Dorgado + Diário = Dorário
Importante: Tudo que eu escrevi nesse tópico, são minhas ideias, pensamentos, opiniões, reflexões.. Nada aqui deve ser levado como "vai acontecer". Muita coisa talvez nem faça sentido, estou escrevendo esse tópico sem pensar antes e não vou revisar depois de terminar, ou talvez eu revise, meu tópico, minhas regras. Não gostou entra na fila e me processe.
O Replay... O Replay é um servidor que nasceu com a proposta de ser totalmente diferente, nós fizemos mudanças drásticas no servidor, quando comparado com servidores antigos. Mas será mesmo que o servidor está seguindo o caminho que nós imaginamos?
Aparentemente, não. Esse é o principal motivo para estarmos atrasando as fendas cada vez mais e mais. As fendas que nós havíamos imaginado, simplesmente não fazem muito sentido no Replay de hoje em dia. Vou me aprofundar nisso mais pra frente.
Economia
A economia é a alma do servidor. Nossa intenção era criar algo dinâmico, que recompensasse os jogadores mais espertos e atentos às dinâmicas do servidor. O grande problema é que acabou sendo criado um desnível muito grande entre grupos A e B de jogadores.
Mas.. Parando pra pensar, até que ponto é errado esse desnível existir? Se o grupo A se dedica muito mais que o grupo B, faz todo o sentido eles ficarem na frente, certo?
Mas.. Se o desnível for muito grande, até que ponto o jogo continua sustentável e divertido para todos?
Mas..
Mas..
São muitos "mas.." que aparecem diariamente e não é fácil pensar em todos eles, cada linha de pensamento parece gerar mais problemas do que soluções. Tudo parece tão fácil e ao mesmo tempo, tão difícil.
Fendas #1
Ah.. As fendas. O assunto mais falado desde o lançamento do Replay. Cadê as benditas fendas?
Quando nós idealizamos o Replay, as fendas seriam a principal forma de farm de itens de combate. Na época, a ideia dos itens enfraquecidos ainda estava viva e sólida. Com o passar do tempo, fomos mudando o servidor antes mesmo de lançarmos e depois do lançamento, mudamos ainda mais, atendendo a sugestões e necessidades do próprio servidor.
O problema é que essas mudanças todas, entraram em conflito direto com a ideia original das fendas.
Hmm, volto nesse assunto em breve.
Atualizações constantes
Essa é a grande chave do Replay.
Em servidores antigos, nós sempre ficamos com receio de fazer mudanças drásticas demais. Sempre achamos injusto mudar totalmente a dinâmica de um servidor existente e que os jogadores estão acostumados e "vivendo bem".
Mas o Replay é diferente. Desde o começo nós dissemos: O Replay será um servidor de mudanças drásticas, você sempre precisará se acostumar a jogar novamente. O servidor que você conhece hoje, pode não ser o mesmo amanhã.
Nós criamos um grande precedente no Replay, podemos mudar tudo.
Amanhã nós podemos chegar e falar: Não existem mais coins no servidor, agora o comércio é 100% com base na oferta e demanda de itens. Te dou 1 pack de diamantes, por 1 capiroto, por exemplo.
É claro que qualquer mudança tem que ser bem pensada e explicada, mas esse é o grande ponto. Nós temos essa liberdade de mudar o jogo (perdi).
Com essa liberdade que criamos, nada nos impede de tentar corrigir o que nós consideramos como "falhas" para poder implementar as fendas (e outras coisas) de um jeito que faça sentido.
Quer dizer, quase nada. Nós temos um problema muito grande hoje em dia: Nós somos inundados com críticas sobre qualquer mudança, mudança que depois de um tempo, os mesmos que criticaram, elogiam.
O problema é que dependendo do impacto da mudança, o flame e a falta de interesse em tentar se adaptar seja tão grande, que a mudança pode fracassar simplesmente porque ela não teve uma chance de dar certo.
É claro que nós não somos perfeitos e talvez uma ideia que seja fantástica no papel, não seja boa na prática. O problema é que a imensa maioria das vezes, a maioria nem tenta se adaptar.
Fendas #2
Pra fenda fazer sentido, nós precisamos de algumas dessas mudanças drásticas ou precisamos reinventar as fendas.
Hoje em dia, não faz muito sentido ela ser fonte de item de PvP, então ou nós precisamos mudar toda a entrada (e saída) de itens, ou nós precisamos mudar o motivo de fendas sequer existirem.
Talvez a fenda deva ser apenas para farm dos itens mais valiosos? Seria legal por ser algo que extrema dificuldade, porém, apenas os mais fortes conseguiriam utilizar, criando mais desnível.
E se a fenda não dropar os itens de combate em si e sim, algo que será necessário para poder utilizar a reparação? Nerfar cada vez mais a reparação é algo que faz sentido com a dinâmica do servidor. Não pode existir acumulo de itens e ao invés de injetar itens pela fenda, podemos permitir que itens existentes sejam reparados com algum item novo, algo do tipo: Item quebrado + Pedra da Reparação = Item reparado.
E se nós revivermos a ideia dos itens enfraquecidos, porém, ao invés de todos os itens serem enfraquecidos, apenas os itens da fenda seriam enfraquecidos? Dessa forma, a fenda pode dropar itens mais fortes (porem enfraquecidos) e que podem ser transformados em itens permanentes/normais através de X método.
Existem muitas opções, eu poderia ficar horas e horas escrevendo ideias nesse tópico..
Gladiador 2.0
Esse é polêmico. Alianças definitivamente estão matando o servidor. Algo precisa ser feito e faz parte da ideia original do Gladiador 2.0, extinguir as alianças.
Como o Gladiador é um evento competitivo, não podemos simplesmente chegar e mudar no meio do semestre, mas isso é algo que muito provavelmente, será mexido no próximo semestre.
Grande atualização no início do próximo semestre
Isso é uma coisa que eu venho pensando bastante recentemente.
Talvez o que o Replay precise, é na verdade uma grande mudança, como se fosse um servidor novo.
Nós poderíamos pegar tudo que nós temos de ideias planejadas, uni-las com o servidor atual e modificar tudo que for necessário para que as peças se encaixem.
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