Bem vindos,
No tutorial de hoje irei mostrar um pouquinho mais a fundo sobre "Tipos e formatos de imagens".
---
Digitalmente falando, existem dois tipos de imagens. Estes dois tipos recebem o nome de Bitmap e Vetor.
Ambos possuem diferenças, vamos entende-las melhor agora.
- O Tipo Bitmap é o mais comum, ele é utilizado na maioria das imagens. Também conhecido como "Mapa de bits", no qual as imagens que possuem este tipo são formadas literalmente por vários pontos pequeninos que levam o nome de "Pixels". Cada pixel tem já designado uma cor para si, juntando todos os pixels através de coordenadas especificas (X e Y) eles formam uma só uma imagem. As imagens são todas formadas por pixels.
Para vê-los você pode abrir uma imagem qualquer no photoshop e dar zoom, verão que a imagem ficará cheia de quadradinhos, estes são os pixels desta imagem. Os pixels funcionam igual as construções de Minecraft, colocamos bloco por bloco, cada um de uma cor até formar algo.
--
- Já o tipo Vetor é formado por imagens que se baseiam em polígonos formados por pontos, eles são usados muito em logotipos. Quando falamos de imagens vetorizadas estamos falando de imagens criadas em computação gráfica. Os vetores podem ser ampliados e diminuídos o quanto for necessário, pois eles não perdem sua qualidade.
Elas são traçadas por formas, retas, curvas e são calculadas milimetricamente com formulas matemáticas, garantindo a riqueza de detalhes (Porém neste quesito eles perdem para os bitmaps) e o mantimento de suas proporções.
Existem diversos formatos de imagens, que muitas das vezes não sabemos nem qual é o melhor para se usar.
Cada um tem sua própria característica, apenas são indicados para situações diferentes. Então esqueça essa de "... é melhor" e venha conhecer os formatos e o que cada um tem de diferentes do outro:
Para começar vou responder a duvida mais comum quanto ao nome deste formato:
"O certo é JPG ou JPEG?"
Os dois estão certos, JPG é apenas a abreviação de JPEG que significa "Joint Photographic Experts Group". Este formato é o formato padrão de grande parte dos usuários, é o formato gerado por nossas câmeras fotográficas, celulares e afins. Eles podem ser abertos em praticamente todos os programas de edição de imagem. Possui uma taxa de compressão muito alta, essa taxa de compressão alta é capaz de fazer com que um papel de parede com resolução Full HD (1920x1080) ocupe apenas 100 KB em disco. No entanto, quanto maior a compressão menor a qualidade da imagem.
Este formato é recomendado apenas àqueles que querem arquivos leves, já as pessoas que querem arquivos detalhados, e imagens com qualidade altíssima não é recomendado este tipo de formato. Lembrando que o formato JPG também não possui transparência, então imagens com fundo transparente não devem ser salvas em JPG.
--
O GIF é o formato mais usado quando falamos em animações, é um dos formatos mais queridos pela internet e está em todos os lugares (Principalmente em memes), este formato é um dos mais antigos e já foi motivo para varias discussões judiciais por conta de direitos autorais. A abreviação GIF vem de "graphics interchange format".
Um dos males dos GIFs é que eles suportam apenas 256 cores, com isso algumas animações ficam bem ruins em questões de cores e perdem muitos detalhes. Este formato foi o primeiro que abordou animações, e continua sendo um dos únicos, porem suas limitações estão fazendo com que outros concorrentes apareçam. Um deles é o APNG que é um formato que também suporta animações e mantém a qualidade das imagens PNG.
O recomendado é que o formato GIF seja usado apenas na internet, por quem não se importa muito com qualidade pois quando alterado seu tamanho inicial ele perde toda qualidade.
--
O PNG (Portable Network Graphics) é também usado para imagens transparentes, ele suporta milhões de cores, suporta compressões sem perda de qualidade e atualmente esta até suportando animações (APNG - Animated Portable Network Graphics). Entrementes tudo isso tem um preço, os formatos PNG são muito mais pesados em questões de KB em relação aos GIF e JPEG.
Este formato é o mais indicado para tudo que você vá fazer, por ter um tamanho em bits adequado e manter a qualidade das imagens altíssima.
--
Este formato é muito utilizado por quem tem interesse em estudar design, photoshop e afins. Como seu próprio nome já diz (Adobe Photoshop Document) ele é um tipo de formato da Adobe especialmente desenvolvido para usar em programas da mesma empresa.
Possui suporte para máscaras, modo CMYK, camadas de texto, transparência e outras ferramentas avançadas.
Muitos dos designers gostam de salvar seus trabalhos em PSD para que possam abri-lo quando quiserem e a partir daquele trabalho criar outros, ou apenas da-los para outras pessoas estudar.
--
Os formatos JPG, GIF e PNG são formatos de compressão de arquivos Bitmap, pois o formato que vamos falar agora não funciona desta maneira. Ele se baseia em textos, sim em textos e descreve as imagens em formatos vetoriais. A sigla de SVG vem de "Scalable Vector Graphics", ele é reconhecido pela maioria dos web sites mais modernos.
São capazes de comprimir bem mais seus arquivos do que os outros e não perdem qualidade nenhuma. Eles também podem suportar transparências e animações. Ele é recomendado para smartphones e tablets pois possuem em si hardwares limitados se comparados com hardwares de computadores.
[hr]
Estes são só alguns dos vários tipos de arquivos existentes e claro, como sempre, a tecnologia vem evoluindo e muito e com ela tudo também evolui, quem sabe um dia não apareça um outro tipo de imagem, ou formatos inovadores.
Obrigada pra quem leu ;p
Até a próxima.
Atenciosamente,
[member=Khaleesi].