição: (SE INICIAR COM) <condição>
IFCONTAINS
IFCONTAINS(<haystack>,<needle>)
Description: IFCONTAINS clause
Descrição: (SE CONTER) <condição>
IFENDSWITH
IFENDSWITH(<haystack>,<needle>)
Description: IFENDSWITH clause
Descrição: (SE TERMINAR COM) <condição>
IFMATCHES
IFMATCHES(<subject>,<pattern>,[&target],[group])
Description: IFMATCHES clause
Descrição: (SE CORRESPONDER) <condição>
IIF
IIF(<condition>,<truetext>,[falsetext])
Description: Inline IF statement, sends truetext as a chat message if condition succeeds, or sends falsetext if not
Descrição: Utiliza a função IF em uma linha, envia um texto (True/Verdadeiro) se a condição obtiver sucesso, ou envia um (False/Falso) caso não obtenha.
INC
INC(<#var>,[amount])
Description: Increments the specified counter by 1 or by the specified amount
Descrição: Incrementa uma determinada contagem, em 1 ou por outro valor determinado.
LOG
LOG(<text>)
Description: Outputs the specified text into the local chat stream
Descrição: Retorna um determinado texto no chat local.
LOGTO
LOGTO(<target>,<text>)
Description: Outputs the specified text into the specified target, target can be a text file name or the name of a textarea
Descrição: Retorna um determinado texto em um local/alvo, o local/alvo pode ser um arquivo de texto ou uma área de texto.
LOOP
LOOP
Description: Ends a loop that was started with DO
Descrição: Finaliza um loop que foi iniciado com DO.
MATCH
MATCH(<subject>,<pattern>,[&target],[group],[default])
Description: Runs a regular expression match on the subject and puts the result in &target
Descrição: Inicia a expressão regular de comparação em um assunto e coloca o resultado em &alvo/local.
NEXT
NEXT
Description: Completes a FOR->NEXT loop
Descrição: Completa um loop do tipo FOR->NEXT.
PROMPT
PROMPT(<&target>,<paramstring>,[prompt],[override],[default])
Description: Displays a prompt (or prompts) by parsing the params in paramstring.
Descrição: Exibe um prompt (ou instruções) ao analisar os parâmetros no parenteses.
RAMDOM
RANDOM(<#target>,[max],[min])
Description: Assigns a random number between min and max to target.
Descrição: Atribui um número aleatório entre min e max para marcar.
REPLACE
REPLACE(<&subject>,<search>,[replace])
Description: Replace all occurrences of search with replace in &subject.
Descrição: Substitua todas as ocorrências de busca com substituir no &sujeito.
SET
SET(<target>,[value])
Description: Sets the value of target to value (or TRUE if value is omitted).
Descrição: Defini o valor da meta para o valor (ou verdadeiro se o valor para omitido).
SETLABEL
SETLABEL(<labelname>,<text>,[binding])
Description: Sets the text (and optionally binding) of the specified label.
Descrição: Define o texto (e opcionalmente de ligação) do rótulo especificado.
SQRT
SQRT(<value>,[#outvar])
Description: Calculate the square root of value and store it in #outvar.
Descrição: Calcular a raiz quadrada do valor e armazená-lo em #outvar.
STOP
STOP([id])
Description: Stops the current macro, or macros matching the specified ID.
Descrição: Pára a macro atual, ou macros que corresponde ao especificado ID.
STRIP
STRIP(<&target>,<text>)
Description: Strips all formatting codes from the specified text and assigns the result to &target.
Descrição: Tiras de todos os códigos de formatação de texto especificado e atribui o resultado a &alvo.
TOGGLE
TOGGLE([flag])
Description: Toggles the specified boolean flag's value
Descrição: Alterna o valor booleano especificado
UNSET
UNSET(<flag>)
Description: Un-sets the specified variable.
Descrição: Un-define a variável especificada.
UNTIL
UNTIL(<condition>)
Description: Completes a loop started with DO but exits the loop if condition is met
Descrição: Completa um ciclo começado com DO, mas sai do loop se a condição for atendida.
WAIT
WAIT(<time>)
Description: Pauses the script for the time specified, suffix "ms" for a wait in milliseconds or "t" to wait in ticks
Descrição: Interrompe o script durante o tempo especificado, o sufixo "MS" para uma espera em milissegundos ou "t" de esperar em ticks
WHILE
WHILE(<condition>)
Description: Completes a loop started with DO but exits the loop if condition is not met
Descrição: Completa um ciclo começado com DO, mas sai do loop se a condição não for atendida
ARRAYSIZE
ARRAYSIZE(<array>,<outvar>)
Description: Stores the size of the specified array in outvar.
Descrição: Armazena o tamanho da matriz especificada em outvar.
INDEXOF
INDEXOF(<array>,<outvar>,<searchfor>)
Description: Gets the first index of searchfor in array and stores it in outvar, returns -1 on failure.
Descrição: Obtém o primeiro índice de pesquisa em conjunto e as armazena em outvar, retorna -1 em caso de falha.
POP
POP(<array>,<outvar>)
Description: Removes the last entry from the tail of array and stores it in outvar.
Descrição: Remove a última entrada da cauda do array e armazena-lo em outwar.
PUSH
PUSH(<array>,<value>)
Description: Appends value to the end of array.
Descrição: Acrescenta valor ao fim de matriz.
PUT
PUT(<array>,<value>)
Description: Inserts value at the first empty point in array.
Descrição: Insere o valor no primeiro ponto vazio na matriz.
CONFIG
CONFIG(<configname>)
Description: Switch to the specified configuration.
Descrição: Alternar para a configuração especificada.
IMPORT
IMPORT(<configname>)
Description: Overlay the specified configuration.
Descrição: Sobrepõem a configuração especificada.
UNIMPORT
UNIMPORT()
Description: Remove the specified configuration overlay if active.
Descrição: Remove a sobreposição de configuração especificado se ativa.
BIND
BIND(<bind>,<keycode>)
Description: Set the specified key binding to the specified key code.
Descrição: Define a chave especificada de ligação ao código chave especificada.
CHATHEIGHT
CHATHEIGHT(<value>,[time])
Description: Set height of the Minecraft chat whilst ingame 20-180.
Descrição: Define a altura do bate-papo do Minecraft enquanto in-game 20-180.
CHATHEIGHTFOCUSED
CHATHEIGHTFOCUSED(<value>,[time])
Description: Set height of the Minecraft chat whilst in the chat GUI 20-180.
Descrição: Define a altura do bate-papo do Minecraft enquanto no GUI bate-papo 20-180.
CHATOPACITY
CHATOPACITY(<value>,[time])
Description: Set opacity of the Minecraft chat 0-100.
Descrição: Define a opacidade do chat do Minecraft 0-100.
CHATSCALE
CHATSCALE(<value>,[time])
Description: Set scale of the Minecraft chat 0-100.
Descrição: Define a escala do chat do Minecraft 0-100.
CHATVISIBLE
CHATVISIBLE(<value>)
Description: Set visibility of minecraft chat.
Descrição: Define a visibilidade do bate-papo do minecraft.
CHATWIDTH
CHATWIDTH(<value>,[time])
Description: Set width of the Minecraft chat 40-320.
Descrição: Define a largura do chat do Minecraft 40-320.
FOG
FOG([value])
Description: Toggles render, distance, or optionally specify render distance.
Descrição: Alterna o render, distância, ou, opcionalmente, especificar distância do render.
FOV
FOV(<value>,[time])
Description: Sets the FOV angle in degrees, specifying time causes the value to change smoothly.
Descrição: Define o ângulo do FOV em graus, o tempo especificando faz com que o valor seja alterado sem problemas.
GAMMA
GAMMA(<value>,[time])
Description: Sets the brightness value (percent), specifying time causes the value to change smoothly.
Descrição: Define o valor do brilho (porcentagem), o tempo especificando faz com que o valor seja alterado sem problemas.
MUSIC
MUSIC(<value>,[time])
Description: Sets the music volume, specifying time causes the value to change smoothly
Descrição: Define o volume da música, tempo especificando faz com que o valor seja alterado sem problemas.
RESOURCEPACK
RESOURCEPACK([pattern])
Description: Sets the resource pack to the pack matching pattern.
Descrição: Define o pacote de recursos para o padrão de correspondência.
SENSITIVITY
SENSITIVITY(<value>,[time])
Description: Sets the mouse sensitivity (between 0 and 200), specifying time causes the value to change smoothly.
Descrição: Define a sensibilidade do mouse (entre 0 e 200), especificando o tempo faz com que o valor para alterar suavemente.
SETRES
SETRES(<width>,<height>)
Description: Sets the size of the minecraft game window.
Descrição: Define o tamanho da janela do jogo.
TEXTUREPACK
TEXTUREPACK([pattern])
Description: Sets the resource pack to the pack matching pattern.
Descrição: Define o pacote de recursos para o padrão de correspondência.
VOLUME
VOLUME(<value>,[time])
Description: Sets the sound volume, specifying time causes the value to change smoothly.
Descrição: Define o volume do som, o tempo especificado faz com que o valor seja alterado sem problemas.
ACHIEVEMENTGET
ACHIEVEMENTGET(<text>,[itemid[:damage]])
Description: Displays the "achievment get" popup with a custom message.
Descrição: Exibe a "Conquista obtida" com uma mensagem personalizada.
BINDGUI
BINDGUI(<slot>,<screen>)
Description: Binds the specified custom screen to the slot specified.
Descrição: Vincula a tela personalizada especificada para o slot especificado.
CLEARCHAT
CLEARCHAT()
Description: Clears the current chat stream
Descrição: Limpa o bate-papo atual.
GUI
GUI([name])
Description: Show (or hide) a gui screen
Descrição: Mostra (ou ocultar) uma tela de gui.
SHOWGUI
SHOWGUI(<screen>,[esc_screen])
Description: Show a custom gui screen
Descrição: Mostrar uma tela gui customizada.
STORE
STORE(<type>,[name])
Description: Store a value into a list using the current environment.
Descrição: Armazenar um valor em uma lista usando o ambiente atual.
STOREOVER
STOREOVER(<type>,[name])
Description: Store a value into a list using the current environment and overwrite it if exists
Descrição: Armazenar um valor em uma lista usando o ambiente atual e substituí-lo se existir.
TIME
TIME(<&target>,[format])
Description: Stores the current time and date into &target, optionally using format specified
Descrição: Armazena a hora e data atual no &alvo, opcionalmente, usando o formato especifica
Comandos novos
ITEM
ITEMID(<item>)
Description: Gets the legacy (numeric) ID for the specified item.
Descrição: Obtém o ID legado (numérico) para o item especificado.
ITEMNAME
ITEMNAME(<id>)
Description: Get the item descriptor for a legacy (numeric) item ID.
Descrição: Obter a descrição do item para um legado (numérico) ID item.
TILEID
TILEID(<item>)
Description: Gets the legacy (numeric) ID for the specified tile.
Descrição: Obtém o ID legado (numérico) para o local especificado.
TILENAME
TILENAME(<id>)
Description: Get the descriptor for a legacy (numeric) tile ID.
Descrição: Obter o descritor para um legado (numérico) ID local.
DECODE
DECODE(<input>,[&output])
Description: --
ENCODE
ENCODE(<input>,[&output])
Description: --
JOIN
JOIN(<glue>,<arrayname>,[&output])
Description: Implodes the specified array to a delimited string.
Descrição: Implode a matriz especificada de uma cadeia delimitada.
LCASE
LCASE(<input>,[&output])
Description: Converts the input string to lower case and stores it in output.
Descrição: Converte a cadeia de entrada para minúsculas e as armazena em saída.
SETPROPERTY
SETPROPERTY(<control>,<property>,<value>)
Description: Sets the value of the specified property on the specified GUI control.
Descrição: Define o valor da propriedade especificada no controle GUI especificado.
SPLIT
SPLIT(<delimiter>,<source>,[output])
Description: Explode the supplied source string to an array.
Descrição: Explode a cadeia de origem fornecido para uma matriz.
UCASE
UCASE(<input>,[&output])
Description: Converts the input string to upper case and stores it in output
Descrição: Converte a cadeia de entrada para maiúsculas e armazena em saída
UNSAFE
UNSAFE(<executions>)
Description: Begins an UNSAFE block with max. executions set to <executions>
Descrição: Começa um bloco UNSAFE com máx. execuções definido para <executions>
SHADERGROUP
SHADERGROUP([path])
Description: Sets the active shader group to the shader matching path, use "+" to select next group.
Descrição: Define o grupo shader ativo para o caminho correspondente shader, use "+" para selecionar o próximo grupo.
CHATFILTER
CHATFILTER(<enabled>)
Description: Enable or disable the chat filter.
Descrição: Ativa ou desativa o filtro de chat.
FILTER
Description: Indicate that this chat meesage should be filtered and terminate.
Descrição: Indicam que essa mensagem de bate-papo deve ser filtrada e terminar.
MODIFY
MODIFY(<newmessage>)
Description: Set new content for this chat message.
Descrição: Definir um novo conteúdo para esta mensagem de bate-papo.
PASS
Description: Indicate that this chat meesage should PASS the filter and terminate
Descrição: Indicam que essa mensagem de bate-papo deve passar o filtro e terminar
Obs: Todas as sintaxe do mod, foram cedidas por Mumfrey - Criador do mod.
ATENÇÃO: Algumas sintaxes não estão disponíveis na versão antiga (1.5.2)
**TODOS OS COMANDOS DISPONÍVEIS NA MACROS FORAM ADICIONADOS AO TÓPICO**