Não me interesso por quem criou o termo ou quem o usou. Pare de se ligar ao termo, e compreenda o que estou dizendo. Estou me referindo aqui á industria cultural. o que alguns chamam de modinha está relacionado a esta industria. o termo Industria cultural foi criado pelos sociologos Theodor Adorno e Max Horkheimer, e se refere á situação da arte em geral, na sociedade capitalista. É disso que estou falando. De "musicas" que tem como proposito vender uma "cultura industrializada", e que, juntamente com os meios de comunicação servem como "anestesia" para o povo.
Por mim, musica é igual religiao: Pode ouvir o que quizer, mais não reclame de uma critica ao que voce ouve. Esse papo de gosto não se discute, religiao não se discute, é besteira, e não aceito. Não quero impor minha opiniao a ninguem, mais se não gostou da colocação que faço sobre algo, ou voce fica quieto, ou responde, e entra no debate. Simples assim. Se alguem fala mal de algo que gosto, eu tenho a opção: refutar os argumentos do cara, ou ignorar. Não tem essa de falar "po cara, mais EU gosto, respeita ai..."
Quando a pessoa não expoem nenhum argumento, só fica falando besteira, é melhor ignorar mesmo....
Ah, e Modinha, considerando a industria cultural, é qualquer trabalho "artistico" que é publicado pela grande midia, ou outros meios de comunicação, e que passa a fazer sucesso somente por que está em alta nestes meios. Quem gosta destes trabalhos geralmente se caracteriza por uma tendencia a ser manipulado, a gostar de qualquer coisa que o meio de comunicação empurre em sua garganta.
Clique para expandir...