Uma analogia, para tentar entender as religioes....

Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros da nossa comunidade.

Registrar agora!

Status
Não está aberto para novas respostas.

nightwish222

Bom
VIP
Entrou
Jul 31, 2011
Pontuação de reação
167
Cubos
0
Primeiramente, não quero gerar flame, ou discuçoes sem respeito. Então, antes de responder, pensem bem no quando voce está respeitando o INDIVIDUO... As crenças, todos devemos debater ( ainda assim, com respeito).

Sobre o seguinte video:

http://www.youtube.com/watch?v=RLQVCx6Gma0

Alguem percebe uma analogia com a religiao? Gostaria de opinioes serias, não discuçoes....
[Percebam, o video tentou trazer as mesmas ideias da religiao, para um caso "Menor", para tentar mostrar como é ilogica a crença em Deus....

Se tiverem duvidas, posso tentar ajudar a responder....

PS* SEM FLAME, por favor.... Aprendam a respeitar as PESSOAS á sua volta.... Mesmo que as opinioes não sejam iguais.....

Parei de ver quando o Faustão apareceu...

O night posto um comentário mítico no outro tópico sobre religiões

Adorei seu comentario :D
Vou esclarecer algumas coisas, da diferença entre Religiao e ciencia, para as crianças entenderem:

A religiao é, basicamente, um conjunto de crenças, simbolos, rituais e habitos de vida. Vamos pegar por exemplo o cristianismo:

É um sistema de crenças baseado em um livro sagrado, a Biblia. A biblia diz o seguinte:

1 - Existe um Deus Onipotente, oniciente, onipresente.

2 - Este Deus criou tudo. Como tudo, queremos dizer: Um planeta Plano ( terra), A "Luz", a "Escuridao", todos os animais, plantas, e, por ultimo, o ser humano.

3 - Se voce não fizer o que este Deus quer, voce ta ferrado....

4 - Durante muito tempo, este Deus observou a humanidade, e fez algumas coisinhas como:

4.1 - Destruir cidades inteiras,

4.2 - Mandar homens matarem e saquearem em seu nome,

4.3 - Destruir toda a vida no planeta ( Menos a de um grupo de pessoas e animais, em uma arca de madeira);

4.4 - Mandar um homem sacrificar o proprio filho, em seu nome

5 - Apos se arrepender ( Ele, teoricamente, é oniciente, onipresente, onipotente, ou seja, sabe de tudo, a todo momento), e derrepente se arrepende? O ser mais poderoso e mais sabio do universo?.... Okay.... Ele manda o filho dele ( que é ele) para o planeta.

6 - Este ponto marca o pilar dos cristaos atuais, ja que este "Jesus" teria redmido todos os pecados da humanidade.

Agora, alguem pode me explicar, por que ele estava tentando PERDOAR A HUMANIDADE de seus pecados, depois de ser um MONSTRO por todo o velho Testamento? Não devia ser ele a se desculpar?

Emfim, Jesus morre na cruz, e blablabla. Agora, sera mesmo que esse tal Jesus transformou alguma coisa na humanidade? Vamos ver algumas coisas que ele prega ( em verde, aquilo que a igreja prega, em vermelho, aquilo que ela 'Esquece" de mencionar)

Amor ao proximo;
Respeito,
Perdão,
Primeiramente, que ele não veio para salvar ninguem, nem para mudar a lei, e sim para fazer a lei ser cumprida ( Lei de Deus)(Velho testamento.... vcs ja sabem ne? :D )
Se voce cometer um pecado com seus olhos, arranque-os, se for com a mão, a corte, pois é melhor viver sem um orgão, que passar a eternidade no inferno...
Deus te perdoa se voce se arrepender, mais se não, voce vai para o INFERNO, queimar pela Eternidade.

Agora, esta ultima, foi demais :/ Segundo Jesus, se voce cometer um pecado, e não se arrepender, voce vai ser castigado pela eternidade, com fogo, e sendo espetado pelo capeta.... Isso é amor? Isso é justiça?... Voces que sabem.....

Bom, se voces perceberem, estas mudanças foram feitas na hora certa, acompanhando a epoca historica, e tornando a religiao mais Aceitavel pelas pessoas. Como voces podem ver, a religiao, embora fique mais "Boa", continua maligna, e prendendo as pessoas á ela, e ás igrejas....

Em relação á ciencia, ela nem pode ser comparada com religiao. A Ciencia não pede para as pessoas confiarem nela, a ciencia da provas de suas teorias. E, melhor ainda, quando ela percebe que errou, admite o erro e procura novas respostas. Muitos falam " que rediculo, o homem vindo de um primata"... Eu lhes digo: Estudem, e voces vão entender a beleza da ciencia, do conhecimento...

Se não fosse pela ciencia, estariamos vivendo numa idade media sem fim, onde a igreja nos colocaria ideias absurdas na cabeça, e quem fosse contra, seria queimado na fogueira. É triste ver como as pessoas, atualmente, estão cada vez mais religiosas.

Muitos dizem que Sem a religiao, não teriamos moral, seriamos selvagens, pois ela que da as bases, valores... Para voces, digo isto:

A pessoa que não mata, rouba, ou fere alguem, por medo de Deus, do inferno, ou por doutrina religiosa , é tão mediocre e tão sem carater quanto a pessoa que comete estes crimes. Vemos milhoes de pessoas sem religiao que são tão boas quanto algumas religiosas. Vemos tambem milhoes de religiosos sem carater, e muitos ateus frios e mal caraters. A questão é: Eu não precisso de uma religiao para ser bom, não precisso ter medo para ser bom... Voce precisa?

Mais uma coisa: Para mim, ler a biblia, e interpreta-lá, é o melhor caminho para deixar a religiao.

PS* Não ataquem as pessoas, ataquem a religião. Afinal, a religiao é uma das maiores armas de manipulação da Historia.... Não culpo as pessoas por acreditar nela....

Cara mil desculpas mas a faixa etaria aqui é de 12 anos, não se discuti isso com criança! sem ofensas!

Sou da opiniao que, mesmo que uma pessoa fique com um pingo de duvida na cabeça, ja vale a pena colocar em pauta....

Minha analise nao e tão complexa(-q)
bom,eu simplesmente não acredito em Deus,mais acredito que POSSA haver algo maior,nao alguem,pois não se sabe oque,e também QUERO acreditar,que a gente não tem uma so vida,pois as vezes a gente precisa de religião pra tentar ser feliz,tanto que varias pessoas se matam de depressão quando acordam pra realidade,a realidade os enlouquece,por isso a religião existe,pra tentar trazer uma mitologia e um pouco de amor,pra causar menos dor a pessoa,pois a ciencia e fria,pois isso faz você pensar que so tem 1 vida,e a vida passa rapido,eu vi um video de um cara que observa a vida de uma mulher e no final ele fala assim:
ela tera 8 bisnetos,e somente 2 lembrarão do seu nome...
isso e triste,você pensa nisso,e dai vc sera esquecido no tempo,tudo que vc fez nao valeu PRA NADA,por isso a religiao existe,pra fazer vc acreditar que existe uma outra chance...

Sobre a parada de ler a bíblia ..
Ateus que lêem a bíblia .. esses eu escuto ..
Porque não falam merda, eles procuram lógica no que falam ..
E sim, a bíblia é contraditória ..
Mas, crença é crença, é dificil mudar isso ..

Sou da opiniao que, mesmo que uma pessoa fique com um pingo de duvida na cabeça, ja vale a pena colocar em pauta....
E trazer mais duvidas? uma criança não deve ser colocada nessas situações!

Eu não acredito em Deus. Ja li a Biblia ja li varios livros de Diversas religiões, e vi que não fazia sentido nenhum, porém, na minha opnião, a religião hoje em dia é necessários, o motivo, são pessoas como você que insitem em discutir sobre isso com quem não tem base nenhuma sobre isso!

Cara mil desculpas mas a faixa etaria aqui é de 12 anos, não se discuti isso com criança! sem ofensas!
Eu até gostaria de discutir sobre isso, mas o Rasec tem razão, não vai rolar um bom debate com opiniões bem formuladas.

Sem querer ofender nem nada, mas até você começar a virar adulto ou maduro, seu ponto de vista provavelmente é meio "genérico". As discussões são assim:

DERP: Meu pai disse que Deus existe.
HERP: A sociedade diz que não.
DERP: Mas parte da sociedade diz que sim.

Não importa o que a sociedade diz ou acha, ou o que seus pais acham, o que importa é a SUA opinião. E também, opinião própria, por mais que você queira admitir que a sua é única, sempre recebe interferência da sociedade ou da família.

No meu caso sempre fui e serei ateu.

Minha analise nao e tão complexa(-q)
bom,eu simplesmente não acredito em Deus,mais acredito que POSSA haver algo maior,nao alguem,pois não se sabe oque,e também QUERO acreditar,que a gente não tem uma so vida,pois as vezes a gente precisa de religião pra tentar ser feliz,tanto que varias pessoas se matam de depressão quando acordam pra realidade,a realidade os enlouquece,por isso a religião existe,pra tentar trazer uma mitologia e um pouco de amor,pra causar menos dor a pessoa,pois a ciencia e fria,pois isso faz você pensar que so tem 1 vida,e a vida passa rapido,eu vi um video de um cara que observa a vida de uma mulher e no final ele fala assim:
ela tera 8 bisnetos,e somente 2 lembrarão do seu nome...
isso e triste,você pensa nisso,e dai vc sera esquecido no tempo,tudo que vc fez nao valeu PRA NADA,por isso a religiao existe,pra fazer vc acreditar que existe uma outra chance...

Rspeito sua opiniao, mais não concordo. Primeiramente, ja pensei assim.
A questão é a seguinte:
Negar as religioes, a fé, nãao é negar que o mundo pode [ e provavelmente é] muito mais do que conhecemos. Nossos conhecimentos são limitados, mais, justamente, para a humanidade conhecer mais, precissamos eliminar a influencia religiosa.... A proposito, temos que deixar bem claro: Não é necessaria toda a balela da religiao, para se ter sentimentos.... Os sentimentos, embora não muito entendidos, são comprovados pela ciencia. As religioes são uma valvula de escape, para fugir da realidade, que é:

Não sabemos muito sobre nossa origem, e para onde vamos... e isso nos desespera... Mais esta, em minha opiniao, é a beleza da vida, da humanidade... O não saber, e o buscar respostas... isso que a não crença na religiao traz para as pessoas....

Afinal, independente de quao inofenciva seja a religiao, ela facilmente se torna algo usado para manipular e amedrontar as pessoas...

Não precissamos crer em algo mistico para termos uma vida boa... Nossa estadia, provavelmente finita, no universo, é um dos motivos mais fortes para viver uma vida completa... Se a pessoa acha que, so por termos esta unica vida, ela deve fazer o que quizer, sem consequencias, e que so a religiao que a segura de fazer o que quer... então esta pessoa é tão mal carater quanto qualquer ladrao ou criminoso... Pois se voce é "bom" por MEDO, voce não é NADA... É so uma mascara, formada por uma crença milenar, que não tem outro objetivo, se não o de colocar uma coleira em voce, e te levar para onde quizer, moldando suas opinioes, e controlando sua vida. Isto torna-lhe um robo, sem rosto, sem personalidade, e sem carater...

Espero não ter ofendido ninguem :/

Rspeito sua opiniao, mais não concordo. Primeiramente, ja pensei assim.
A questão é a seguinte:
Negar as religioes, a fé, nãao é negar que o mundo pode [ e provavelmente é] muito mais do que conhecemos. Nossos conhecimentos são limitados, mais, justamente, para a humanidade conhecer mais, precissamos eliminar a influencia religiosa.... A proposito, temos que deixar bem claro: Não é necessaria toda a balela da religiao, para se ter sentimentos.... Os sentimentos, embora não muito entendidos, são comprovados pela ciencia. As religioes são uma valvula de escape, para fugir da realidade, que é:

Não sabemos muito sobre nossa origem, e para onde vamos... e isso nos desespera... Mais esta, em minha opiniao, é a beleza da vida, da humanidade... O não saber, e o buscar respostas... isso que a não crença na religiao traz para as pessoas....

Afinal, independente de quao inofenciva seja a religiao, ela facilmente se torna algo usado para manipular e amedrontar as pessoas...

Não precissamos crer em algo mistico para termos uma vida boa... Nossa estadia, provavelmente finita, no universo, é um dos motivos mais fortes para viver uma vida completa... Se a pessoa acha que, so por termos esta unica vida, ela deve fazer o que quizer, sem consequencias, e que so a religiao que a segura de fazer o que quer... então esta pessoa é tão mal carater quanto qualquer ladrao ou criminoso... Pois se voce é "bom" por MEDO, voce não é NADA... É so uma mascara, formada por uma crença milenar, que não tem outro objetivo, se não o de colocar uma coleira em voce, e te levar para onde quizer, moldando suas opinioes, e controlando sua vida. Isto torna-lhe um robo, sem rosto, sem personalidade, e sem carater...

Espero não ter ofendido ninguem :/
Vc simplesmente repetiu oque eu disse em outras palavras,que foi oque eu disse:
A religião e uma tentativa de explicação(mito),e por muitos procurado,pois a ciencia e fria em saber que vc so tera 1 vida,a religião tenta explicar os motivos da vida de um jeito mais amoroso e sentimental,a ciencia e meio fria no sentido de VIDA,na religiao vc pode ficar tranquilo em saber que vc podera ter uma chance no futuro =)

Vc simplesmente repetiu oque eu disse em outras palavras,que foi oque eu disse:
A religião e uma tentativa de explicação(mito),e por muitos procurado,pois a ciencia e fria em saber que vc so tera 1 vida,a religião tenta explicar os motivos da vida de um jeito mais amoroso e sentimental,a ciencia e meio fria no sentido de VIDA,na religiao vc pode ficar tranquilo em saber que vc podera ter uma chance no futuro =)

Voce falou de um geito, que pareceu " Ah, eles os querem achar outra explicação, deixa eles la"... e isso eu sou 1000% contra :D

Vou sair galera, não se matem sem mim ^^

Vo toma um Chá quente, e dormi um pouco :/

Religião é o maior centro de hipocrisia do mundo!

Eu acredito mais na musica do que na religião!

Musica é minha religião!

Foda-se o mundo!

Voce falou de um geito, que pareceu " Ah, eles os querem achar outra explicação, deixa eles la"... e isso eu sou 1000% contra :D

gogogo matar ele e dps se matar -n

Primeiramente, não quero gerar flame, ou discuçoes sem respeito. Então, antes de responder, pensem bem no quando voce está respeitando o INDIVIDUO... As crenças, todos devemos debater ( ainda assim, com respeito).
.

PS* SEM FLAME, por favor.... Aprendam a respeitar as PESSOAS á sua volta.... Mesmo que as opinioes não sejam iguais.....

Status
Não está aberto para novas respostas.

Usuários que estão visualizando este tópico

Voltar